Navegando por Autor "Silva, Ildisnei Medeiros da"
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TCC A luz na escola: uma proposta de ensino de iluminação cênica na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Vitorino Ferreira, Lucifranklin; Oliveira de Araújo, José Sávio; Araújo, José Sávio Oliveira de; Barbosa, Makarios Maio; Silva, Ildisnei Medeiros daO presente trabalho problematiza uma proposta de Ensino de Iluminação Cênica nas aulas de Teatro, na Educação Básica, a partir da vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID TEATRO / UFRN), sob orientação do Prof. Dr. Sávio Araújo e supervisão do Prof. Me. Leandro Augusto, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, localizada no Bairro Felipe Camarão, Natal – RN. Nesse sentido, reconhece a Iluminação Cênica enquanto linguagem e expressa a importância da inserção dos conteúdos referentes à cenografia e tecnologias da cena na escola, e da importância de problematizar a realidade através do ensino, tendo como base os trabalhos de, Araújo (2005), Costa (2010) e Freire (1996). E reflexões advindas do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC-UFRN).TCC A maquiagem no processo de criação cênica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Rodrigues, Maria Carolina da Costa; Araújo, José Sávio Oliveira de; Araújo, José Sávio Oliveira de; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Silva, Ildisnei Medeiros daEste artigo aborda aspectos da maquiagem cênica no processo de criação em dança. Tal processo vai muito além dos estudos corporais envolvendo os movimentos de uma coreografia, a organicidade de uma cena depende também de estudos relacionados aos elementos cenográficos – cenário, iluminação, sonoplastia, figurino e maquiagem – para que estes façam sentindo tanto para o artista em cena quanto para o público fruidor. Faço, então, um breve levantamento sobre o percurso de cada elemento cenográfico na história da dança, para demonstrar e levantar discussões acerca da importância dos mesmos nesta arte. Aqui tem-se um estudo de caso para observarm melhor a relação da maquiagem com a dança. Com a contribuição do grupo Gaya Dança Contemporânea, da UFRN, analiso o uso da maquiagem cênica em seu espetáculo “Almar”, destacando os pontos mais relevantes desse processo e apontando as principais falhas de acordo com os conceitos de projeto de maquiagem tomados como referência. A falta de harmonização da dança com os elementos cenográficos, é comumente encontrada quando se tem um lapso no processo de ensino referente à cenografia na dança.TCC A saga de Monsenhor Expedito e seu povo, em mural: um relato de experiência colaborativa em Artes Visuais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-06) Dantas, Leandro Levy de Souza; Nunes, Tassos Lycurgo Galvão; Tassos Lycurgo Galvão Nunes; Maciel, Artur Luiz de Souza; Silva, Ildisnei Medeiros daO presente trabalho consiste em fazer um relato do processo de criação e de produção de um Mural Pintado, de 5,10 m de altura por 13 m de largura, na parede externa traseira da Igreja Matriz de São Paulo do Potengi – RN, com a participação de alguns artistas do município, a partir da realização de um projeto de pesquisa em arte, de minha autoria, cujo o tema central dar –se a partir de uma breve investigação sobre algumas ações sociais do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, junto com o povo, desde sua chegada à Cidade, até os últimos anos de sua vida. A pesquisa contou com consulta a referências bibliográficas e biográficas, depoimentos de pessoas da confiança do Monsenhor Expedito e do acervo de fotografias autorais de Maria Davina de Lima. Considera-se este trabalho importante, por reforçar a importância do trabalho autoral e do processo criativo em arte enquanto pesquisa e tratar de reproduzir alguns desses momentos marcantes, das Campanhas de trazer água de boa qualidade, para a comunidade local e de poder conhecer, relembrar e apreciar esses fatos, a partir da observação e da leitura de imagens, das 7 cenas que compõem o Mural artístico.TCC CENOTEC TV: uma proposta de mediatização de estudos sobre cenografia e tecnologias da cena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Medeiros, Ana Camila Oliveira de; Araújo, José Sávio Oliveira de; Araújo, José Sávio Oliveira de; Cárrico, André; Silva, Ildisnei Medeiros daEsse trabalho tem como objetivo a criação do canal do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC) do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na plataforma YouTube. A ideia surgiu como forma de enaltecer e divulgar trabalhos feitos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Teatro da UFRN, e alunos do Curso de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança, também da UFRN, nas disciplinas do CENOTEC, visando trazer estímulos para suas criações e valorizar suas pesquisas, além de partilhar a metodologia de ensino utilizada pelo CENOTEC, que repensa o currículo escolar de teatro, almejando inserir temas como tecnologia cênica, iluminação, figurino e maquiagem na educação básica. Portanto, o projeto pretende alcançar públicos formados por professores e alunos de artes, tanto de escolas quanto de graduações, assim como profissionais da dança e do teatro.Tese Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)(2018-08-20) Silva, Ildisnei Medeiros da; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; Alves, Jefferson Fernandes; ; ; ; Nascimento, Hostina Maria Ferreira do; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Porto, Rita de Cássia Cavalcanti; ; Rocha, Rosane Muniz; ; Ribeiro, Vandiner;O presente trabalho tem como objetivo problematizar a cena como possibilidade de leitura do mundo, a partir do distanciamento e estranhamento da(s) realidade(s), entendendo-a como “ficção reveladora” e espaço de construção de possibilidades de intervenção na realidade. Estabelecemos nesta escrita uma relação entre o pensamento freireano de uma educação para emancipação e a arte, e em defesa do que denominamos um Ensino Dialógico de Teatro, a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN) e no Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/DEART/UFRN). Para isso, desenvolvemos, na realização desta pesquisa, um desenho investigativo pautado na ideia de ação-reflexão-ação, retomando as vivências como bolsista e pesquisador no âmbito do PIBID-Teatro/UFRN, através da descrição e análise do processo de organização pedagógica para o Ensino de Teatro da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro e sua implementação, para posterior realização de questionamentos advindos da experiência, e o lançamento de uma proposta de trabalho para a educação básica no que diz respeito ao ensino de Teatro.Dissertação Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-21) Silva, Ildisnei Medeiros da; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; ; http://lattes.cnpq.br/2592386398280348; Silva, Carolina Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/3194365326893224; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396O presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo.TCC Ensino de teatro e educação dialógica: uma experiência de organização pedagógica no PIBID-teatro/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-11) Silva, Ildisnei Medeiros da; Araújo, José Sávio Oliveira de; Araújo, José Sávio Oliveira de; Bezerra, André Luiz Rodrigues; Figueiredo, Laura Maria deA presente pesquisa teve como objetivo problematizar o planejamento pedagógico do Ensino de Teatro baseado na perspectiva da Educação Dialógica, que consiste na compreensão do diálogo freireano na educação, a partir da experiência vivenciada no âmbito do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A construção do trabalho apresenta considerações acerca do caminho trilhado pelo autor como bolsista do projeto e repensa uma proposta pedagógica de Teatro na escola, de acordo com a experiência vivenciada junto ao corpo de partícipes inseridos no processo de organização curricular. Esta organização, baseada nos conceitos que constituem a proposta do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da UFRN a partir de três momentos pedagógicos: Estudo da Realidade, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, traz à tona a relação entre o conceito de Diálogo em Paulo Freire e a ampliação dos conteúdos e práticas pedagógicas teatrais em sala de aula no Ensino Fundamental I.TCC Memórias Tecidas: a memória como dispositivo de criação de Traje de Cena para Dança Contemporânea Circense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-12) Borges, Bárbara Alexandre Queiroz; Paixão, Maria de Lurdes Barros da; http://lattes.cnpq.br/9777025781364323; http://lattes.cnpq.br/0059848931132355; Silva, Ildisnei Medeiros da; http://lattes.cnpq.br/2592386398280348; Almeida, Samuel Leandro de; https://orcid.org/0000-0002-8476-1805; http://lattes.cnpq.br/0335047193819463O presente trabalho estuda o diálogo entre a memória, o traje de cena, a dança e o tecido aéreo, com o objetivo de investigar como a memória e as memórias afetivas podem ser utilizadas como dispositivo para a criação de um traje de cena para Dança Contemporânea Circense. Adota-se como referencial teórico-metodológico os estudos acerca da memória e suas funções na criação do traje para a cena, com base nos estudos neurocientíficos visando à construção