Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Fabyo Anderson Bernardo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Psicomotricidade relacional e membro fantasma: contribuições terapêuticas em mulheres mastectomizadas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-10) Silva, Fabyo Anderson Bernardo; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Coquerel, Patrick Ramom Stafin
    A incidência de alterações psicológicas em mulheres com esse diagnóstico, quais sejam: depressão, ansiedade, temor da solidão, da morte e dos efeitos adversos do tratamento, além de sentimento de impotência e fracasso. É elencada como práxis profissional a formação de grupos terapêuticos em hospitais especializados em amputação, que abordem não apenas a mutilação física, mas também a simbólica e convoque os pacientes a descrever, por meio das linguagens verbal e não verbal o ser em falta, o eu corporal percebido muitas vezes como deficitário. Pretende-se compreender através da psicomotricidade relacional como estabelecer uma proposta terapêutica de simbolização do membro amputado, mais especificamente a mama, que denota um marco da feminilidade da mulher e os sentimentos que emergem em pacientes que se submetem à mastectomia, em consequência de acometimento por neoplasia maligna. Partimos da psicomotricidade relacional como ferramenta terapêutica para perscrutar os modos possíveis de simbolização do membro amputado, mais especificamente a mama, que denota um marco da feminilidade da mulher. Estima-se com esse projeto potencializar capacidade criativa de cada paciente, a disponibilidade corporal para as sessões psicomotoras e a utilização de recursos lúdicos como contribuições terapêuticas salutares para uma (re)significação da história de vida de cada paciente contemplado por esse saber que tem sua construção no corpo enquanto vivacidade metafisica.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM