Navegando por Autor "Silva, Elder Samuel Taveira da"
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TCC Aerodynamic analysis of a scramjet for atmospheric flight(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11) Silva, Elder Samuel Taveira da; Toro, Paulo Gilberto de Paula; George Santos Marinho; Borba, Gilvan Luiz; Cavalcanti, Eduardo José CidadeThis paper presents an aerodynamic conception of an academic scramjet designed for a flight at 6.2 km of altitude with a speed corresponding to Mach number 4.18, which will be coupled to the intermediate training rocket (FTI) of the Barreira do Inferno Launch Center (CLBI) in Rio Grande do Norte (RN), Brazil. The current means of access to space is limited by the quantity of fuel that rockets need to take to get out of the dense layers of the atmosphere, which causes little payload to be boarded, limiting aerospace activities. The scramjet technological demonstrator is being studied as a new technology of access to space, as this technology proposes a new system of airbreathing propulsion. The proposed academic scramjet will be coupled in the FTI, functioning as a second stage in order to obtain more power during the flight. Calculations were made in the geometry variation in order to select the best compression and expansion section for the scramjet, with heat addition. In the compression section, only one configuration with three tamps was considered. The analytical results were compared with simulation results.TCC Análise dos esforços de dobramento aplicado por uma calandra de perfil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-17) Dantas, Rafael de Carvalho; Silva, Luiz Claudio Ferreira da; Souza, Luiz Guilherme Meira de; Silva, Elder Samuel Taveira da; Soares, Artur Wivys de AraújoTeve-se a ideia de construir uma máquina a qual fosse possível analisar o sistema de transmissão de potência. A partir disso, viu-se que era possível construir uma calandra apenas com materiais de sucata para baratear os custos e também seria uma maneira de fazer um reaproveitamento desses materiais levando em conta a questão do meio ambiente. Porém ao comprar os materiais, foram observados vários problemas no projeto. Foram usados conceitos aprendidos durante o curso para solucionar esses problemas da melhor forma possível. Na escolha dos materiais que iriam constituir a calandra teve-se muita cautela na seleção, tendo em vista que, cada material fosse aproveitado da melhor forma possível, um exemplo disso foi o tarugo, que ao passar por um processo de fabricação seria o eixo de transmissão, foi escolhido para o eixo um aço de alta dureza, pois sabía-se que o mesmo passaria por esforços que exigiria dureza. Nessa construção foram usados diversos processos de fabricação e conformação para que na hora da montagem tudo se encaixasse da melhor forma possível, sem interferências. Processos esses de torneamento, soldagem, corte plasma e também utilizamos uma furadeira eletromagnética para fazermos furos nas chapas. A ideia da calandra foi muito proveitosa pois conseguiu-se obter resultados positivos em seu funcionamento com um baixo custo na construção, se comparamos custo benefício nosso projeto foi muito proveitoso.Dissertação Estudos sobre o uso de um motor scramjet como estágio atmosférico em um veículo lançador de nanossatélites(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Silva, Elder Samuel Taveira da; Silva, Douglas do Nascimento; Toro, Paulo Gilberto de Paula; https://orcid.org/0000-0001-5934-9491; http://lattes.cnpq.br/0841120842454720; http://lattes.cnpq.br/7303604061460969; Fernandez, José Henrique; http://lattes.cnpq.br/4207470264780724; Martos, João Felipe de AraújoEsta Dissertação de Mestrado apresenta um projeto preliminar de um veículo aeroespacial, utilizando propulsão hipersônica aspirada baseada em combustão supersônica (tecnologia scramjet), para voo atmosférico a 20 km de altitude, em velocidade hipersônica, correspondente ao número de Mach 5,79. Scramjet é um motor aeronáutico sem partes móveis, onde o veículo aeroespacial integrado a tecnologia scramjet (sistema de propulsão) deverá ser acoplado ao motor foguete. O atual meio de acesso ao espaço é limitado pelo sistema de propulsão química (combustível sólido e/ou líquido) levado a bordo de foguetes. A tecnologia da combustão supersônica (scramjet) está sendo estudada como um sistema de propulsão aspirada, a ser utilizada na fase atmosférica terrestre, para acesso ao espaço. Um demonstrador foi projetado para ser acoplado ao motor foguete Sonda III, para operar como segundo estágio, iniciando a operação à 20 km de altitude. A teoria de ondas de choque oblíquas planas, a teoria de adição de calor em escoamento unidimensional (teoria de Rayleigh) e teoria de ondas de expansão (de Prandtl-Meyer) acoplada a razão de área são aplicadas no projeto das seções de compressão, de combustão e de expansão, respectivamente, do demonstrador scramjet com configuração de admissão interna. Foi considerada velocidade em regime permanente, escoamento unidimensional e ar em condições de gás caloricamente perfeito. São apresentadas as propriedades termodinâmicas (pressão, temperatura, massa específica, velocidade do som) e velocidade do escoamento (número de Mach) ao longo da linha de corrente do bordo de ataque até o bordo de fuga do demonstrador, considerando escoamento sem e com efeitos de camada limite, para as condições de sem queima de combustível (power-off) e com queima de combustível (power-on). Por fim, apresenta-se o projeto conceitual e uma breve abordagem sobre engenharia de sistemas no desenvolvimento de um veículo lançador de nanossatélites.