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    Dissertação
    A paixão segundo G.H.: a alegria da alteridade
    (2018-03-27) Silva, Aslan Bruno da; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; ; ; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; ; Araújo, Wellington Medeiros de;
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção do Eu que se dá na obra de Clarice Lispector, mais precisamente no romance A paixão segundo G.H.. A fragmentação do Eu é uma marca do indivíduo da modernidade, o que faz com que tenhamos cada vez mais a necessidade de nos conhecermos e tomarmos consciência do mundo que nos rodeia, para assim atribuirmos um sentido para a existência. O que vemos nesse romance é a necessidade que G.H. apresenta de encontrar-se consigo mesma; a mesma necessidade apontada por sua autora. Mas esse processo de construção do Eu só se estabelece por meio do olhar do Outro, que é quem nos observa por completo em todos os aspectos. Para estabelecer essa relação entre literatura e alteridade iremos recorrer às ideias de Jean-Paul Sartre estabelecidas em seu tratado fenomenológico O ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Por meio de um Outro, muitas vezes inusitado e estranho, G.H. estabelece uma compreensão de si, cujo processo de construção da identidade apresenta-se como sendo tumultuado, desgastante, violento, desolador e inquietante. Abordaremos as ideias de Benedito Nunes, quem primeiro atribuiu a característica de existencialista à obra de Clarice. A partir do que disse esse estudioso faremos uma aproximação entre a literatura e a filosofia. Nesse processo de escrita, que é escritura de si, a narrativa de G.H. é também a narrativa da própria autora, Clarice, que por meio de sua personagem, vive a alegria atormentada da descoberta da existência. Elas descobrem juntas a alegria de viver, ainda que essa seja uma alegria “difícil".
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    Artigo
    A paixão segundo G.H.: autor e leitor na alegria difícil da alteridade
    (Revista Odisseia, 2020-08-22) Lima, Samuel Anderson de Oliveira; Silva, Aslan Bruno da
    Este artigo propõe uma leitura do romance A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, publicado em 1964. Trata-se, aqui, de uma leitura sobre alteridade, estabelecida pela relação autor-leitor e pela junção da literatura com o pensamento filosófico. Para tanto, buscaremos aporte na teoria existencialista de Jean-Paul Sartre, com sua obra O ser e o nada – ensa io de ontologia fenomenológica (2015b), e nas ideias sobre a questão do autor e do leitor, como elementos literários participantes do processo de escritura do texto literário, desenvolvidas por Antoine Compagnon em O demônio da teoria (2010). Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Literatura Comparada.PALAVRAS-CHAVE: Clarice Lispector. A paixão segundo G.H. Alteridade. Autor. Leitor. ABSTRACT: This article proposes a reading of Clarice Lispector’s novel A paixão segundo G.H., published in 1964. This article is about a reading on otherness, established by the author-reader relationship and the combination of literature and philosophical thought. For this purpose, we shall seek the contributions from Jean-Paul Sartre’s existentialist theory, through his work O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica (2015b), and the ideas about the question of the author and the reader as participating literary elements of the process of writing the literary text, which were developed by Antoine Compagnon in his book O demônio da teoria(2010). This work is the result of a Master’s research in Comparative Literature.KEYWORDS: Clarice Lispector. A paixão segundo G.H. Otherness. Author. Reader.1 Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve financiamento da CAPES - Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.* Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.** Professor Adjunto do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
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