Navegando por Autor "Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da"
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TCC O acervo do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sob uma perspectiva histórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-11) Rodrigues, Maria Izabel; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Casimiro, Adelaide Helena TarginoEsta pesquisa apresenta como tema uma perspectiva histórica da política do Rio Grande do Norte através do acervo do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar. Busca no objetivo geral identificar os marcos históricos do Poder Legislativo do estado do Rio Grande do Norte representados no Memorial a partir do acervo que o compõe. Em seus objetivos específicos busca demonstrar a importância dos memoriais como locais de resgate histórico da memória social, bem como identificar quais objetos e documentos constantes no Memorial representam uma simbologia histórica importante para a memória política potiguar e identificar, cronologicamente, quais momentos políticos históricos do Legislativo do Rio Grande do Norte são representados por meio do acervo do Memorial. Problematiza se é possível delimitar um contexto histórico da política do Rio Grande do Norte por meio do acervo do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar. Utiliza como metodologia uma incursão bibliográfica para a elaboração de um estudo exploratório e descritivo, realiza um estudo de caso no Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar e aplica o método qualitativo através da aplicação de entrevistas estruturadas com o curador e o historiador da unidade. Apresenta como resultados um resgate histórico através das descrições dos itens indicados pelos profissionais entrevistados, como forma de proporcionar um contexto histórico existente nos materiais do acervo analisado. Conclui que a pesquisa é relevante e pertinente para discussões acerca da preservação e conservação da memória da sociedade potiguar, enfocando a necessidade de elaboração de mais estudos científicos na área, com a premissa de trazer à tona a importância de discussões que possuem essa vertente.TCC Análise da produção científica sobre inclusão social nos periódicos brasileiros da área de Ciência da Informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-21) Oliveira, Jéssica Rayane Gomes de; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Davi, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565; Campos, Arthur Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106Este estudo tem como tema a aplicação das leis bibliométricas nas produções científicas sobre inclusão social nos periódicos brasileiros da área de Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Objetiva-se com esse estudo analisar as produções brasileiras sobre inclusão social que foram publicadas em periódicos científicos na área de Ciência da Informação. E para atingir este objetivo, estabelece-se os seguintes objetivos específicos: identificar quais autores mais publicam sobre a temática de inclusão social na área de Ciência da Informação; apontar quais periódicos da área de Ciência da Informação têm publicado mais artigos sobre a inclusão social; verificar quais termos são mais representativos nas produções sobre inclusão social na Ciência da Informação; constatar os períodos temporais em que mais se publicou sobre inclusão social nos periódicos de Ciência da Informação; e verificar as relações entre autores e instituições que produzem sobre inclusão social. Metodologicamente, este estudo se apresenta com uma abordagem quantitativa, tendo um objetivo descritivo, com procedimento bibliográfico e pesquisa de natureza aplicada. Para a sua realização, utiliza-se um estudo bibliométrico na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. O estudo analisa 103 artigos, no qual foi possível obter como principais resultados que os termos que obtém maior representatividade no tema explorado são acessibilidade, acesso à informação, deficiência etc., como também os autores que mais trabalham a temática são Lizandra Brasil Estabel, Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso, Lorenna Sayonara Santos, Eliane Lourdes da Silva Moro e Ana Fátima Berquó Carneiro Ferreira. Foi identificado que o ano de 2017 houve maior publicações de periódicos voltados à inclusão social, além de identificar que os periódicos que mais se destacam em relação a temática são a Revista inclusão social e a Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. Em síntese, este estudo obteve como maior importância à averiguação acerca da inclusão social, de modo a conhecer a maneira que é abordada dentro da área de Ciência da Informação, a partir da de suas produções, compreendendo o interesse dos autores e a relevância da temática.TCC Análise da usabilidade e da arquitetura da informação da plataforma de autopublicação Wattpad(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Souza, Rosana Pereira de; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; 0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; 0009-0002-3156-328X; https://lattes.cnpq.br/5558933124039397; Vechiato, Fernando; 