Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Gesiele Farias da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Atuação da biblioteca e do bibliotecário no polo de apoio presencial a educação a distância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-17) Silva, Gesiele Farias da; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
    Estudos à respeito de novos formatos de biblioteca e de atuação do bibliotecário evidenciam a necessidade de adaptação de serviços e produtos para diferentes modalidades educacionais tais como a da Educação a Distância (EAD). Além deste aspecto, torna-se necessário vislumbrar formas alternativas de propiciar oportunidade de ensino e aprendizagem por meio desse acesso à informação e a criação do conhecimento. Dessa forma surge a necessidade de minimizar as limitações temporais e geográficas na busca dos usuários pela informação. Como objetivo geral a pesquisa visa analisar o papel da biblioteca universitária como apoio ao sistema de Educação a Distância (EAD) por meio de um estudo de caso realizado na Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento – EAD – Instituto Federal do Rio Grande do Norte no campus de Natal no Estado do Rio Grande do Norte. Objetiva especificamente: efetuar uma revisão da literatura sobre os conceitos, características, modelos e avaliações críticas no que se refere à modalidade de Educação a Distância (EAD) no Brasil, apresentar alguns parâmetros normativos e legislativos que regulam essa modalidade educacional; indicar quais são os produtos e serviços ofertados pela Biblioteca de apoio presencial à EAD do referido Instituto bem como identificar a função do bibliotecário neste contexto. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, a pesquisa documental, de caráter exploratório-descritivo com uma abordagem de cunho qualitativa; bem como método de procedimento monográfico que consiste no estudo de caso. Realiza como técnica para pesquisa um estudo de caso com coleta dos dados por meio de questionário aplicado com dois bibliotecários que atuam no Instituto. Apresenta como resultado a pesquisa realizada na unidade avaliada, identificando seus produtos e serviços direcionados aos diferentes tipos de usuários do sistema de EaD no instituto, bem como indica as atividades desempenhadas pelo bibliotecário. Como resultado identifica-se a necessidade de se projetar novos produtos e serviços direcionados, especificamente, aos usuários de EAD, distintamente do perfil exclusivamente presencial com a aplicação, sobretudo e enfaticamente, das novas tecnologias digitais para um maior alcance dos usuários. Conclui destacando a importância de estudos semelhantes e indica sugestões a serem implementadas na unidade avaliada.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM