Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Edna Marta Mendes da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Desenvolvimento e validação de indicadores de boas práticas de segurança do paciente: Projeto ISEP-Brasil
    (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 2016-09-19) Batista, Almária Mariz; Gama, Zenewton André da Silva; Saturno-Hernández, Pedro Jesus; Freitas, Marise Reis de; Ribeiro, Denise Nieuwenhoff Cardoso; Medeiros, Paulo José de; Barreto, Analúcia Filgueira Gouveia; Lira, Benize Fernandes; Medeiros, Carlos Alexandre de Souza; Vasconcelos, Cilane Cristina Costa da Silva; Silva, Edna Marta Mendes da; Faria, Eduardo Dantas Baptista de; Dantas, Jane Francinete; Neto Júnior, José Gomes; Medeiros, Luana Cristina Lins de; Sicolo, Miguel Angel; Fonseca, Patrícia de Cássia Bezerra; Costa, Rosângela Maria Morais da; Monte, Francisca Sueli; Melo Neto, Veríssimo de
    Um monitoramento eficaz da segurança do paciente precisa focar a implantação de práticas baseadas em evidências que evitem danos desnecessários ligados à assistência à saúde. O objetivo do Projeto ISEP-Brasil foi desenvolver e validar indicadores de boas práticas de segurança do paciente para o contexto brasileiro. Tomou por base a tradução e adaptação dos indicadores validados no Projeto ISEP-Espanha, além do documento Safe Practices for Better Healthcare do National Quality Forum dos Estados Unidos, que possui 34 recomendações de boas práticas. Realizou-se validação por um painel de 25 especialistas e análise da confiabilidade e viabilidade em um estudo-piloto realizado em três hospitais com diferentes tipos de gestão (estadual, federal e privada). Aprovaram-se 75 indicadores de boas práticas (39 de estrutura; 36 de processo) para 31 das 34 recomendações. Os indicadores foram considerados válidos, confiáveis e úteis para o monitoramento da segurança do paciente em hospitais brasileiros
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Preceptoria em profissionais de saúde: viabilizando meios para uma formação pedagógica em hospitais públicos em Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-24) Silva, Edna Marta Mendes da; Tourinho, Francis Solange Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; ; http://lattes.cnpq.br/4164844668935947; Diniz Júnior, José; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Girondi, Juliana Balbinot Reis; ; http://lattes.cnpq.br/4293198625231827; Sebo, Luciara Fabiane;
    O presente estudo teve como objetivo construir e realizar um curso de capacitação pedagógica à distância para profissionais de saúde que exercem funções de preceptoria em instituições públicas de saúde. A preceptoria em saúde é uma prática pedagógica, que ocorre no ambiente de trabalho, conduzida por profissionais da assistência, com cargo de professor ou não, onde a grande maioria desses atua de forma intuitiva, reproduzindo sua própria formação, confundindo transmissão de informação com ensino. Estes preceptores muitas vezes não dominam os saberes pedagógicos, necessários à organização de ações formativas, tais como os diversos processos de ensino-aprendizagem e as diferentes modalidades de avaliação. Esta é primordial no processo de formação dos discentes da área da saúde, sendo por ocasião dos estágios supervisionados que o processo de ensino-aprendizagem fundamenta-se na experiência prática com a participação em situações reais de vida e de trabalho profissional. Foi realizado um estudo do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com o desenvolvimento do curso de preceptoria em ensino na saúde como produto final. Aplicado questionário semiestruturado no período de maio a julho de 2014, foram avaliados 162 profissionais de saúde que desenvolviam a preceptoria, o que tornou possível traçar o perfil do preceptor e identificar as necessidades pedagógicas que fundamentou a construção do conteúdo programático e a análise da percepção destes profissionais quanto a preceptoria através da identificação de três categorias: valorização do conhecimento clínico; valorização da orientação profissional e valorização da formação do futuro profissional. O curso foi disponibilizado na modalidade à distância através da plataforma Moodle com carga horária de quarenta horas nos meses de outubro e novembro de 2014, com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da preceptoria através de reflexões sobre os conceitos de preceptoria, formação profissional dentro das Diretrizes Curriculares e preceitos do SUS, o papel do profissional de saúde enquanto educador, aplicação de metodologias ativas de ensino aprendizado, e métodos de avaliação. As inscrições foram realizadas on-line através de link; das 300 vagas oferecidas, 243 profissionais se inscreveram, e 133 que exerciam preceptoria foram selecionados, destes 48 profissionais executavam sua pratica no local do estudo. O curso teve duração de 45 dias, e contou com tutores responsáveis por interagir e avaliar os alunos. Participaram do curso 28 profissionais, 12 concluíram. Oportunidades de melhoria foram identificadas para estimular a participação, porém a satisfação dos concluintes nos leva a confirmar que, investir em qualificação do preceptor, partindo dos preceitos da Educação Permanente, proporcionará uma maior apropriação dos saberes para o ensino e consequente conscientização do seu papel de educador no âmbito do trabalho, facilitando a integração entre teoria e prática e consequente melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM