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Navegando por Autor "Silva, Francisco Gabriel Ferreira da"

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    TCC
    Contribuições das vivências na atenção primária à saúde para a formação do sanitarista: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Silva, Francisco Gabriel Ferreira da; Silva, Ísis de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/9149823220484501; Lima, Dinorah de França; Brito, Ewerton William Gomes
    A atuação do Sanitarista tem como objetivo a melhoria dos serviços de saúde, contribuir com os profissionais e usuários, tanto no planejamento e gestão quanto na formulação de políticas públicas de saúde. Ainda enquanto formação o estudante perpassa por experiências que o aproxima da realidade profissional. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições das vivências na Atenção Primária à Saúde para a formação do graduando em saúde coletiva. O presente estudo foi desenvolvido por meio de dois métodos de pesquisa, uma revisão narrativa da literatura sobre o tema, que seguiu os seguintes passos: definição da pergunta de pesquisa; identificação das fontes de informação relevantes; leitura e seleção das evidências; organização, análise e interpretação dos resultados. A pesquisa foi realizada em bases de dados, como a Scielo, Google Acadêmico, repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) seguindo os descritos: Formação and “Saúde Coletiva” and Estágio and “Atenção Primária à Saúde”; “Estágio na Atenção Primária à Saúde” and “Saúde Coletiva”; e Formação and “Saúde Coletiva”. Complementar a esse estudo, a vivência do estágio curricular em Saúde Coletiva, baseado na inserção do discente no serviço, permitindo conhecer a realidade e as práticas de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Conforme a análise dos resultados, foram identificados sete arquivos, publicados entre os anos de 2013 e 2023, entre eles os seguintes métodos foram utilizados, 3 (42.86%) documentos utilizaram o método de relato de experiência, 2 (28.57%) são estudos teóricos, 1 (14.29%) estudo de caso, e 1 (14.29%) revisão integrativa da literatura. Assim, o ensino-serviço através do estágio e a sintetização do conhecimento disponível sobre o tema em questão, a partir de uma análise crítica da literatura, configuram-se como uma estratégia essencial para a integração da teoria com a prática profissional do sanitarista. A oportunidade de vivenciar o cotidiano da unidade, demonstraram a complexidade do processo de trabalho em equipe na Atenção Primária. Nesse sentido, promove um aprendizado mútuo, contribuindo para o aprimoramento das habilidades práticas do discente, impacto na comunidade e nos serviços em que ocorrem as vivências, tendo em vista a realidade social e a dinâmica do território em que o campo de estágio está inserido. Somando-se aos conteúdos que a literatura já traduz sobre e a repercussão da atividade prática enquanto formação, possibilitando a divulgação da prática profissional
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