Navegando por Autor "Silva, Daisy Clécia Vasconcelos da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-02) Silva, Daisy Clécia Vasconcelos da; Santiago, Neide Varela; ; ; http://lattes.cnpq.br/3180789128185719; Soares, Magda Becker; ; http://lattes.cnpq.br/8530550473275266; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5O compromisso dessa pesquisa volta-se para a compreensão das práticas pedagógicas desenvolvidas na alfabetização de jovens e adultos, bem como se propõe a construir caminhos na busca de práticas que levem em conta as especificidades dos alunos dessa modalidade de ensino. Os aportes teóricos que nos guiaram nessa busca foram os estudos acerca de alfabetização na perspectiva do letramento, nos quais a escrita é vista como um sistema de representação, dessa forma o processo de alfabetização tem como objetivo a apropriação da escrita em toda sua complexidade e usos sociais. Para o desenvolvimento desta pesquisa o direcionamento metodológico assume as premissas da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico a fim de possibilitar o conhecimento da realidade a partir da sua vivência cotidiana. Nesse sentido, foram observadas as atividades desenvolvidas pelos partícipes da pesquisa e também realizadas entrevistas e questionários com o objetivo de um melhor conhecimento a respeito da realidade que os cerca. Tendo em vista as características de nossa pesquisa e a construção de nossos dados através de registros oriundos de observações e também registros verbais, encontramos na teoria da análise de conteúdo, mais especificamente na análise temática a fundamentação necessária para realizarmos nossas análises. Os dados construídos e analisados nos apontam caminhos pelos quais torna-se possível realizarmos um trabalho de alfabetização que possa efetivamente contribuir na construção do conhecimento pelo aluno jovem e adulto, respeitando suas especificidades e anseios