Navegando por Autor "Silva, Iury Crislano de Castro"
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Dissertação Educação Física antirracista: a (des)construção dos saberes pelos(as) discentes no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-26) Silva, Iury Crislano de Castro; Venâncio, Luciana; https://orcid.org/0000-0003-2903-7627; http://lattes.cnpq.br/2343126935338257; https://orcid.org/0000-0002-9283-7785; http://lattes.cnpq.br/8097991775747172; Ugaya, Andresa de Souza; Cunha Júnior, Henrique Antunes; Sanches Neto, Luiz; Petit, Sandra HaideeO presente estudo analisou o ambiente escolar no contexto em que vivemos, acentuado de desigualdade e injustiça social, e a temática racial que tem sido discutida fortemente na atualidade, no viés de compreender as relações étnico-raciais dentro de uma sociedade que prevalece apenas uma parte da população. Para que possamos compreender como o racismo permeia é preciso buscar um entendimento do Estudo das Relações Étnico-Raciais (ERER) e a implementação de uma educação antirracista, principalmente no ambiente escolar. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as experiências dos(as) discentes a partir da concepção da educação antirracista, tendo como específicos: identificar o processo de autorreconhecimento dos(as) estudantes a partir o ERER; analisar os conteúdos desenvolvidos nas aulas de educação física que viabilizam e promovem uma educação antirracista; e relacionar a apropriação dos conteúdos sobre as relações étnico-raciais, especificamente sobre a cultura africana e afro-brasileira com os saberes e realidades dos(as) discentes de educação física no ensino médio. No quadro teórico aprofundamos os saberes sobre o ERER na construção da sociedade que viemos nos dias atuais, a produção dos saberes sobre a negritude nas aulas de educação física, as possibilidades de promoção de uma educação (física) antirracista e como a Pretagogia em junção com a educação física escolar pode construir o autorreconhecimento e pertencimento afro dos(as) discentes. Esse estudo é de caráter qualitativo, que possibilita investigar valores, atitudes e motivações dentro das aulas do professor/autor. A estratégia utilizada na busca das informações deu-se por meio de uma metodologia audiovisual (particip)ativa, que retratem a temática étnico-racial e atrelada com os conteúdos desenvolvidos, outro recurso que auxiliou são os registros sistemáticos, como os arquivos dos planejamentos e anotações sobre o desenvolvimento do processo educativo. Em seguida, os saberes gerados a partir da explanação do audiovisual tendo como base a interpretação dos(as) estudantes quanto aos marcadores das africanidades foram descritos, pois nos auxiliaram a identificar nossos autorreconhecimentos e pertencimentos afro.