0000-0002-4157-740X; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; Campos, Arthur Ferreira; 0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106Apresenta como tema a análise da usabilidade e arquitetura da informação da plataforma de autopublicação Wattpad. Coloca em evidência a importância das plataformas de autopublicação, com foco no Wattpad, sobretudo a necessidade de apresentarem uma boa Usabilidade para cumprir seus objetivos. Tem como objetivo geral analisar a Usabilidade e Arquitetura da Informação do Wattpad para identificar aspectos de melhoria para o acesso e uso das informações disponíveis por parte de seus usuários. A metodologia adota a pesquisa de natureza aplicada, com objetivo de caráter exploratório e descritivo, por meio de procedimentos técnicos bibliográficos e abordagem qualitativa. Assim, analisa a plataforma Wattpad aplicando os 108 recursos de usabilidade de websites desenvolvidos por Nascimento e Amaral (2010), demarcando quantos critérios estão classificados em “não aplicáveis” (N/A), “sim”, “não” ou “página com problema”. Problematiza se a plataforma de autopublicação Wattpad atende aos critérios de Usabilidade e de Arquitetura da Informação. Traz como resultados, a partir dos recursos de usabilidade de websites, que 12% das respostas se configuram como não aplicáveis, 52% como aplicáveis e 36% das respostas não existem na plataforma, também não dispondo de nenhuma página com problema. Mostra que apesar da simplicidade de se locomover entre uma página e outra da plataforma, o Wattpad necessita de algumas melhorias em sua estrutura como, por exemplo, otimizar seu sistema de tags e conteúdos, bem como possibilitar maiores interações entre os usuários através de um feed dinâmico e atrativo. Conclui evidenciando a importância do Wattpad como plataforma de autopublicação no cenário literário online, ressaltando que a disposição de uma boa Arquitetura da Informação é essencial para um funcionamento adequado das ferramentas e satisfação de seus usuários.TCC Análise das publicações sobre saúde mental disponibilizadas pelo Facebook do Ministério da saúde: um estudo cibermétrico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Oliveira, Dayana Souza de; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; http://lattes.cnpq.br/9694064988485040; Campos, Artur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562As mudanças no estilo de vida da sociedade durante a pandemia de COVID-19 contribuíram para o aumento dos transtornos mentais por meio de inúmeras notícias, verdadeiras ou manipuladas, publicadas nas redes sociais e, desde então, esse tema tem sido abordado em diversas fontes de informação buscando minimizar tais impactos sobre a saúde mental na população. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo geral analisar as publicações do Facebook do Ministério da Saúde sobre Saúde Mental como forma de compreender como essa rede social tem atuado no sentido de disponibilizar suas informações, bem como, como se dá o comportamento informacional da sociedade que acessa e utiliza essas informações. A metodologia consiste em uma pesquisa de natureza aplicada. Do ponto de vista da abordagem é um estudo quantitativo, assim como tem o aspecto qualitativo. Quanto aos objetivos é um estudo exploratório-descritivo, e referente aos procedimentos técnicos é um estudo de caso. Na elaboração deste trabalho, utiliza a análise do engajamento informacional das publicações do Ministério da Saúde sobre saúde mental no Facebook. A presente pesquisa analisa 131 postagens dos anos de 2020 a 2022 do tema envolvendo o período da pandemia de Covid-19. Dos resultados, constata que as postagens sobre como ajudar idosos e crianças a lidar com as mudanças comportamentais durante a pandemia e sobre o repasse de verbas para enfrentar a “quarta onda” da covid são as que apresentam maior engajamento do público. A análise dessas postagens mostra que o público apresenta grande engajamento ao apresentar discussões, questionamentos, reclamações e elogios acerca do cumprimento das políticas de saúde pelos órgãos responsáveis. A pesquisa ainda evidenciou que o Ministério da Saúde, contribuiu sim com a divulgação de informações sobre saúde mental no período da pandemia da COVID-19. E a disseminação de informações sobre saúde mental por meio das redes sociais desse órgão federal desempenha um relevante papel no processo de conscientização e no combate ao estigma associado às doenças mentais.TCC Análise de coautoria das produções científicas dos docentes do Departamento de Ciência da Informação da UFRN: uma perspectiva a partir de dados da BRAPCI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Silva, Jefferson Lima da; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Campos, Arthur Ferreira; Casimiro, Adelaide Helena TarginoEste estudo tem como objetivo uma análise de coautoria dos docentes do Departamento de Ciência da Informação da Universidade do Rio Grande do Norte. Objetiva-se com esse estudo analisar as relações de coautoria existentes nas produções dos docentes permanentes do departamento e que estão indexadas na Brapci. E para atingir este objetivo, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: identificar o corpo docente permanente que integra o DECIN/UFRN no ano de 2022; quantificar os artigos científicos indexados na Brapci, produzidos nos últimos 10 anos, a partir de 2012, sendo acrescentado o ano de 2022 pelo corpo docente permanente ativo em 2022; definir a quantidade de coautorias existentes nos artigos científicos recuperados na Brapci produzidos pelo corpo docente permanente; representar graficamente as relações de coautorias a partir dos artigos produzidos pelo corpo docente; e classificar as relações acadêmicas existentes nas produções com coautorias dos docentes. Metodologicamente, este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica, apresenta também como um estudo de caso, no tocante a abordagem e trata-se de uma pesquisa quantitativa, além de ter objetivos exploratórios e descritivos e ser considerada uma pesquisa de natureza aplicada. Foi identificado que 16 (dezesseis) docentes estão ativos no atual ano, sendo 12 (doze) permanentes e serão o objeto de pesquisa deste estudo. A coleta dos dados foi feita através da Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e o estudo analisou 192 artigos, no período entre 2012 e 2022, no qual foi possível obter os resultados de produções em coautoria dos docentes, apresenta-se em uma tabela o ranking de publicações e destaca-se os professores Fernando Luiz Vechiato e Nancy Sanchez Tarragó, em outra tabela apresenta-se o ranking com os números de produções em coautoria e destaca-se os professores Fernando Luiz Vechiato e Andrea Vasconcelos Carvalho, apresenta-se em uma tabela as relações criadas pelos docentes identificando se publicaram com alunos, professores, orientandos, orientadores e pesquisadores. Em síntese, esta pesquisa, mostra a importância da participação dos professores na formação de pesquisadores desde a graduação, compreendendo assim a importância de produções científicas em coautoria e manutenção das relações entre pesquisadores em parceria, ampliando assim a visibilidade sobre essa importante temática.TCC Análise dos usuário da Biblioteca Pública Municipal de João Câmara - Evaristo de Souza(Biblioteconomia, 2014) Silva, Mayane Lopes da; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira daTCC Análise ergonômica do trabalho: um estudo de caso na Biblioteca Central SESC/RN(Biblioteconomia, 2014) Cruz, Keltom Rocha da; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira daDissertação Aplicação de indicadores webométricos nos programas de Pós-Graduação das engenharias recomendados pela CAPES(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-20) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; ; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Silva, Ana Cristina Cunha da; ; http://lattes.cnpq.br/5107030971374593; Silva, Eliane Ferreira da; ; http://lattes.cnpq.br/4140071819487172; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; http://lattes.cnpq.br/0940436995067725Objetiva-se identificar, através da aplicação de indicadores webométricos, quais Programas de Pós-Graduação (PPG s) em Engenharias recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Brasil se destacam no espaço web, em relação ao processo de comunicação e disseminação de informações científicas ao meio acadêmico. Para tanto, serão analisadas as estruturas de conteúdo dos sites, o uso, através do comportamento de pesquisas e buscas, a qualidade das informações disponibilizadas, bem como a estrutura dos hipertextos existentes nos sites desse universo de pesquisa. As ferramentas e os procedimentos metodológicos adotados para esse estudo são: motores de busca (Google, Yahoo), software mapeador (Xenu Link Sleuth) e software de análise e visualização de redes (Ucinet6 e NetDraw). Também são utilizados indicadores webométricos, como: tamanho dos sites web, visibilidade, fator de impacto web, luminosidade e densidade da rede. Estes instrumentos permitem uma análise sucinta e avaliativa para esse estudo webométrico. Portanto, a partir da incursão da literatura realizada, depreende-se que são muitas as vantagens do uso desse tipo de estudo métrico na denominada Sociedade da Informação. Os resultados obtidos nesse estudo foram capazes de identificar quais Programas de pós-graduação em engenharias possuem uma melhor disponibilização de suas informações na Web, como também definir qual destes programas destaca-se em relação ao uso de suas informações, quais tem se sobressaído no tocante ao fator de impacto dos mesmos e quais oferecem uma maior quantidade de links que servem como fonte de informação para seus usuários, contribuindo, por sua vez, com a navegabilidade dos mesmos na rede. Em suma, assevera-se que o estudo webométrico realizado, apresenta resultados bastante promissores, capazes de alcançar os objetivos propostos, bem como, identificar os fatores que contribuem significativamente para a boa visualização desses sites na rede, colaborando assim com a disseminação de informações e comunicação científica através do uso da WebDissertação Avaliação da competência em informação dos usuários aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no uso do aplicativo do Governo Federal - Sou.Gov(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-24) Araújo, Maria Dolores Monte Nunes; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; http://lattes.cnpq.br/8322052248680877; Lucca, Djuli Machado de; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira daO desenvolvimento da competência em informação de servidores públicos aposentados pode contribuir para o alcance da qualidade de vida, cidadania, liberdade, emancipação e outras capacidades no uso efetivo dos recursos informacionais. Sendo assim, este estudo buscou analisar a competência informacional dos servidores aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no uso do aplicativo SouGov, ferramenta que facilita o gerenciamento de informações pessoais e funcionais. Para atingir esse objetivo, a metodologia adotada nesta pesquisa teve caráter descritivo e exploratória, com e abordagem quantiqualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, e sua análise foi realizada por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva e exploratória, buscando identificar padrões e relações entre as informações coletadas. A análise dos dados permitiu identificar nuances e padrões, como níveis variados de competência, resistência ou insegurança ao usar tecnologias digitais, necessidade de habilidades específicas e barreiras físicas e cognitivas, o que revelou a necessidade de criação de um projeto de capacitação voltado para público, visando à inclusão digital, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam uma tomada de decisões mais informada, fomentando a inclusão e a participação ativa dos servidores públicos aposentados na sociedade contemporânea.TCC A biblioteca escolar a partir da perspectiva dos professores de uma escola pública municipal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Santos, Rayane Bezerra dos Santos; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Souza, Gustavo Tanus Cesário de; https://orcid.org/0000-0002-5696-7187; http://lattes.cnpq.br/9604670095045045O papel da biblioteca escolar como suporte didático-pedagógico requer seu pleno funcionamento, que perpassa pela existência efetiva de bibliotecários em seus espaços. Ao lado deles estão também os professores, os quais por excelência realizam atividades pedagógicas. Destaca-se que o bibliotecário exerce atividades educativas que são essencialmente diferentes das do professor, enfatizando a importância de estabelecer uma parceria entre ambos, de modo que suas atribuições se complementam para construir um processo de ensino-aprendizagem eficiente e bem-sucedido. Ao comparar as funções e os perfis do bibliotecário e do educador/professor, podemos identificar semelhanças e diferenças. O professor tem a responsabilidade de planejar e ministrar aulas, desenvolver estratégias de ensino, avaliar o desempenho dos alunos e adaptar-se às suas necessidades individuais. Por outro lado, o bibliotecário tem um papel mais voltado para o acesso à informação, promoção da leitura e orientação na pesquisa escolar. Sua atuação é complementar à do professor dentro da escola, fornecendo recursos, apoio técnico e orientação na busca por informações para toda a comunidade escolar. Ao reconhecer e valorizar as diferenças nos papéis educativos desempenhados pelo bibliotecário e pelo professor é possível construir um ambiente educacional mais rico e estimulante. Ao extrapolar a literatura acadêmica, este trabalho tem ainda como objetivo geral: demonstrar as relações que os professores estabelecem com a biblioteca escolar de uma escola pública municipal. Dentro dos objetivos específicos estão: identificar os usos da biblioteca por parte dos professores; verificar a visão da biblioteca escolar e o do profissional bibliotecário a partir dos professores; revelar os conhecimentos dos professores acerca da existência da lei da universalização das bibliotecas escolares. Desse modo, foram realizadas entrevistas com sete professores de uma escola municipal de São Gonçalo do Amarante com vistas a identificar a relação deles com a biblioteca e a importância da biblioteca escolar e do bibliotecário neste ambiente. Dessa forma, foi possível verificar a dificuldade para o uso da biblioteca tendo em vista a limitação do uso do espaço e do acervo. Foi observado também a ausência de um profissional bibliotecário, indo contra a Lei nº 12.244/2010. As entrevistas revelaram um desconhecimento, de modo geral, da importância da biblioteca e do bibliotecário. Ressalta-se que, a colaboração entre ambos é essencial para construir um processo de ensino-aprendizagem eficaz, as quais as atribuições de cada um se complementam, resultando em um ambiente educacional enriquecedor para os estudantes. Contudo, neste caso, tais relações estão muito aquém do esperado, operando bem abaixo do que realmente se espera de uma biblioteca escolar.TCC A biblioteca escolar no âmbito da educação continuada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Nascimento, Isabelle Menezes do; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; http://lattes.cnpq.br/5991446352259624; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; 