Navegando por Autor "Silva, Helry Costa da"
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TCC Barthes para além do manducar: amar, surpreender-se e conviver como significados do comer.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-28) Silva, Helry Costa da; VERA LUCIA XAVIER PINTO; Pinto, Vera Lucia Xavier; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Dantas, Rebekka FernandesNesta monografia apresento o (re)pensar de uma Nutrição livre em suas ações e que relaciona e aproxima as ciências do humano com as ciências da saúde, sem transgredir nem menosprezar nenhuma área do conhecimento. Parti de três premissas: o homem é 100% natureza e 100% cultura; é necessário exercitar e elaborar um pensamento complexo que religue o que está separado; a análise dos aspectos culturais pela via da literatura é um caminho para se pensar as partes pelo todo. O mote para realização deste trabalho foi a seguinte indagação: é possível encontrar em obras literárias a expressão da alimentação como fato cultural sob a ótica de Roland Barthes? Para respondê-la, elegi como objetivo discutir a alimentação como fato cultural, por meio de obras literárias, a partir das três significações alimentares de Barthes - o prestígio ou o gosto do modelo maternal; a digressão pelo novo/insólito e o ato de comer em conjunto; tomadas como categorias a priori. Para tanto, foi necessário (a) elencar produções literárias que traduzissem os três elementos Barthesianos; (b) discutir estes elementos valendo-se dessas produções literárias e (c) integrar estes três elementos às reflexões sobre aspectos sócio-antropológicos da alimentação circulantes no cenário da “Nutrição Indócil”, ora em gestação. O corpus foi constituído por três obras, respectivas a cada um desses pontos: Minha Cozinha em Berlim, de Luisa Weiss; Nem Só de Caviar Vive o Homem, de Johannes Mario Simmel e A Última Ceia: por uma diet(ética) polifônica, de Vera Pinto. Após a leitura, uma documentação em arquivo digital para sistematizar a análise foi elaborada. Os resultados mostraram que as obras analisadas expressam a alimentação como fato cultural, de acordo com a visão de Barthes, a saber: (1) uma “cozinha matrística”, que comporta além de seu espaço físico, um ambiente de afeto e de sabores diversos; (2) um banquete de refeições insólitas, que representam poder, solucionam problemas e seduzem; e (3) um comer junto, que comporta a convivialidade, a comensalidade e as tradições. Concluí que romances são uma via de conhecimento para a Ciência da Nutrição, pois revela aspectos da alimentação que permitem a compreensão das subjetividades inerentes à complexidade dos sujeitos no intricado fenômeno alimentar.TCC Educação Alimentar e Nutricional na Educação Básica: transversalidade, pesquisa e intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-14) Silva, Geyza Batista de Brito e; Silva, Catarine Santos da; Silva, Helry Costa da; http://lattes.cnpq.br/2096421765562298; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; 0009-0004-1331-3919; http://lattes.cnpq.br/0003112903077212; Lima, Marcos Felipe Silva de; http://lattes.cnpq.br/7014490761333004; Vale, Diôgo; http://lattes.cnpq.br/9829771702690843Este trabalho consiste na realização de ações de Educação Alimentar e Nutricional de modo a transversalizar os conhecimentos de alimentação e nutrição em disciplinas curriculares do Ensino Médio, com base na Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (2012). Por meio da realização das ações, objetiva-se conhecer as percepções dos discentes e docentes sobre alimentação e nutrição através da aplicação de questionários e elucidar pontos positivos e desafios em torno dessa prática educativa. Foram planejadas e realizadas quatro ações de EAN, as três primeiras abordando temáticas de alimentação e nutrição presentes nas quartas capas dos livros didáticos e a última uma culminância para fechamento e socialização dos saberes adquiridos. As temáticas foram escolhidas pelos discentes e contemplaram as seguintes: “Tempos modernos pedem cuidados com a saúde’’, “Cuide bem da água’’ e “Expectativa x Realidade’’. Como resultado das vivências e da obtenção de dados dos questionários, foram elencados pontos fortes e desafios da implementação da EAN no âmbito escolar. De forma