Navegando por Autor "Silva, Gleice Moreira"
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Dissertação Avaliação do desempenho das operadoras de planos de saúde com certificado de acreditação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-31) Silva, Gleice Moreira; Costa, Nilma Dias Leão; ; http://lattes.cnpq.br/4971846610587763; ; http://lattes.cnpq.br/3740394307444141; Oliveira, Patrícia Peres de; ; http://lattes.cnpq.br/3059865639779652; Santos, Viviane Euzebia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994Introdução: A acreditação é processo de avaliação de instituições para a verificação do cumprimento de padrões de qualidade. Os estudos que comprovam os impactos deste processo são escassos. Objetivo: Analisar a relação entre a acreditação das operadoras de saúde e o desempenho destas em relação à qualidade avaliada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Programa de Qualificação das Operadoras. Método: Estudo observacional realizado com 636 operadoras avaliadas no Programa de Qualificação das Operadoras (ano base 2018). A coleta de dados foi realizada por meio de relatórios públicos disponibilizados na página eletrônica da ANS. Para análise dos dados, traçou-se o perfil das operadoras acreditadas; aplicaram-se o teste T Student para avaliar o desempenho das operadoras no Programa de Qualificação das Operadoras e o teste Mann-Whitney para avaliar se o desempenho era crescente entre as operadoras acreditadas, conforme o nível de classificação (Níveis I, II e III). Resultados: As operadoras acreditadas (n=53) compreenderam 8,3% das operadoras ativas; 89% foram classificadas no Nível I e 9% no Nível II e apenas uma, no Nível III (2%). As operadoras acreditadas obtiveram média de 0,7959 e as não acreditadas de 0,6118 (valor p 0,00) no Programa de Qualificação das Operadoras. O desempenho das operadoras não foi crescente de acordo com o nível de classificação de acreditação. Conclusões: Os testes realizados comprovaram que as operadoras acreditadas obtiveram melhor desempenho que as não acreditadas no Programa de Qualificação das Operadoras. O indicador relacionado à gestão de acesso aos serviços apresentou o pior desempenho das operadoras. Os resultados deste trabalho podem ser utilizados como incentivo à acreditação e implantação de processos de melhoria.