0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Cunha, Jacqueline de Araújo; 0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562As bibliotecas escolares são indispensáveis nas escolas, pois possibilitam acesso aos materiais informacionais diversos, ao espaço físico específico e aos serviços criados e mantidos por bibliotecários. Estes profissionais precisam se manter atualizados e isso se faz mediante a educação continuada. Diante disto, este trabalho tem por objetivo analisar como os Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil, tem contribuído com a educação continuada dos bibliotecários escolares. Objetiva de forma específica, quantificar os Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação, stricto sensu (mestrado e doutorado), que possuem disciplinas voltadas à biblioteca escolar; apontar as regiões do Brasil que mais atuam na formação contínua dos bibliotecários escolares; identificar os nomes das disciplinas e ementas que mais contribuem com a formação do bibliotecário escolar e verificar quais as temáticas são apresentadas dentro dos programas de pós-graduações que são voltadas para a biblioteca escolar. A metodologia por sua vez, baseia-se na tipologia de pesquisa básica quanto a sua natureza; quantitativa, quanto à forma de abordagem do problema; descritiva quanto aos objetivos; e uma pesquisa documental, quanto aos procedimentos. Para a sua realização, utilizou-se a plataforma Sucupira, para acessar os sites dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação, para a extração dos dados a fim de quantificar os Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação que colaboram com a educação continuada dos bibliotecários escolares, no decorrer da pesquisa vê que dos 27 programas existentes de Pós-graduação em Ciência da Informação, apenas 10 possuem disciplinas voltadas à biblioteca escolar. Por fim conclui que a educação continuada dos profissionais que atuam em bibliotecas escolares é existente no país, porém com algumas ressalvas, em relação a relevância dessa temática dentro dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação do país.TCC Biblioteca escolar: competências e habilidades do profissional da informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Jatobá, Vanessa Karen Gomes Correia; Campos, Arthur Ferreira; Campos, Arthur Ferreira; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Davi, Maria da ConceiçãoO presente trabalho visa apresentar as habilidades e competências do bibliotecário na gestão da unidade de informação, biblioteca escolar. Demonstra embasamento teórico com recorte sobre o tema “biblioteca escolar” na Biblioteconomia. O objetivo geral é sugerir melhorias para a gestão de bibliotecas escolares, voltadas às habilidades e competências do bibliotecário. A metodologia adotada foi de pesquisa bibliográfica sob a investigação exploratória. Como técnica de pesquisa intensiva, utiliza a entrevista semiestruturada por ser adequada para compor a análise desta monografia.A entrevista destaca a dificuldade de gestão enfrentada nas bibliotecas escolares, principalmente na aquisição de materiais informacionais e na sensibilização da instituição e do usuário no contexto da importância dessa unidade de informação para a formação de sujeitos. Como resultados, indica sugestões de melhorias para a gestão de bibliotecas escolares, compreendendo possíveis realidades institucionais e levando em consideração as competências do bibliotecário. Considera que os desafios inerentes a atuação do bibliotecário na biblioteca escolar são vastos, alcançando o objetivo do trabalho e sugerindo um estudo futuro que considere mais bibliotecas escolares de instituições de ensino privada, no Estado do Rio Grande do Norte.TCC A biblioteca humana a partir de uma experiência prática na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Tabaraná, Nielsen Lucas da Silva; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doA biblioteca Humana caracteriza-se por ser um serviço instruído a favorecer uma conexão de livros humanos com os seus ouvintes no propósito de estabelecer uma interlocução estreita entre si. Os envolvidos expõem suas histórias de vida uns aos outros, possibilitando assim uma maior percepção sobre assuntos socialmente cruciais, promovendo a conscientização aos direitos humanos. O presente estudo tem por objetivo geral verificar a possibilidade de integração do serviço de Biblioteca Humana na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, de modo que os participantes possam expandir suas fronteiras compreensivas diante das condições de outros indivíduos. Foram estabelecidos como objetivos específicos o planejamento da elaboração de uma Biblioteca Humana na biblioteca pública no estado do Rio Grande do Norte; a realização de uma experiência prática da ação da Biblioteca Humana; a verificação da exequibilidade de implantação do serviço de Biblioteca Humana na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo; e a análise dos benefícios que a Biblioteca Humana traz à sociedade. A metodologia utilizada na elaboração deste projeto se caracterizou através de uma pesquisa