Navegando por Autor "Silva, Cleyton Tavares da Silveira"
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Dissertação Da Pena à Espada: Xenofonte e a Representação de Esparta em A Constituição dos Lacedemônios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-17) Silva, Cleyton Tavares da Silveira; Vasques, Márcia Severina; ; http://lattes.cnpq.br/2044586970276129; ; http://lattes.cnpq.br/6301794399679685; Peixoto, Renato Amado; ; http://lattes.cnpq.br/4329353374197075; Tacla, Adriene Baron; ; http://lattes.cnpq.br/2482007463791395Pretende-se analisar como Xenofonte, através de suas próprias visões e práticas sociais, constrói a imagem dos espartanos e seu regime Políade, durante o intervalo cronológico que se segue do final do século V ao início do século IV antes da era cristã, período de grande turbulência política nas Póleis helênicas. Para tanto, lançaremos mão dos escritos em A Constituição dos Lacedemônios, a fim de apontar três elementos que entendemos essenciais para a compreensão da narrativa de Xenofonte: quem fora Xenofonte e de que maneira seu estilo narrativo é influenciado por suas vivências e experiências; a idéia de Cidade, o que é a Pólis para Xenofonte e como ele a define enquanto comunidade de Cidadãos; e por fim, estabelecer através de que ferramentas Xenofonte constrói uma imagem de Esparta e Espartanos nas representações destas personagens em seus escritosTese “De fato, eles punham os deveres para com os deuses acima dos deveres para com os homens": paisagem religiosa na Esparta do Arcaico ao Helenístico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Silva, Cleyton Tavares da Silveira; Vasques, Márcia Severina; https://orcid.org/0000-0002-3633-143X; http://lattes.cnpq.br/2044586970276129; https://orcid.org/0000-0001-7876-0497; http://lattes.cnpq.br/6301794399679685; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2690-5222; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; Baptista, Lyvia Vasconcelos; Ribeiro, Márcia Cristina Lacerda; Silva, Maria Aparecida de OliveiraEsta tese visa entender por meio de que processos e ações foi viável construção, desenvolvimento e manutenção de uma Paisagem Religiosa em Esparta, entre os séculos VIII e III a.C., tendo como ação intermediadora a linguagem religiosa, essencial à composição da pólis, por meio de seus ritos, rituais, procissões e cultos. Tal operação procurava estabelecer a coesão social através de uma Identidade Religiosa entre os habitantes da Lacônia, principalmente aqueles que residissem na Planície de Esparta, onde estavam dispostas as ôbai, as vilas formadoras da pólis. Para tanto, lançaremos mão tanto da observação dos registros literários disponíveis, como Heródoto, Tucídides, Xenofonte, Plutarco e Pausânias. Da mesma forma, esta pesquisa se debruça sobre a cultura material proveniente dos sítios arqueológicos escavadas no lócus da antiga Esparta, essencialmente, os vestígios dos santuários dispostos ao redor das ôbai espartanas, procurarando rastrear nesta documentação traços, características que demarcassem as singularidades dos antigos habitantes de Esparta. Para a efetivação de tal empreitada, esta tese analisa um quadro geral mais amplo, articulado à compleição da religiosidade espartana, seus festivais e cultos, aos santuários de Ártemis Orthia, Atena Chalkíoikos, Menelaion e Amiclaion.