Navegando por Autor "Silva, Francisco Jean Carlos da"
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Dissertação A ação da bancada evangélica na Câmara Municipal de Natal/RN: 2005-2008(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-06) Souza, Sandro Eugênio Tavares de; ; http://lattes.cnpq.br/8871454632145848; ; http://lattes.cnpq.br/8898247700433612; Silva, Francisco Jean Carlos da; ; http://lattes.cnpq.br/8673408185679749; Lindozo, José Antonio Spineli; ; http://lattes.cnpq.br/9490707517933297A Igreja Evangélica é uma das instituições que se apresenta como um grupo que se propõe a ser mediador entre a sociedade, o Estado e o próprio país. Entretanto a prática política dentro das Igrejas tem sido de certa feita autoritária, manipuladora e intolerante e perceberemos esta realidade na análise deste trabalho. Mesmo compreendendo que a Igreja, como instituição, tem formado uma opinião sobre o que é certo ou errado nas suas comunidades enquanto instituição social, é possível observar na sociedade contemporânea uma crescente ocupação religiosa da esfera pública e em todos os segmentos da sociedade brasileira a presença de evangélicos. Um dos desafios é a discussão das práticas cristãs evangélicas quando a apropriação do mandato legitimado pelo voto acontece, qual é a ação real dos “políticos de cristãos”? Quais as contribuições sociais para recuperar pessoas, lugares e cidades? Qual a competência em trabalhar em prol do outro promovendo conquistas na saúde, emprego, segurança, educação? O propósito desta dissertação é contribuir para o questionamento da lógica vigente e da construção prevalecente dos ideários cristãos na política. Desenvolver uma investigação tomando como referência a ausência de um estudo sobre a atividade dos vereadores evangélicos de Natal durante o período de 2004 -2008, para que se possa atribuir um julgamento de valor com base em informações das ações dos vereadores evangélicos na Câmara Municipal de Natal.Dissertação Os batistas regulares e as armadilhas históricas do iluminismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-30) Silva, Francisco Jean Carlos da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220478E4; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comTomando como campo de pesquisa as Igrejas Batistas Regulares do Norte, o trabalho procura contribuir para uma nova visão mais acurada do quadro da religiosidade protestante brasileira. Instaladas desde 1938, as Igrejas Batistas Regulares têm representado e produz seu discurso através de suas 58 igrejas espalhadas pelo estado, além de contar com uma E0scola Teológica, dois Acampamentos, uma Associação (AIBRERN) e uma Casa de Assistência Espiritual aos Dependentes de Drogas (CAEDD). Uma reflexão sobre o substrato simbólico da espiritualidade do grupo acompanha a descrição externa de sua presença no RN. Entendemos que os Batistas Regulares representam mais uma tradução de um discurso religioso da modernidade e que seu enfoque é a herança de um fundamento cristão pautado pelo racionalismo iluminista. Assim, observamos esse agrupamento procurando encontrar em suas doutrinas, práticas e regras de condutas, uma demonstração de que o espírito da pós-modernidade desafia o grupo a uma nova dinâmica no modelo conservador de sua espiritualidadeTese Entre cristo e o diabo:o ideário do Colégio Americano Batista do Recife (1902-1942)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Silva, Francisco Jean Carlos da; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/8673408185679749; Albuquerque, Roque Nascimento; ; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2Devido à ausência de trabalhos sobre a história das escolas batistas na região Nordeste do Brasil, se faz importante compreender a reconstituição histórica da educação protestante batista. Embarcamos nessa empreitada como possibilidade de compreender a presença das escolas protestantes e seu ideário em solo brasileiro. O nosso objetivo é o de promover uma reflexão que tenha como dimensão axial a educação protestante dos batistas, no tempo, situaremos o debate entre 1902-1942. A escolha da delimitação temporal (1902-1942) se deu porque 1902 foi o ano de fundação do Colégio Americano Batista do Recife e 1942 o ano do término do ciclo da gestão dos diretores norte-americanos. Compreender a funcionalidade temporal de uma instituição escolar se justifica quando entendemos que a história da educação é a história de um trabalho de auto e heteroformação, num quadro que tem a instituição escolar como principal suporte que pode possibilitar uma leitura da realidade. Também pretendemos analisar a cultura escolar trazida ao Brasil pelos missionários norte-americanos e sua aplicabilidade no contexto histórico-cultural brasileiro, e assim demonstrar a hipótese de que a contribuição educacional dos batistas somada à participação dos demais protestantes históricos promoveu avanços na sociedade brasileira. Possivelmente tendo como pressuposto que os batistas foram portadores dos ideais democráticos da liberdade religiosa, tidos por muitos como representantes e versão religiosa do regime republicano. Além de promover no Brasil um modelo metodológico diferenciado de fazer escola, pautado nos ideais da Escola Nova e na ética da Bíblia. Nossa proposta de pesquisa busca o entendimento de como os missionários norte-americanos se fixaram no Brasil e quais foram os propósitos de adicionarem aos esforços da evangelização a educação formal, binômio que fundamentou a criação de escolas. Uma visão de salvar, pela evangelização e educação, os homens que sofreram ataques do Diabo em detrimento da ética de Cristo