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Navegando por Autor "Silva, Eduardo Cristiano Hass da"

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    Anais
    Anais do V Encontro Geoparque Seridó: realizado entre 08 e 10 de novembro de 2023
    (2023-11) Silva, Eduardo Cristiano Hass da; Silva, Matheus Lisboa Nobre da Silva
    No período de 08 a 10 de novembro de 2023 ocorreu na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó - FELCS/UFRN, em Currais Novos, a quinta edição do Encontro Geoparque Seridó. Um evento já consolidado no calendário do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO e responsável por reunir produtores, artesãos, profissionais e professores de diferentes áreas, empresários, gestores, entre outros atores locais, para discussões sobre o desenvolvimento sustentável do geoparque e seu território. Este ano o tema do evento foi “Sustentabilidade e Empreendedorismo Social” de forma a discutir diferentes formas de promoção deste desenvolvimento. Para isso, a programação contou com conferências, painéis temáticos, workshops e apresentação de trabalhos, além de uma programação cultural, especialmente pensada para o geoparque. Além disso, foi realizada uma visita técnica, com os participantes que desejarem, a geossítios da cidade de Acari, durante o dia 10 de novembro. Os anais aqui publicados compreendem 32 trabalhos apresentados durante a programação, divididos em três Grupos de Trabalhos (GTs), sendo 13 trabalhados do GT 1 – Sustentabilidade em Territórios de Geoparques, 11 do GT 2 – Cultura e Sociedade e 8 do GT 3 – Turismo, Empreendedorismo e Hospitalidade.
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    TCC
    Análise da oferta turística do município de Lajes Pintadas (RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Gusmão, Lucas Lima; Taveira, Marcelo da Silva; http://lattes.cnpq.br/5767015765890172; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Costa, Êndel Raul Pacheco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548
    Lajes Pintadas é um município localizado no estado do Rio Grande do Norte, caracterizando-se como uma localidade ainda pouco explorada sob o ponto de vista turístico. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a oferta turística do município, tratando de entender como se elabora um planejamento turístico de uma localidade, estudando a oferta turística, a infraestrutura, os atrativos com mais visibilidade, como afeta a economia, a sustentabilidade além do desenvolvimento local. Além de estratégias de promoção turística e entender quais são as dificuldades enfrentadas em promover o turismo além de falar sobre planejamento turístico. Para isso, a metodologia aplicada neste estudo foi uma análise qualitativa com base em pesquisa descritiva e exploratória, avaliando a oferta turística do município. Os resultados evidenciam que Lajes Pintadas tem uma oferta diversa e possui potencial para o desenvolvimento do turismo, contando com 3 meios de hospedagem, 18 equipamentos de alimentos e bebidas, com uma infraestrutura regular. Conclui-se que Lajes Pintadas tem potencial turístico, mas que ainda precisa ser fomentado, além de uma melhora na infraestrutura turística.
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    TCC
    Apropriação dos bens culturais de Santa Cruz/RN pelas agências de viagens receptivas: um levantamento das publicações no Instagram (2022-2023)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-22) Fonseca, Robson Marllan Fialho de Lima; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Santos, Rafaela Cláudia dos; https://orcid.org/0000-0002-9597-7265; http://lattes.cnpq.br/1810731894320344
    O estudo tem como objetivo realizar o levantamento das estratégias de apropriação dos bens culturais de Santa Cruz/RN, enquanto atrativos turísticos, no Instagram das agências receptivas do município, nos anos de 2022 e 2023. O referencial teórico mobiliza os estudos sobre cultura, patrimônio cultural e cidades. A metodologia adotada para realizar a pesquisa contou com o contato com as agências receptivas do município e, com a realização de um levantamento das publicações nos perfis do Instagram, para identificar as estratégias de apropriação dos bens culturais. Os resultados evidenciam que as agências receptivas de Santa Cruz/RN possuem estratégias mínimas de apropriação dos bens culturais da cidade. É possível afirmar que, por mais que as agências atuem como receptivas no mercado turístico, o foco principal de atuação para a comercialização é o turismo emissivo. Quando os bens culturais do município aparecem, o atrativo principal é o Santuário de Santa Rita de Cássia.
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    TCC
    As atividades lúdicas no ensino da língua espanhola na educação básica brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Assis, Elisane Cristiane Pires de; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; http://lattes.cnpq.br/3850018150747926; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505
    Esse trabalho tem como temática as contribuições das pesquisas científicas nacionais sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. A pesquisa teve como principal objetivo investigar o conceito de ludicidade na construção dos conhecimentos da Língua Espanhola em estudos científicos voltados à Educação Básica no Brasil, além de identificar quais os tipos de atividades lúdicas são apresentados nas pesquisas brasileiras; verificar as perspectivas teóricas adotadas por essas pesquisas e analisar suas contribuições sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. O trabalho constou de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritivo, e recorreu à análise de conteúdo, em artigos de revistas nacionais, monografias, teses e dissertações brasileiras. Os resultados revelaram que a ludicidade desempenha um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem do Espanhol como segunda língua, proporcionando um ambiente mais estimulante e produtivo para os alunos na Educação Básica. Diversos tipos de atividades lúdicas foram identificados nas pesquisas brasileiras, demonstrando uma variedade de abordagens utilizadas para promover a ludicidade no contexto educacional. Essas abordagens são embasadas por uma fundamentação teórica, envolvendo contribuições de pesquisadores renomados, como Vygotsky (2010); Spinelli (2011); Melo (2013); Luckesi (2014); Rodrigues (2015); Oliani (2016), Oliveira (2017); Pini (2017); Costa (2018); Freitas (2018); Baptista (2019); Mendes (2020); Silva (2020); Anjos (2021) e Carvalho (2022). A presença dessas teorias nessa pesquisa evidência a variedade de perspectivas teóricas que sustentam as atividades práticas para a promoção da ludicidade, contribuindo assim para o enriquecimento do cenário educacional brasileiro.
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    TCC
    Cartilha patrimonial: uma viagem pelo patrimônio cultural edificado de Jardim do Seridó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Paiva, Maria José Silva de Medeiros; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; Martins, Maria Niedja Pereira
    O presente estudo objetivou a elaboração de uma cartilha patrimonial didática que subsidiasse a apropriação do Patrimônio Cultural edificado de Jardim do Seridó pela Educação (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e por atividades relacionadas ao Turismo Cultural. Metodologicamente, recorreu à Educação Patrimonial, entendida como um processo educativo que tem o patrimônio cultural como foco. Por meio das atividades (formais e não-formais), os indivíduos se reconhecem e constroem o aprendizado sobre sua identidade e sua cultura e nesse sentido é um instrumento de relevante significação para ser aplicado no contexto escolar. O trabalho fundamenta-se nas discussões sobre Patrimônio Cultural e Turismo Cultural. Foram pesquisadas 13 edificações que compõem parte desse Patrimônio. Espera-se que este trabalho consiga auxiliar educadores e profissionais do turismo nas atividades de turismo pedagógico e turismo cultural na localidade.
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    Livro
    Catálogo da exposição "Vozes, histórias e memórias da zona rural de Currais Novos/RN: Povoado Trangola e Comunidade Queimadas"
    (Edição do Organizador, 2025) Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448
    A exposição “Vozes, Histórias e Memórias da Zona Rural de Currais Novos/RN: Povoado Trangola e Comunidade Queimadas” resulta da articulação de ações realizadas em projetos de ensino, pesquisa e extensão, junto ao curso de Turismo da FELCS/UFRN. É constituída por um conjunto de banners relacionados a duas comunidades da Zona Rural de Currais Novos, de autoria do professor coordenador do Grupo de Estudos em Patrimônio Cultural e Turismo da FELCS/UFRN (GEPCTur), alunas(os) e egressas(os) do curso de Turismo da FELCS/UFRN, bem como de egressos do curso de História do CERES/UFRN. A exposição é dividida em dois módulos. O primeiro, intitulado “Trangola, Vozes”, conta com banners de diversos autores, cuja narrativa é construída pelo prof. Dr. Eduardo Cristiano Hass da Silva, pela discente Priscila Pauliany Eloy da Costa (Turismo FELCS/UFRN) e pela designer Ma. Layanne Ferreira dos Santos. O segundo módulo, “Queimadas, Vozes”, conta com banners de autoria das alunas e dos alunos do GEPCTur, com a narrativa organizada pelo prof. Dr. Eduardo Cristiano Hass da Silva, pela discente Sheyla Maria das Neves Soares (Turismo - FELCS/UFRN) e pela designer Ma. Layanne Ferreira dos Santos. Venha conhecer um pouco mais sobre o Povoado Trangola e Comunidade Quilombola de Queimadas! Embarque nessa leitura!
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    TCC
    Como iniciar e gerir um empreendimento hoteleiro em tempos de pandemia? O caso da Pousada Aconchego (Currais Novos-RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-12) Soares, Cleydson Deyvid de Lima; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481
    A crise sanitária socioeconômica da atualidade, ocasionada pela pandemia de Covid-19, afetou diretamente o setor turístico, levando ao fechamento de diversos meios de hospedagem. Em um movimento inverso ao presenciado no país, a Pousada Aconchego, em Currais Novos-RN iniciou suas atividades durante o período pandêmico. Dessa forma, a presente investigação tem o objetivo de analisar o processo de criação e gerenciamento da Pousada Aconchego, em Currais Novos-RN, durante o período de pandemia de Covid-19. O estudo possui relevância científica, social e pessoal, bem como ineditismo temático. Os referenciais teóricos empregados articulam a temática da pandemia com o turismo, em especial a partir do empreendedorismo e liderança em meio de hospedagem. A pesquisa recorreu à entrevista do proprietário da Pousada Aconchego, analisada a partir dos referenciais apontados. Os resultados apontam que os fatores determinantes que ocasionaram o desenvolvimento da Pousada Aconchego durante o período pandêmico foram a rede de apoio e a experiência adquirida no setor hoteleiro pelo empreendedor que estava à frente desse projeto.
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    TCC
    Complexo Cultural Santá (Santa Cruz/RN): possibilidades de articulação entre turismo cultural e artesanato?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Silva, Keity Kauane Pereira da; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; https://lattes.cnpq.br/3171218274934640; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481
    O Complexo Cultural Santá está localizado na cidade de Santa Cruz/RN. É um espaço sociocultural, para a realização de eventos, alimentação e comercialização de artesanato. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo “Realizar uma análise do Complexo Cultural Santá e suas possibilidades de apropriação pelo turismo cultural e, como forma de fomento para o desenvolvimento socioeconômico dos artesãos de Santa Cruz/RN” Foram utilizados como instrumentos metodológicos da pesquisa: levantamento bibliográfico acerca do tema do trabalho, aplicação de questionário e, preenchimento de formulário. O referencial teórico articula os conceitos de turismo cultural e artesanato. Durante a análise dos dados obtidos, pode-se observar as características da estrutura física e das associações que comercializam dentro do Complexo Cultural Santá. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram as potencialidades do espaço e seus possíveis entraves para a baixa utilização dele. Por fim, considera-se o espaço um potencial atrativo para apropriação pelo Turismo Cultural.
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    TCC
    Do complexo arqueológico do Xique-xique ao talhado do Gavião: roteiro cultural arqueológico de Carnaúba dos Dantas-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-02) Silva, Joalyson de Medeiros Dantas da; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Santos, Rafaela Cláudia dos; https://orcid.org/0000-0002-9597-7265; http://lattes.cnpq.br/1810731894320344
    O presente estudo tem como objetivo geral construir uma proposta de roteiro cultural arqueológico da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN, apresentando opções aos turistas e visitantes e contribuindo para a valorização do patrimônio cultural regional. Desenvolvido de forma interdisciplinar, o roteiro integra abordagens teóricas da Arqueologia, Turismo, História e Cultura ao patrimônio cultural da região. A produção do roteiro combina revisão bibliográfica com a coleta de dados primários, utilizando diferentes metodologias para entender a história e os vestígios arqueológicos locais. O roteiro proposto pretende oferecer aos visitantes uma experiência cultural e educativa, apropriando sítios arqueológicos importantes para a identidade do local. O roteiro tem duração de um dia e é composto por cinco sítios arqueológicos. Além de incentivar o turismo cultural, pode contribuir para o crescimento econômico da comunidade, oferecendo novas oportunidades de emprego e renda, especialmente no setor turístico
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    TCC
    Os efeitos da pandemia de COVID-19 no mercado de trabalho do turismo de Santa Cruz – RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Silva, Aline Costa da; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505
    O ano de 2020 presenciou o início da pandemia de covid-19, responsável por uma das maiores crises sanitária, econômica e social que o mundo já enfrentou. O turismo esteve entre os setores econômicos mais impactados pela pandemia, devido às restrições de circulação de pessoas e ao fechamento temporário do comércio e de serviços não essenciais. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo dimensionar os impactos da pandemia de covid-19, de 2020 a 2022, no mercado de trabalho do setor de turismo no município de Santa Cruz, importante destino regional de turismo religioso do Rio Grande do Norte. A pesquisa é de natureza exploratória, com uma abordagem de análise quantitativa. As principais fontes de informação exploradas na pesquisa foram o Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério da Economia, e o banco de dados do Painel de Empresas do DataSebrae. Os resultados permitem afirmar que as empresas do setor de hospedagem, agências de viagens e restaurantes geram um baixo número de empregos formais em Santa Cruz e com a pandemia, as empresas de restaurantes e similares foram as que apresentaram a maior perda de empregos, especialmente no ano de 2021.
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    TCC
    Entre o milagre e a guerra: roteiro cultural de Florânia/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Silva, Paula Toscano; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481
    O município de Florânia, localizado no interior do Rio Grande do Norte, no Seridó potiguar, conta com uma série de bens culturais que dialogam com a história da cidade, e se relacionam com a fé, a cura, o misticismo e a II Guerra Mundial. Dessa forma o presente trabalho configura-se na proposição de um roteiro cultural, sendo seu objetivo geral, construir um roteiro cultural, contemplando a memória, história e valorização do patrimônio cultural no município de Florânia/RN. Para a elaboração do estudo, foram utilizados os conceitos de patrimônio cultural e Turismo cultural. Recorreu-se a materiais bibliográficos, análises de website e aplicação de questionários com profissionais da história, cultura e turismo de Florânia. A partir disso, elaborou-se o roteiro com 6 lugares que podem ser articulados em uma narrativa possível sobre o município. As considerações mostram que o roteiro pode proporcionar o desenvolvimento de atividades turísticas bem como a valorização dos bens culturais.
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    TCC
    Entre skins e vantagens: o impacto das microtransações no comportamento de consumo de crianças e adolescentes nos jogos eletrônicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Silva, Luiz Gustavo de Araújo; Paes, Cristóvão Alves De Souza; http://lattes.cnpq.br/0206268345020691; Pereira, Marcelo Henrique Neves; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505
    Este artigo analisa o impacto das microtransações no comportamento de consumo de crianças e adolescentes no jogo Roblox, utilizando a metodologia netnográfica para investigar as interações e percepções dos jogadores. Fundamentada em teorias como o Fear of Missing Out (FoMO) de Przybylski et al. (2013) e os princípios de persuasão de Cialdini (2012), a pesquisa aborda estratégias de marketing que incluem escassez, exclusividade e engajamento promovido por influenciadores, além do modelo Games-as-a-Service (GaaS). Os resultados indicam que, embora as microtransações possam enriquecer a experiência de jogo para alguns usuários, também geram frustrações financeiras e emocionais em outros, evidenciando desigualdades e pressões éticas. O estudo conclui que práticas de monetização mais responsáveis e regulamentadas são fundamentais para proteger o público infantojuvenil das influências comerciais exacerbadas no ambiente de jogos online.
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    TCC
    Espanhol para fins específicos: relato de experiência em um projeto de extensão com foco no turismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Dantas, Letícia Rafaela; Oliveira, Marcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Mesquita Neto, José Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0003-1302-4119; http://lattes.cnpq.br/8407199058227431
    O ensino de espanhol voltado ao turismo se apresenta como uma área estratégica, especialmente em locais onde o setor desempenha um papel importante na economia. Este artigo descreve a experiência de um projeto de extensão intitulado "Educação profissional em Língua Espanhola para os operadores do Turismo no Geoparque Seridó", realizado na cidade de Lagoa Nova, RN, durante o ano de 2024. O objetivo principal deste relato de experiência é descrever o desenvolvimento de atividades no projeto de ensino de espanhol turístico, fazendo a análise das práticas adotadas em sala de aula estavam coerentes as abordagens comunicativas no ensino de línguas. Visa também discutir as dificuldades encontradas durante o percurso, como a falta de materiais didáticos específicos e a ausência de pesquisas acadêmicas que estejam voltadas para essa área de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi exploratória assim como descritiva, que define essa abordagem como um análise de exemplos práticos. O estudo focou em atividades práticas realizadas em sala, de vocabulário, gramática e exercícios de pronúncia, comparando as teorias sobre o ensino de línguas de especialidade. GOMES, 2015 destaca que o turismo é uma atividade baseada na comunicação e interação intercultural, demandando dos profissionais conhecimentos amplos e diversificados em áreas como Geografia, História, Economia e Línguas Estrangeiras. O referido projeto demonstrou a necessidade e importância da capacitação de línguas para o setor do turismo, em especial regiões com grande potencial que envolvem o geoparque. As atividades baseadas na abordagem comunicativa se mostram eficazes para a formação dos profissionais sendo preparados para o turismo. No entanto, a necessidade de materiais didáticos especializados indicou a ausência de mais pesquisas e desenvolvimento de recursos pedagógicos que estejam focados no espanhol turístico. Diante disso o projeto reforçou a relevância de ajustar o ensino de acordo com as demandas surgidas durante o processo dos aprendizes. O projeto por sua vez serve como ponto de partida para futuras iniciativas que liguem o ensino e aprendizagem, contribuindo para uma melhor qualificação dos trabalhadores do turismo.