exploratória, fazendo uso do método quanti-qualitativo do tipo aplicada, sendo efetuado no decorrer de um estudo de caso, que possibilitou o exercício de um pensamento reflexivo sobre os benefícios do serviço para sociedade. Os resultados dos estudos possibilitaram a realização do evento, que além de promover o diálogo, apontou que o serviço é um benefício notável em relação à troca cultural e social de forma recíproca no tocante ao reconhecimento humano. Com isso, estima-se e indica-se que novos trabalhos sejam desenvolvidos na área, a fim de explorar mais a fundo o tema, aumentando as práticas de Biblioteca Humana e os repositórios institucionais de estudos acerca do tema, o que durante a pesquisa demonstrou-se estreito.TCC Bibliotecário de dados: novas competências do bibliotecário no apoio à gestão de dados científicos em unidades de informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Alves, Ayano da Rocha; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; Davi, Maria da Conceição; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira daA pesquisa tem como objetivo, compreender as características subjacentes à nova competência de bibliotecário de dados, ao apontar seus principais conceitos tais como gestão de dados científicos, caracterizar esta nova competência indicando suas principais habilidades neste campo. Por conseguinte, desperta para possíveis soluções para os desafios relacionados à aquisição destas competências para a atuação deste profissional. O método de pesquisa é o bibliográfico, que teve como base livros, artigos, vídeos, análise de domínios bem como consulta à programas. Pesquisa-se em buscadores, repositórios, bases de dados bem como periódicos relacionados ao tema na Ciência da Informação. O tipo de pesquisa quanto aos objetivos é descritiva e esta se configura como uma revisão de literatura, em que selecionou-se materiais de diversos tipos, privilegiando-se fontes atualizadas. Percebe-se que para ingressar na área de gestão de dados, o bibliotecário necessita de conhecimentos específicos para desempenhar as funções atribuídas no que diz respeito à gestão, organização e tratamento de dados bem como apoio à pesquisa. Torna-se necessário verificar a educação formal para esta função. Observa-se que as bibliotecas devem trabalhar em conjunto com as instituições para a consolidação da atuação do bibliotecário de dados, tendo em vista os treinamentos que oferecem entre seus serviços, que podem ser acrescidos e aperfeiçoados com o fomento de competências voltadas à atuação deste profissional.TCC Biblioterapia aplicada em transtornos relacionados a imagem corporal: um estudo bibliométrico na base de dados Dimensions(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-03) Lemos, Romário de Oliveira; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Gallotti, Monica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco a relação entre Biblioterapia e imagem corporal, com o intuito de investigar como essa prática pode contribuir para o enfrentamento de transtornos relacionados à autoimagem. O objetivo geral da pesquisa é identificar os principais autores, periódicos e o papel dos bibliotecários na promoção da Biblioterapia aplicada à imagem corporal. Para isso, foram definidos como objetivos específicos a contextualização teórica do tema por meio de pesquisa bibliográfica, a identificação de tendências e lacunas na produção científica e a observação da presença da Biblioteconomia nesse campo. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica, com base nos dados coletados na plataforma Dimensions, utilizando indicadores de produção, relação e impacto. A análise inicial contempla artigos e dissertações, abordando o surgimento da Biblioterapia e seu desenvolvimento, além de refletir sobre a imagem corporal e os prejuízos à saúde mental provocados por distorções nessa percepção. Os resultados apontam uma escassez de estudos que relacionem diretamente Biblioterapia e imagem corporal, embora se observe um crescimento gradual nas publicações nos últimos anos. Também foi identificado que a área da Biblioteconomia ainda é pouco representada na produção científica sobre o tema, evidenciando uma oportunidade de atuação mais efetiva dos profissionais da informação nesse campo. Conclui-se que há um potencial significativo na aplicação da Biblioterapia como ferramenta de apoio psicológico, especialmente no tratamento de questões ligadas à imagem corporal. O estudo evidencia a necessidade de novos trabalhos que valorizem o papel do bibliotecário como agente ativo em ações de promoção da saúde mental por meio de práticas biblioterapêuticas.TCC Biblioterapia aplicada no contexto online e digital: análise da produção científica na base de dados Scopus.