Navegando por Autor "Silva, Girlane Cristina Siqueira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Atuações e papéis femininos: o corpo a corpo da atriz no teatro pernambucano durante a ditadura militar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-10) Silva, Girlane Cristina Siqueira da; Fernandez, Rubén Figaredo; ; http://lattes.cnpq.br/0713971478911464; ; http://lattes.cnpq.br/9681905966042670; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Oliveira, Érico José Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/3116783239543777Esta pesquisa investigou a atuação feminina no teatro pernambucano durante a ditadura milita r brasileira na década de 1970 , analisando os trabalhos de quatro atrizes dos grupos Teatro Hermilo Borba Filho, Vivencial e Expressão , que atuaram no período. Lança - se um olhar sobre o corpo feminino no teatro a partir de uma transgressão cênica corporal : a consciência de uma insubordin ação corpórea em resposta a um determinado contexto. No entanto, antes delineou - se um panorama sobre a posição artística e sociocultural da mulher no teatro, nos períodos que antecedem a ditadura no Brasil e em Pernambuco, abrangendo referências teatrais e históricas, com o objetivo de refletir sobre como estas colocações interferiram na imagem social da atriz no contexto ditatorial. Os grupos são revisitados pe los olhares das intérpretes, onde foi percebido que a visada feminina busca as relações, e neste contexto, as relações com os outros grupos de teatro da época, com os outros artistas do s grupo s em que estavam inseridas, com o contexto ditatorial, com a censura, com o teatro engajado e transgressor, com o corpo. Em paralelo, desenvolve - se uma reflexão sobre o corpo cênico que se opunha à ditadura, um corpo que viola as normas esta b elecidas, o Corpo Transgressor. A pesquisa discorre ainda sobre uma analogia entre o trabalho das atrizes que se opunham ao regime militar e as mulheres militantes. Partindo d e análises feitas com as entrevistas realizadas com as atrizes, a partir das metodologias da História Oral e da Análise do Discurs o , o estudo é desenvolvido construindo - se conexões entre as falas das artistas e os pressupostos filosóficos de Henri Bergson , acerca do corpo e da memória. É também elaborada uma reflexão sobre as mudanças do corpo feminino no teatro na História, em consonância com o conceito também filosófico do Devir M ulher de Fel ix Guattari. Constatou - se, assim, que as atrizes , desde o século XIX, constituíram um dos grupos de atores sociais femininos que modificaram a posição da mulher na História ; que a estigmatização da profiss ão d e atriz, considerada como indecente nos séculos anteriores , deixou resquícios em alguns âmbitos na atualidade e que a ideia da libertação do corpo feminino propagada pelo feminismo nos anos de 1970, configurou - se na época como a melhor forma de protesto e vai influencia r, em alguns contextos, na representação feminina em seu fazer teatral.