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    TCC
    Festival de Inverno da Comunidade Serra Verde (Lajes Pintadas/São Tomé, RN): aspectos positivos e negativos das edições de 2022 a 2024.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Dantas, Caroline Kelly de Oliveira; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; https://lattes.cnpq.br/0025198750938571; Todesco, Carolina; https://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Pinheiro, Isabelle de Fatima da Silva; https://orcid.org/0000-0002-2320-2399; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313
    A comunidade Serra Verde fica localizada na zona rural, entre as cidades de São Tomé (região Potengi) e Lajes Pintadas (região do Trairi), no estado do Rio Grande do Norte, sendo administrada pela prefeitura de Lajes Pintadas. Desde o ano de 2022, os dois municípios, em parceria, promovem o Festival de Inverno da Comunidade Serra Verde. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo geral identificar os aspectos positivos e negativos do evento Festival de Inverno da comunidade Serra Verde (Lajes Pintadas/São Tomé/RN) das edições 2022 a 2024, para a economia e a comunidade local. O referencial teórico mobilizado entende os eventos como importante campo de estudos na área do turismo, os quais podem atrair incentivos financeiros, dar visibilidade e trazer benefícios para o município e/ou comunidade sede. Utilizou-se uma pesquisa de natureza descritiva e com abordagem qualiquantitativa, por meio de aplicação de 1 questionário com o organizador do evento e, 1 questionário para 10 moradores que atuaram nas áreas de gastronomia, artesanato e bar nos dois dias de Festival de Inverno. Os pontos positivos elencados foram a visibilidade para a comunidade, possibilidade de terem uma renda extra, além da divulgação da comunidade e dos produtos locais. Os pontos negativos foram a má qualidade da internet no evento, instabilidade no fornecimento de energia elétrica e a falta de investimento dos moradores da comunidade em pousadas, restaurantes e lanchonetes. Sendo assim, conclui-se que o Festival de Inverno vem contribuindo para a comunidade, mas tem o que melhorar na questão de organização e estrutura.
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    TCC
    Geoparque Seridó como espaço de atuação profissional? Uma análise das concepções dos discentes do curso de Turismo da FELCS/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Silva, Ruth Januário da; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481
    O Geoparque Seridó, é divulgado como um potencializador do turismo regional, capaz de gerar novas oportunidades de emprego e renda para profissionais do turismo, especialmente para os futuros turismólogos do Curso de Turismo da FELCS/UFRN. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo consiste em examinar as percepções dos alunos do Curso de Turismo da FELCS/UFRN sobre as oportunidades de emprego oferecidas pelo Geoparque Seridó para futuros profissionais de Turismo. Também, foram traçados os seguintes objetivos específicos: contextualizar a profissão de bacharel em turismo no Brasil; entender o papel do bacharel em turismo e a inserção no mercado de trabalho; e investigar as oportunidades de atuação profissional no Geoparque Seridó identificadas pelos alunos do Curso de Turismo da FELCS/UFRN. Metodologicamente, a pesquisa recorre à revisão bibliográfica e à produção de dados a partir de um formulário. Os resultados demonstram que o conhecimento sobre o Geoparque Seridó ainda é limitado para parte dos alunos participantes da investigação. As concepções a respeito dos municípios e elementos que caracterizam o Geoparque Seridó ainda são imprecisas e incorretas. Entretanto, foi possível identificar áreas de atuação para os profissionais deste setor, como guia de turismo, condutor, turismo pedagógico, entre outros.
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    Livro
    Guia profissional: possibilidades de atuação para bacharéis em turismo
    (UFRN, 2023) Silva, Eduardo Cristiano Hass da; Gonçalves, Salete; Pinheiro, Isabelle de Fátima Silva; Maranhão, Christiano Henrique da Silva
    O e-book é parte das atividades do projeto de ensino “Guia profissional: acolhimento e possibilidades de atuação para bacharéis em Turismo”, o qual foi contemplado pelo edital nº. 05/2021-PROGRAD/DDPED - Chamada para seleção de projetos voltados para o Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade do Ensino de Graduação na UFRN, executado ao longo do ano de 2022. Ao longo das páginas que se seguem, a leitora e o leitor irão encontrar narrativas a respeito de espaços de atuação para bacharéis em Turismo, como em Lazer, Áreas Naturais, Patrimônio Cultural e Docência. O e-book inicia com o capítulo “Lazer como campo de atuação profissional para o bacharel em turismo”, de autoria da Profa. Drª. Salete Gonçalves. De forma extremamente didática e atenciosa, a autora apresenta alguns conceitos essenciais para compreender a relação entre lazer, turismo e atuação profissional, ao mesmo tempo em que nos convida a refletir sobre as várias concepções de lazer. Na sequência, a leitora e o leitor serão conduzidos pela Profa. Drª Isabelle de Fátima Silva Pinheiro pelo texto “Turismo em áreas naturais: perspectivas de atuação do bacharel em turismo”. Ao longo do itinerário elaborado pela autora, ela nos convida a pensar sobre a relação entre Turismo e as áreas naturais a partir do entendimento da atuação profissional dos turismólogos nestes ambientes. No terceiro capítulo, “Turismo e patrimônio cultural: possibilidades de atuação para bacharéis em turismo”, eu, Prof. Dr. Eduardo Cristiano Hass da Silva convido para acompanharem uma exposição teórica sobre o patrimônio e sua relação com o Turismo, especialmente a partir do contato com os museus. Na sequência, abordo algumas experiências de atuação possíveis, pensadas a partir da minha trajetória profissional. Por fim, apresento algumas possibilidades e dicas de atuação profissional voltadas especialmente para o Rio Grande do Norte e para o Seridó Potiguar. Para finalizar a narrativa construída nesse e-book, somos convidadas e convidados pelo Prof. Dr. Christiano Henrique da Silva Maranhão a percorre o texto “Docência em turismo: elementos, exigências e competências didáticas”. Christiano convida a pensar não apenas a docência em turismo, mas o planejamento da carreira profissional daquelas e daqueles que visam se aventurar pela graduação, mestrado e doutorado.
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    TCC
    Os impactos da crise da Covid-19 no Turismo do Polo Serrano-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Medeiros, Cinthia Silva; Todesco, Carolina; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; http://lattes.cnpq.br/5102608512855488; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Silva, Rodrigo Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/0044287224274712
    Gerar emprego e renda tem sido alguns dos benefícios mais veiculados pela mídia e pelo discurso governamental acerca da atividade turística no Brasil. Entretanto, o advento mundial da pandemia paralisou por quase dois anos todas as atividades que tinham na sua essência a mobilidade e o encontro com pessoas, causando perdas para o setor serviços e nesse âmbito o turismo foi afetado drasticamente. É refletindo sobre essa situação que este trabalho tem como objetivo dimensionar os impactos socioeconômicos decorrentes da crise da pandemia de Covid-19 nas empresas e nos empregos característicos do turismo do Polo Serrano do estado do Rio Grande do Norte, no ano de 2020. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e quantitativa, com dados coletados no portal da transparência do governo federal e dos municípios que compõem a região em foco, nos sites do Ministério do Turismo, do Ministério da Economia (Novo Caged e RAIS) e do DataSebrae, referentes aos anos de 2019 e 2020. A pesquisa permite concluir que o setor de turismo no Polo Serrano, em termos de empresas e empregos, não era expressivo mesmo antes da pandemia, portanto, a crise da Covid-19 repercutiu muito pouco no desemprego do setor, ocorrendo saldo negativo apenas em Apodi, Pau dos Ferros e Caraúbas.
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    TCC
    Impactos da pandemia de Covid-19 na Festa de Sant'Ana em Currais Novos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-01) Lima, Lucas Mateus da Silva; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Pinheiro, Isabelle de Fátima Silva; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313
    A pandemia de Covid-19 afetou os festejos alusivos a Sant’Ana, padroeira do município de Currais Novos/RN. O evento passou por adaptações, mas a tradição das celebrações foi mantida. A festa de Sant’Ana faz parte do turismo cultural e religioso do município. Uma tradição de mais de dois séculos de existência. Uma festa que perpassa gerações, pela fé do seu povo e pelas festividades sociais que são realizadas durante o mês de julho, tornando-se o maior evento do município. Além do crescimento espiritual, a festa proporciona o crescimento econômico, gerando empregos diretos e indiretos durante o período festivo, bem como o fortalecimento do comércio e seus serviços. O referido evento é uma das marcas do povo cristão católico de Currais Novos, são manifestações de fé expressas através da devoção a sua padroeira, que mesmo diante da pandemia de Covid-19, não deixou de ser realizada. O presente trabalho tem como objetivo geral de analisar os impactos da pandemia de Covid-19 na festa de Sant’Ana do Município de Currais Novos/RN, nos anos de 2020 e 2021. Para a realização da pesquisa, foram utilizados os procedimentos metodológicos, dentre os quais a pesquisa descritiva e explicativa: pesquisa em acervo documental e bibliográfica, pesquisa de campo, produção de fotografias e aplicação de entrevistas com questionários para os organizadores do evento. Identificou-se que diversas modificações foram feitas e que, mesmo com os protocolos estabelecidos, a tradição em festejar Sant’Ana não passou despercebida, e a festa aconteceu.
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    TCC
    A importância dos museus para o turismo: o perfil dos museus do Seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Medeiros, Josefa do Carmo; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Santos, Rafaela Cláudia dos; https://orcid.org/0000-0002-9597-7265; http://lattes.cnpq.br/1810731894320344
    A aproximação entre museus e turismo, embora complexa, pode gerar benefícios para ambos. O Seridó Potiguar, composto por 25 municípios, possui um total de 16 museus, dos quais, 15 contam com informações disponíveis. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma análise do perfil dos museus da região do Seridó, compreendendo sua importância para o turismo e valorização da cultura regional. Recorre à análise de informações em trabalhos acadêmicos, inventários turísticos e páginas de Instagram. O referencial teórico articula turismo e museus. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa das informações coletadas em pesquisa documental. Os resultados são parciais, mas demonstram limitações em relação à visitação e na apropriação dos museus pelo turismo. Alguns museus encontram-se fechados, outros não possuem informações e, alguns, não contam com acessibilidade.
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    TCC
    A integração do queijo artesanal na cadeia produtiva do turismo em Currais Novos e Tenente Laurentino Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-15) Silva, Fernanda Rayssa da; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Maranhão, Christiano Henrique da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2938-1989; http://lattes.cnpq.br/1578152240799398
    Na região do Seridó potiguar, observa-se a forte presença da gastronomia no cenário cultural identitário, constituída através do seu povo, suas raízes e sabores. Dentre os produtos fabricados e comercializados na região, destaca-se o queijo artesanal. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a produção de queijo artesanal em relação à sua integração à cadeia produtiva do turismo a partir das experiências do produtor Rafael (Currais Novos/ RN) e do produtor Galego da Serra (Tenente Laurentino Cruz/ RN). Para alcançar o objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: (a) Levantar os produtores de queijo artesanal dos municípios e suas formas de comércio; (b) Identificar a possível inserção do queijo na cadeia produtiva do turismo nos municípios a partir dos produtores e (c) comparar as experiências dos produtores, destacando possibilidades de potencialização do comércio dos seus produtos juntamente ao setor turístico. Metodologicamente é uma pesquisa exploratória e descritiva que recorre a realização de entrevistas semiestruturadas com 2 produtores e empresários de queijo artesanal para coleta de informações qualitativas. Do ponto de vista teórico a pesquisa recorre aos estudos sobre cultura, patrimônio cultural, gastronômico e turismo cultural. Os resultados apontam que apesar das particularidades dos dois produtores estudados, ambos possuem potencial para inserção na cadeia produtiva do turismo.
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