Navegando por Autor "Silva, Fábio Francisco Azevedo da"
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Dissertação Modelo integrado para previsão e alocação de recursos em projetos acadêmicos por meio do Life Cycle Canvas, CECS e PERT(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-06) Silva, Fábio Francisco Azevedo da; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; https://orcid.org/0009-0000-5447-9019; http://lattes.cnpq.br/0886632936955615; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Silva, Rafael Rodrigues daO cenário educacional brasileiro enfrenta desafios importantes, especialmente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), devido a crises econômicas e restrições orçamentárias. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esses desafios impactam diretamente a execução de projetos acadêmicos. Diante disso, este estudo propôs um modelo integrado para previsão e alocação de recursos financeiros em projetos acadêmicos integrando ao Life Cycle Canvas (LCC), o Cost Estimate Classification System (CECS) e o Program Evaluation and Review Technique (PERT). O modelo busca melhorar a gestão financeira dos projetos, reduzindo a necessidade de aditivos contratuais e aumentando a precisão nas estimativas de custos, com base na maturidade do projeto. Foram simulados cenários financeiros (otimista, provável e pessimista), com base nas estimativas PERT, classificados segundo o CECS e avaliados conforme a maturidade do projeto, inseridos no LCC. Os resultados indicaram que o modelo é adequado para o planejamento e gestão de projetos acadêmicos, gerando variações orçamentárias de até 5%, alinhadas aos aditivos registrados no período do projeto. Embora o modelo tenha sido testado um único tipo de projeto, seu potencial de aplicação em um conjunto maior de projetos acadêmicos é promissor. A implementação do modelo pode auxiliar os coordenadores na elaboração de orçamentos e justificativas técnicas, promovendo a eficiência e a transparência na gestão dos recursos financeiros, além de contribuir para o sucesso dos projetos acadêmicos.