Navegando por Autor "Silva, Denise Karoline da"
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Dissertação Contribuição da concepção de aulas abertas num estudo sobre o afastamento das estudantes das aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-16) Silva, Denise Karoline da; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; http://lattes.cnpq.br/4439307625013603; Fonseca, Rubiane Giovani; Freitas, Tayanne da CostaO afastamento das aulas é um fenômeno presente na educação física escolar, principalmente das alunas, que alegam vários motivos para essa não participação, como: falta de habilidades motoras, medo da exposição, bullying, dentre outros. A partir desses aspectos, esta pesquisa tem como problema: “quais os fatores que contribuem para o afastamento das alunas das aulas de educação física?” O objetivo geral é analisar os fatores que contribuem para esse afastamento das estudantes da aula de educação física numa escola localizada no interior do Rio Grande do Norte e, a partir dos resultados obtidos, planejar e executar uma intervenção, tendo-as como participantes ativas nas aulas de educação física no ensino médio. Para isso, baseamo-nos nas concepções de aulas abertas. O presente estudo descritivo, com abordagem qualitativa é uma pesquisa participante de intervenção. O cenário consiste em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de São Tomé, Rio Grande do Norte. O universo de estudo são duas turmas de 2º ano do ensino médio, que funcionam no turno vespertino. A amostragem foi composta por aproximadamente 22 alunas na faixa etária de 15 a 18 anos de idade, que foram convidadas a participar da pesquisa no decorrer das aulas de educação física. As técnicas para coleta de dados foram o questionário e o diário de campo. Para os dados, adotou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2016). Neste estudo, verificamos que o afastamento das estudantes das aulas de educação física envolve fatores múltiplos, que não podem ser resolvidos apenas com a atuação docente, como a estrutura física escolar. Porém, as metodologias empregadas, podem atrair as estudantes para as aulas dessa disciplina. A construção de um planejamento conjunto, que leve em consideração os anseios delas, abre essa possibilidade, como constatamos na aplicação da unidade didática aplicada.TCC Dança, consciência e corporeidade na Educação Física: análise de conteúdo da produção acadêmica (2014-2016)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-01) Silva, Denise Karoline da; Nóbrega, Terezinha Petrúcia daAs práticas alternativas buscam um maior conhecimento corporal e educação integral do indivíduo, levando em consideração sua corporeidade e sensibilidade. Dentre essas práticas, a dança apresenta-se como uma possibilidade rica, na qual suas vivências podem resultar em diversos benefícios, dentre os quais, o desenvolvimento da consciência corporal. Com o objetivo de analisar o que está sendo desenvolvido na área acadêmica que tenha reverberação na prática com relação aos temas dança, consciência corporal, corporeidade e educação física, buscamos neste trabalho fazer uma análise na literatura investigando qual a relação da teoria (conceitos) com a prática das aulas de educação física em seus vários contextos. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como base metodológica, a análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). A fonte de pesquisa foi o site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no banco de dados de teses e dissertações. Após organizarmos os trabalhos encontrados nas categorias: Dança e educação física, Consciência corporal e educação física e Corporeidade e educação física, e analisarmos os mesmos, chegamos à conclusão que os temas pertinentes a nossa pesquisa ainda são pouco explorados no meio acadêmico, como também nas práticas da educação física, tanto no meio escolar como também em outras áreas nas quais o bacharel atua. Recomendamos assim, a ampliação dos estudos destes temas dentro da educação física no meio acadêmico.