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Toscano, Kalina Gonzaga; Sánchez-Tarragó, Nancy; Gallotti, Monica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716Este trabalho discorre sobre a biblioterapia, explorando sua evolução desde os aspectos históricos e conceituais até as modalidades on-line e digital, que constituem o principal foco da pesquisa. Tem como objetivo geral caracterizar a produção científica relacionada à biblioterapia digital e on-line, bem como analisar o papel das bibliotecas e dos bibliotecários na implementação dessas modalidades. Os objetivos específicos são: analisar a evolução temporal da produção científica que discute a biblioterapia nessas modalidades; identificar os autores, instituições e países que mais produzem na área; identificar as principais condições de saúde tratadas por meio dessas práticas; caracterizar os autores e documentos mais influentes no domínio; e refletir sobre o papel das bibliotecas e dos bibliotecários na implementação de programas de biblioterapia digital e on-line. A pesquisa é descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a base de dados Scopus para identificar e analisar a literatura científica relevante. Foram recuperados 199 registros, analisados a partir dos seguintes indicadores de produção e análises relacionais: produtividade de autores, instituições e países; redes de cocitação de autores; redes de acoplamento bibliográfico de documentos; e redes de coocorrência de palavras-chave. Entre os resultados, destaca-se o aumento da produção científica a partir de 2015, com um pico em 2023. Os autores mais produtivos possuem entre sete e dez publicações sobre o tema. A Universidade de Linköping e o Instituto Karolinska, ambos na Suécia, foram identificados como as instituições com maior produtividade. Verificou-se que as publicações sobre a temática provêm, majoritariamente, das áreas da Medicina e da Psicologia, com escassez de trabalhos acadêmicos na área da Biblioteconomia. Entre as condições de saúde mais tratadas com biblioterapia estão a ansiedade e a depressão. Entre os documentos mais influentes, destacam-se pesquisas que utilizam a biblioterapia associada à terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno de pânico em ambientes virtuais. Embora ainda pouco presente na literatura recuperada, algumas publicações ressaltam o papel fundamental do bibliotecário na biblioterapia on-line e digital, atuando como mediador da informação, conselheiro e líder biblioterapêutico. Sua atuação requer formação específica, a fim de garantir práticas éticas e eficazes na e-biblioterapia. Também é enfatizada a importância da colaboração interdisciplinar e do fortalecimento de redes entre bibliotecas e serviços de saúde mental. Conclui-se que a biblioterapia, nas modalidades on-line e digital, constitui um campo em expansão e uma oportunidade para maior participação do bibliotecário — profissional qualificado para facilitar o acesso aos recursos e contribuir significativamente para a eficácia do processo terapêutico por meio da leitura.Artigo A busca e o acesso às informações sobre saúde no contexto tecnológico(Revista Conhecimento em Ação, 2019) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Gouveia, Fabio CastroDiscorre acerca do processo de busca e acesso às informações sobre saúde na atual Sociedade da Informação. Compreende-se que devido ao intenso uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a sociedade tende a buscar por informações sobre saúde através de ferramentas de busca, como o Google. Assevera que as mídias também são bastante utilizadas como fonte de informações sobre saúde e que as notícias publicadas pelas mesmas interferem diretamente no comportamento informacional da sociedade, implicando na busca por ajuda médica e pela coleta de informações na internet. Conclui com a reflexão acerca da importância da veracidade das informações disponibilizadas à sociedade e da necessidade de integração entre o Estado, Mídia e Sociedade para que haja a disponibilização de informações verídicas sobre doenças que assolam a população de modo que o indivíduo possa compreender o cenário epidemiológico que está inseridoLivro Cartilha: curadoria de conteúdo para bibliotecários/as(Independente, 2022-06-10) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914Cartilha voltada para estudantes de Biblioteconomia e bibliotecários/as interessados na temática da curadoria de conteúdo. A curadoria é vista como um processo de disseminação da informação ou de conteúdos que pode ser incorporada como mais um serviço das bibliotecas. O papel do bibliotecário enquanto um mediador se destaca no fazer da curadoria de conteúdosTCC Competência em informação dos usuários da Biblioteca Pública Professora Elienai Dantas Cartaxo, Parnamirim (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Oliveira, Samuel Diniz Marques; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012A competência informacional refere-se às habilidades de identificar quando há necessidade de informação, localizar, avaliar e utilizar eficazmente essas informações. Portanto, esta pesquisa busca identificar as competências informacionais dos usuários da Biblioteca Pública Professora Elienai Dantas Cartaxo, que fica localizada no município de Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte, de modo a verificar como essas competências podem contribuir com a conscientização e aprendizado social. E para atingir este objetivo, lista-se os seguintes objetivos específicos: Realizar uma avaliação detalhada das habilidades de busca, seleção