Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Fábio Francisco Azevedo da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Modelo integrado para previsão e alocação de recursos em projetos acadêmicos por meio do Life Cycle Canvas, CECS e PERT
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-06) Silva, Fábio Francisco Azevedo da; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; https://orcid.org/0009-0000-5447-9019; http://lattes.cnpq.br/0886632936955615; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Silva, Rafael Rodrigues da
    O cenário educacional brasileiro enfrenta desafios importantes, especialmente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), devido a crises econômicas e restrições orçamentárias. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esses desafios impactam diretamente a execução de projetos acadêmicos. Diante disso, este estudo propôs um modelo integrado para previsão e alocação de recursos financeiros em projetos acadêmicos integrando ao Life Cycle Canvas (LCC), o Cost Estimate Classification System (CECS) e o Program Evaluation and Review Technique (PERT). O modelo busca melhorar a gestão financeira dos projetos, reduzindo a necessidade de aditivos contratuais e aumentando a precisão nas estimativas de custos, com base na maturidade do projeto. Foram simulados cenários financeiros (otimista, provável e pessimista), com base nas estimativas PERT, classificados segundo o CECS e avaliados conforme a maturidade do projeto, inseridos no LCC. Os resultados indicaram que o modelo é adequado para o planejamento e gestão de projetos acadêmicos, gerando variações orçamentárias de até 5%, alinhadas aos aditivos registrados no período do projeto. Embora o modelo tenha sido testado um único tipo de projeto, seu potencial de aplicação em um conjunto maior de projetos acadêmicos é promissor. A implementação do modelo pode auxiliar os coordenadores na elaboração de orçamentos e justificativas técnicas, promovendo a eficiência e a transparência na gestão dos recursos financeiros, além de contribuir para o sucesso dos projetos acadêmicos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM