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Navegando por Autor "Silva, Danielle Larissa da"

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    TCC
    Cultura lúdica dos discentes da educação de jovens e adultos na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Silva, Danielle Larissa da; Albuquerque, Edmilson Pinto; Albuquerque, Edmilson Pinto; Gonçalves, Ciro Alexandre Merces; Morais, Maryanna Pryscilla Silva de
    As marcas que os seres humanos trazem em seus corpos e nas suas memórias vai além da superficialidade, é algo profundo que carregamos para toda a vida. Quando somos impedidos de brincar ou jogar quando criança ou adolescente isso reflete negativamente na vida adulta, precisamos ter oportunidades do Lúdico em todas as fases da vida humana. O objetivo do presente estudo foi investigar a Cultura Lúdica dos discentes da EJA. A natureza da pesquisa teve o método indutivo e em relação ao tipo de pesquisa foi uma pesquisa aplicada. Os dados quantitativos nos mostram o que eles mais vivenciaram, a frequência e o espaço, e se ainda pratica nos dias atuais, com isso percebemos que o gênero masculino predomina em algumas atividades e que alguns sujeitos foram fortemente impedidos de realizar a maioria das categorias dos jogos e brincadeiras. Nas questões qualitativas, podemos analisar a fala dos sujeitos e descobrir os motivos que os fizeram abandonar as práticas lúdicas e não aproveitar a infância. Os jogos e as brincadeiras são importantíssimos na vida do ser humano, observamos que aqueles adultos que não tiveram a oportunidade de brincar e de jogar sente a necessidade ainda hoje de poder fazer isso, admitiram que não brincaram o suficiente, porque o trabalho o esperava todos os dias, e os adolescentes não foram impedidos de brincar na infância, mas que suas famílias não participavam ativamente desse momentos lúdicos. Sendo assim o repertório Lúdico, a família e a escola, são três elementos que participaram profundamente da construção e reprodução da Cultura Lúdica, déficit nesses elementos prejudicam o desenvolvimento, a expressividade e liberdade do corpo e da mente dos sujeitos.
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