e uso de informações pelos usuários da Biblioteca Pública Professora Elienai Dantas Cartaxo; Analisar como as competências informacionais dos usuários influenciam seu nível de conscientização sobre a importância de tais habilidades para o aprendizado e desenvolvimento social; Propor recomendações específicas e direcionadas para aprimorar os serviços e recursos oferecidos pela Biblioteca Pública Professora Elienai Dantas Cartaxo, visando melhorar as competências informacionais e a conscientização dos usuários sobre a importância dessas habilidades para o aprendizado e a participação social. A metodologia abordada pela pesquisa foi qualitativa e quantitativa que tornou possível a compreensão mais aprofundada sobre as competências em informação dos usuários da referida biblioteca. os objetivos deste estudo são de caráter exploratório e descritivo, pois visam descrever e explorar fenômenos em profundidade, mais especificamente, os fenômenos relacionados à competência informacional que pode vir a existir dentro das bibliotecas públicas. Utilizou-se como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica a partir da leitura de obras de autores que abordam a referida temática. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário com 11 perguntas fechadas que foram idealizadas a partir do texto de Elisabeth Dudziak quando a autora lista os 07 objetivos da competência e informação. O estudo contou com um questionário que foi aplicado com a participação de 20 respondentes e os resultados apresentados demonstraram que boa parte dos usuários possuem habilidades e competência em informação direcionada às formas de acesso, busca e uso de informações. Por fim, se discute a importância da competência informacional, que é crucial para que as pessoas lidem com a vasta quantidade de informações na vida cotidiana e no exercício da cidadania. A pesquisa, realizada por meio de questionário, revelou que a maioria dos usuários tem ensino superior e usa a biblioteca para estudos e trabalho, mostrando habilidades informacionais. No entanto, os dados refletem que muitos usuários possam ter dificuldades com a grande quantidade de informações a disposição. Reiterando a importância de desenvolver as competências informacionais para lidar com a grande quantidade de informações que nos é exposta, sugerindo estratégias para melhoria no desenvolvimento de competências informacionais, para suprir as lacunas de competências informacionais observadas.TCC Competência em Informação: um estudo bibliométrico na base de dados em Ciência da Informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Nascimento, José Mauricio Pereira do; Gallotti, Monica Marques Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799664D8; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Silva, Rosa Cléia Gonçalves Lima eEssa pesquisa teve como objetivo geral, analisar a incorporação da temática Competência em Informação na literatura científica da área da Ciência da Informação dos últimos cinco anos por meio de uma pesquisa bibliométrica na Base de Dados em Ciência da Informação. Como objetivo específico, o trabalho visou analisar quais os principais contributos e os expoentes do assunto, suas instituições de origem e as bem como as revistas científicas que mais publicam no referido assunto. A metodologia quanto aos objetivos foi exploratória, materializada por meio de pesquisa bibliográfica que considerou fontes de informação convencionais e digitais presentes por meio de livros, capítulos de livros, comunicações em congresso e informações em websites. A pesquisa se caracteriza ainda como sendo de natureza quali-quanti. Para além destas estratégias, com vistas a permitir o atendimento dos objetivos, foi feita uma pesquisa bibliométrica com vistas a obtenção de dados de informações da linha temporal escolhida para elaboração do trabalho, seguido do método indutivo, enxergando que a produção cientifica se desenvolve de forma constante e progressiva. Relativamente à análise dos resultados, a pesquisa apontou 96 publicações. A análise dos resultados revelou que a Competência em Informação tem sido um tema de crescente interesse na área da Ciência da Informação. Os principais contributos foram identificados em artigos de revistas científicas, com destaque para algumas instituições de ensino superior e autores que se sobressaem na produção acadêmica sobre o tema. A tipologia documental mais frequente foram os artigos de periódicos. Além disso, algumas revistas científicas se destacaram como as mais prolíficas na publicação de trabalhos relacionados à Competência em Informação, evidenciando a relevância e a disseminação do tema na comunidade acadêmica. A pesquisa bibliométrica permitiu mapear a evolução temporal das publicações e identificar tendências emergentes, corroborando a natureza dinâmica e progressiva da produção científica nessa área. Conclui-se que a Competência em Informação é um campo em expansão, com contribuições significativas que refletem a importância de capacitar indivíduos para o acesso eficiente à informação no contexto acadêmico e profissional.
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