positiva, observou-se modificação na perspectiva dos discentes a respeito da alimentação e nutrição antes e depois das ações. Foram elencados desafios como a baixa participação dos discentes nas atividades e a dificuldade de integrar os docentes ao momento. Além disso, enfatizou-se os obstáculos em torno da consolidação da EAN como parte do currículo escolar. A partir desses aspectos, foi abordada a importância de identificar, discutir e sanar essas dificuldades a fim de que se torne possível ter a EAN como uma ferramenta viável na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.TCC Hospitalidade como critério de avaliação da satisfação de comensais em Restaurante Comercial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Candeia, Mateus Chaves; Clemente, Heleni Aires; Silva, Helry Costa da; http://lattes.cnpq.br/2096421765562298; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369; 0604725880580069; Freitas, Jessicley Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6345152292234204; Santos, Thais de Gois; http://lattes.cnpq.br/0878824965995200Objetivo: analisar as dimensões da hospitalidade acerca da prestação de serviços em um restaurante comercial localizado em Natal-RN. Método: estudo quantitativo realizado em um restaurante especializado em frutos do mar no período de dezembro de 2021 a julho de 2022. Os dados foram obtidos por meio de um questionário digital referente à análise de satisfação advinda do próprio estabelecimento. Usando o SPSS®, versão 20.0, as informações obtidas foram tabuladas, em seguida, foram calculadas as frequências absolutas e relativas. Os dados referentes às dimensões da hospitalidade foram categorizados em quatro: estrutura e conforto, personalização, acolhimento caloroso e dimensão dos sabores. Para comparar as médias de notas obtidas nas dimensões foi realizado teste-t para amostras independentes, entre os meses de maior e menor fluxo da clientela. A natureza dos dados empregados na pesquisa é de opinião pública sem identificação, portanto, não necessita da avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: foram utilizados 1717 formulários na análise do perfil do cliente, a qual apresentou uma clientela assídua, majoritariamente feminina, com idade entre 31 e 45 anos. Dentre as variáveis da hospitalidade avaliadas, disponibilidade, simpatia, e recepção foram as que mais agradaram ao público do restaurante. A dimensão personalização apresentou pior avaliação nos meses de maior movimento (p=0,003). Conclusões: o restaurante avaliado tem elevada satisfação e fidelização da clientela. Observa-se ainda a necessidade de conhecer melhor o perfil da clientela, buscando aprimorar o atendimento personalizado, em especial, nos meses de maior movimento.Dissertação Léxicos da cozinha: na fronteira entre natureza e cultura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-28) Silva, Helry Costa da; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; ; Oliveira, Josineide Silveira de; ; Dantas, Eugênia Maria; ; Carvalho, Edgard de Assis; ; Bosco Filho, João;Nesta dissertação apresento uma ciência da nutrição de espírito nômade, mestiça, cujas fronteiras com as demais ciências se encontram borradas, admitindo um trânsito livre de ideias. Intitulada de ciência da nutrição de base complexa, ela encontra seus fundamentos na construção de um pensar e um fazer que restauram a abertura no território da alimentação e nutrição, utilizando como elo a cozinha e os seus múltiplos sentidos. Para alimentar essas reflexões, serviram-me de base, teóricos que ousaram pensar dirimindo as fronteiras disciplinares, peninsularizando uma nutrição insular, discutindo a respeito de alguns temas da alimentação e da nutrição importantes para mim e para os demais nutricionistas. Encontram-se aqui, pensadores como Edgar Morin, Claude Fischler, Lévi-Strauss, Jean-Pierre Poulain, Carolina Maria de Jesus e Josué de Castro, além de outros que são particularmente caros a minha formação como Vera Pinto e a minha própria mãe. O horizonte para realização desta pesquisa foi a dívida inegável que tenho com esses sujeitos que me nutriram e que me fizeram pensar que é a cozinha o elo fundamental capaz de reunir seus múltiplos léxicos para uma outra gramática da nutrição de base complexa e sempre em gestação.