Navegando por Autor "Silva, Fábio Thierry Domingues da"
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Dissertação Ensino e aprendizagem de cartografia por meio de missões contextualizadas em jogos digitais de RPG(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Silva, Fábio Thierry Domingues da; Madeira, Charles Andryê Galvão; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; https://orcid.org/0009-0004-0702-8724; http://lattes.cnpq.br/9901931981992981; Sena, Ítalo Sousa de; Petry, Arlete dos Santos; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000O ensino de cartografia, inserido no contexto da disciplina de Geografia, enfrenta significativas deficiências devido a uma série de desafios que geram déficits que se alastram ao longo da vida das pessoas. A escassez de recursos, formação e atualização dos professores, falta de interesse dos estudantes, metodologia de ensino defasada e entre outros, são alguns desses fatores. Uma alternativa de mudança é sua articulação com a realidade dos estudantes, estabelecendo conexões entre os conteúdos, incentivando o protagonismo na construção do conhecimento geográfico com inovações nas tecnologias educacionais, especialmente jogos educacionais digitais, valorizando as experiências, conhecimentos e identidades dos estudantes. No entanto, para que os jogos digitais atinjam todo seu potencial é necessário que sejam contextualizados por meio de desafios envolventes, estimulando a reflexão, análise crítica e engajamento. Neste contexto, um caminho possível é explorar os jogos de Role-Playing Game (RPG) como um ambiente de experimentação com a criação de quests/missões. Dessa forma, este estudo visou desenvolver quests cartográficas em um recurso didático no formato de jogo educacional digital, voltado ao ensino de Geografia, capaz de possibilitar a prática cartográfica de forma imersiva e divertida. Assim, esta pesquisa é classificada como um estudo de caso que envolve uma análise aprofundada e abrangente de estratégias adaptadas para o ensino e aprendizagem cartográfica por meio de quests, visando obter um conhecimento detalhado sobre os jogos educacionais digitais, contando com um Mapeamento Sistemático da Literatura realizado com a finalidade de procurar trabalhos que possuem o mesmo perfil de desenvolvimento de jogos educacionais digitais para a temática de Cartografia. Para o design e a implementação das quests, foram utilizados métodos e técnicas no ambiente de desenvolvimento de modificações do jogo Minecraft. Durante as atividades, foram realizadas validações tanto das experiências quanto dos conhecimentos dos participantes, as quais demonstraram um impacto positivo, com um aumento significativo na motivação dos envolvidos. Embora as quests tenham obtido resultados satisfatórios, a avaliação formal do conteúdo necessita de mais estudos para fornecer uma análise detalhada dos problemas de aprendizagem, evidenciando a necessidade de uma abordagem que integre as interações dos jogadores para uma avaliação mais precisa. Este estudo visa demonstrar que é possível a participação ativa do professor na concepção de um jogo educacional digital, superando os desafios associados ao uso de novas tecnologias digitais na educação.