Navegando por Autor "Silva, Geyza Batista de Brito e"
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TCC Educação Alimentar e Nutricional na Educação Básica: transversalidade, pesquisa e intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-14) Silva, Geyza Batista de Brito e; Silva, Catarine Santos da; Silva, Helry Costa da; http://lattes.cnpq.br/2096421765562298; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; 0009-0004-1331-3919; http://lattes.cnpq.br/0003112903077212; Lima, Marcos Felipe Silva de; http://lattes.cnpq.br/7014490761333004; Vale, Diôgo; http://lattes.cnpq.br/9829771702690843Este trabalho consiste na realização de ações de Educação Alimentar e Nutricional de modo a transversalizar os conhecimentos de alimentação e nutrição em disciplinas curriculares do Ensino Médio, com base na Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (2012). Por meio da realização das ações, objetiva-se conhecer as percepções dos discentes e docentes sobre alimentação e nutrição através da aplicação de questionários e elucidar pontos positivos e desafios em torno dessa prática educativa. Foram planejadas e realizadas quatro ações de EAN, as três primeiras abordando temáticas de alimentação e nutrição presentes nas quartas capas dos livros didáticos e a última uma culminância para fechamento e socialização dos saberes adquiridos. As temáticas foram escolhidas pelos discentes e contemplaram as seguintes: “Tempos modernos pedem cuidados com a saúde’’, “Cuide bem da água’’ e “Expectativa x Realidade’’. Como resultado das vivências e da obtenção de dados dos questionários, foram elencados pontos fortes e desafios da implementação da EAN no âmbito escolar. De forma positiva, observou-se modificação na perspectiva dos discentes a respeito da alimentação e nutrição antes e depois das ações. Foram elencados desafios como a baixa participação dos discentes nas atividades e a dificuldade de integrar os docentes ao momento. Além disso, enfatizou-se os obstáculos em torno da consolidação da EAN como parte do currículo escolar. A partir desses aspectos, foi abordada a importância de identificar, discutir e sanar essas dificuldades a fim de que se torne possível ter a EAN como uma ferramenta viável na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.