Navegando por Autor "Silva, Danúbio Gomes da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A importância dos jogos musicais como recurso metodológico na formação dos licenciandos em música da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Miranda, Brenda de Carvalho; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Oliveira, Danilo César Guanais de; Silva, Danúbio Gomes daConsiderando as diversas maneiras para o desenvolvimento do fazer musical no contexto educacional, variadas também são as possibilidades de recursos didáticos que o professor pode utilizar para trabalhar os conteúdos musicais. Diante disso, este trabalho tem como principal objetivo discutir as perspectivas dos licenciandos em música acerca do uso dos jogos musicais como recurso metodológico no âmbito da educação básica, a partir de suas experiências docentes neste contexto de ensino. A metodologia adotada foi quanti-quali, nesse caso, um método misto. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com os estudantes do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, buscando traçar o perfil destes licenciandos e compreender suas perspectivas acerca do uso do jogo musical como recurso didático. Para análise dos dados do questionário, foi utilizado o método de análise de conteúdo defendido por Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelaram que todos os licenciandos participantes já haviam recorrido ao uso dos jogos musicais como uma ferramenta para trabalhar música em sala de aula, isso devido às características que tornam os jogos tão atraentes para os alunos, viabilizando o professor alcançar os objetivos pedagógicos mais facilmente. A partir das falas dos entrevistados, entendemos que o uso dos jogos musicais no contexto regular de ensino possibilita resultados importantes no ensino/aprendizagem dos alunos. Contudo, é necessário que este recurso seja inserido na aula pelo professor de maneira correta, a partir de um planejamento prévio bem definido, caso contrário o jogo musical será caracterizado como um passatempo.Dissertação Pau e lata para uma educação musical: uma partitura de vidas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Silva, Danúbio Gomes da; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; Nóbrega, Terezinha Petrúcia da; ; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5224390361847356Esta dissertação tem como campo de experiência e reflexão o Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico e sua atuação no campo da educação musical. Foi criado em 1996, junto à Escola Comunitária Semente de Luz, localizada no Bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió/AL. O trabalho se estendeu para o Rio Grande do Norte e posteriormente retornou para Alagoas, mantendo suas atividades nos dois estados, envolvendo aproximadamente 280 pessoas. As questões que nos moveram diante da experiência do Pau e Lata foram: Quais as principais referências e elementos teórico-metodológicos que constituem a formação do músico no Pau e Lata? Como os integrantes desse projeto percebem e se inserem no processo educacional de formação do músico? Como se dá e o que significa o uso dos instrumentos e o aprendizado da escrita e leitura musical? Essas questões nos levaram a realizar esta dissertação, com o intuito de aprofundar a reflexão sobre os processos de formação musical do Pau e Lata, relacionando as experiências de seus integrantes nesse processo e as referências teóricas que regem sua prática educativa. Nesse sentido, delineamos os objetivos da pesquisa, quais sejam: descrever o Projeto Pau e Lata, tendo como foco seu contexto de atuação e seus processos metodológicos; investigar a relação entre a participação efetiva de seus membros no processo de composição do repertório artístico-pedagógico e o seu desempenho no campo da militância cultural no meio em que atua. O processo de composição desta pesquisa está fundamentado na perspectiva fenomenológica. Constituímos, portanto, o nosso trajeto metodológico de pesquisa a partir de dois caminhos que se comunicam: 1) a organização e a descrição de registros históricos do Pau e Lata (documentos comprobatórios, certidões, cartazes, entre outros), e lembranças trazidas na memória do pesquisador e de outros componentes do grupo. 2) a formação de grupo focal e os depoimentos escritos e enviados, via online, dos participantes do Pau e Lata referentes aos temas sucata e onomatopeia, respectivamente. Participaram desse processo, 11 componentes, somando a presença do pesquisador, com a faixa etária entre 21 a 45 anos, todos integrantes do Pau e Lata do Núcleo UFRN. Os resultados desta pesquisa estão centrados na discussão de três eixos que descrevem e norteiam o trabalho desenvolvido pelo Pau e Lata: o trabalho coletivo, o uso da sucata como instrumento e a onomatopeia como base dos processos metodológicos da formação musical. Essa partitura foi composta em três partes. A primeira é apresentada a partir de um acervo de referenciais do Pau e Lata, composto por registros impressos e videográficos. A segunda parte se refere ao instrumento utilizado pelo Pau e Lata, e a percepção dos membros do grupo sobre esses instrumentos, que ocorre de forma que os mesmos estão integralizados no contexto da formação do músico. O terceiro eixo diz de como se dá e o que significa o aprendizado da escrita e leitura musical que ocorre em dois aspectos correlacionados: o processo de ensino aprendizagem e o corpo como elemento musical nesse processo, associado com outras ações em caráter de estudos e aprofundamentos teóricos