do traje para cena orientados pela Dramaturgia da Memória, a partir do método pergunta-estímulo–tema para a seleção das memórias e afetações. Estabelece-se como base para criação do figurino os elementos de cor, forma, textura, funcionalidade e movimento. Este estudo dialoga com autores que discutem a relação entre memória e dança, entre arte e figurino, como também figurino e dança. O resultado do trabalho é composto do processo criativo do traje para cena, o diário de bordo/memórias e, por fim, a videodança enquanto produto artístico originário dos estudos realizados.TCC A presença o homem como professor polivalente na educação infantil: uma revisão da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Teixeira, Ederson Marcos; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Almeida, Felipe de Lima; Silva, Ildisnei Medeiros daEste artigo busca analisar as produções acadêmicas, presentes no portal de periódicos da CAPES, nos últimos 10 anos, que abordam a temática sobre a presença do homem como professor polivalente na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é o incentivo à reflexão sobre o lugar de homens nesse contexto e a problematização dessa questão, tão presente na realidade da educação infantil brasileira. Para alcançar os objetivos propostos adotou-se como metodologia a abordagem quantitativa e qualitativa, inicialmente foi identificado nos periódicos alguns artigos científicos publicados que abordem a temática estudada, depois foi realizada a análise dos conteúdos, que consistiu em desvendar criticamente, acerca do tema determinado e por fim a sistematização dos conhecimentos encontrados. Os principais autores que deram fundamentação teórica a este trabalho são: Sayão (2002, 2005), Souza (2007), Nunes (1985), Lakatos e Marconi (2010), Jaeger e Jacques (2017), Kramer (2001), Monteiro e Altmann (2014), Falcon (1992), Badinter (1993); Os resultados apontam para uma produção ainda incipiente e carente de novos debates em torno da questão pesquisada.TCC Professora-artista: reflexões de uma (trans)formação na Licenciatura em Teatro da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Bezerra, Estephany de Lima; Silva, Ildisnei Medeiros da; Araújo, José Sávio de Oliveira; Barbosa, Makarios MaiaO presente trabalho tem como objetivo problematizar a formação da figura “professora- artista” no âmbito do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, a partir da descrição e análise da experiência formativa da autora, de maneira a evidenciar como esta graduação pode ser capaz de (trans)formar, aguçar o olhar e despertar o pensamento crítico através da arte e do fazer teatral pensados sob a ótica da formação de professores. Além disso, a escrita também apresenta as experiências da autora que sinalizam a potência da arte com agenciadora de transformações nos espaços/tempos da vida, que, em última instância, levaram a cursar a graduação em Teatro.TCC A utilização dos recursos visuais e audiovisuais como ferramentas que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Silva, Márcia Raquel Duarte da; Mendonça, Ariane Rochelle; Mendonça, Ariane Rochelle; Silva, Ildisnei Medeiros da; Souza, Paulo Roberto Lima deO presente artigo teve como objetivo esclarecer e analisar questões acerca do uso dos recursos visuais e audiovisuais na prática do ensino fundamenta nos anos iniciais como suporte pedagógico. Trata-se de um pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, foi realizada com quatro professores de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, além do uso da analise de literaturas embasadas no tema proposto. De modo, que este trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: introduzindo sobre a educação junto a tecnologia, dentre ela os recursos visuais e audiovisuais, no ensino fundamental nos iniciais, pincelando o avanço das tecnologias e sua chegada ao cenário educacional, e posteriormente, tratando sobre a formação de professores necessária para o uso dos recursos em sala de aula e os desafios enfrentados para tal utilização na prática, sendo problematizados através das falas dos entrevistados da pesquisa. Foi possível constatar que a apropriação dos recursos visuais e audiovisuais na prática de ensino pelos professores, pode tornar o conteúdo dinâmico, interativo e atrativo, favorecendo uma aprendizagem significativa, considerando o papel que é desempenhado pelo professor através da sua prática de ensino, o contexto no qual docente e aluno estão inserido. Os autores que deram sustentação a esta pesquisa foram Rocha (1998), Polito (1997), Justino (2012), Moran (2013), Perrenoud (2000), Vygotsky (1993), Cunha (2001), Bonzamini e Bastos (2009), Sant’anna (2004).