Navegando por Autor "Silva, Anna Camila Lima e"
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Artigo Aplicação de modelo de mensuração da satisfação dos usuários de um sistema de informação acadêmico: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal de Santa Catarina, 2018-12-20) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Cachina, Ana Clara; Pinheiro, Luana; Silva, Anna Camila Lima e; Marques, Eduardo Lopes; Freitas, Maria do Carmo Duarte FreitasO sistema de informação proporciona um meio de comunicação e de troca de informações entre os diferentes públicos, tornando a geração e disseminação de informações um processo ágil e eficaz. As Universidades Federais do Brasil investem na informatização dos processos acadêmicos e administrativos buscando excelência nas atividades de gestão e sobretudo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Este artigo tem como objetivo aplicar o modelo de avaliação da satisfação, desenvolvido por Ainin, Bahri e Ahmad (2012), nos usuários do sistema acadêmico de uma Universidade. A metodologia empregada consistiu no envio de um questionário eletrônico para os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coleta de 1658 respostas que foram analisadas utilizando-se a modelagem de equações estruturais para identificar os fatores que contribuem com o processo investigado. O estudo observou todos os critérios estatísticos para validação, além de apresentar um bom nível de ajuste, mostrando-se estatisticamente adequado. O fator utilidade percebida teve maior impacto na determinação da satisfação dos usuários, seguido pela Qualidade do Serviço, Qualidade da Informação e Qualidade do SistemaArtigo Aprimoramento e sofisticação regional: o processo de desenvolvimento de queijos inovadores(Espacios, 2015) Lima, João Cardim Ferreira; González, Mario Orestes Aguirre; Fernandes, Fernanda Kivia Agra; Silva, Anna Camila Lima e; Mota, Renata de Oliveira; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Furukava, MarcianoA pesquisa trata-se de estudo de caso em indústria de alimentos (laticínios) brasileira, na qual realizou-se um projeto de inovação em parceria com o SENAI e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projeto baseou-se na análise de viabilidade técnica, econômica, financeira e mercadológica do desenvolvimento de quatro produtos inovadores. Tem-se também uma avaliação da estrutura de mercado e aplicação de estratégias utilizadas para aumento da produtividade e crescimento da empresa. Por fim, apresenta-se a análise sobre todo o método utilizado, pontuando os pontos positivos e os que poderão ser melhorados nos próximos projetos similaresArtigo Coordenador de Curso Empreendedor nas Instituições de Ensino Superior Privadas Brasileiras(InterScience Place, 2017) Silva, Mariana Augusta Araújo; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Furukava, Marciano; Silva, Anna Camila Lima eA educação dinâmica passa por interferência política, econômica e financeira, acompanhada de uma constante avaliação. Diante dessa realidade, o objetivo deste artigo é identificar o perfil dos coordenadores de cursos em quatro unidades do Grupo Estácio, localizadas no Brasil, além de fatores que podem melhorar a relação desses profissionais com seus diretores, docentes e alunos. A pesquisa realizada neste artigo pode ser classificada como tendo uma abordagem quantitativa, com fins exploratórios e descritivos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas pessoais, cujo instrumento teve principal foco identificar o perfil do coordenador, o perfil do empreendedor, as dimensões da atividade do coordenador e, ainda, as dificuldades e possibilidades que impactam no desenvolvimento do empreendedorismo na gestão dos cursos. Para a análise dos dados coletados optou-se pela estatística descritiva. A pesquisa obteve como resultado a faixa etária, o estado civil, o sexo, o nível de escolaridade, a instituição de formação, a renda, os meios de comunicação, a carga horária de trabalho, a experiência, e o tempo de atuação. Foi realizado um comparativo entre os índices das Características Empreendedoras (bibliográfica) versus Características Empreendedoras dos Coordenadores de Curso. Ao final, foram identificadas quais as funções dos coordenadores, as dificuldades e os benefícios no sentido político, sentido gerencial, sentido acadêmico e sentido institucional para empreender. Os benefícios para as instituições pesquisadas foram superados por meio da elaboração de uma gestão estratégica e inovação dos cursos, com a implementação de uma nova visão do coordenador do curso, como um profissional que sabe equilibrar as habilidades de gestão e ensino, inovando e com habilidades empreendedorasArtigo Determinantes do desempenho das startups brasileiras(Revista de Globalización, Competitividad Y Gobernabilidad, 2018-07-13) Carvalho, Fabrícia Gonçalves; Silva, Anna Camila Lima e; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Marques, Eduardo LopesA presente pesquisa tem como objetivo identificar a relação entre as variáveis que favorecem o desempenho organizacional das startups brasileiras. A pesquisa foi desenvolvida com as startups associadas à Associação Brasileira de Startups (ABStartup). Para análise dos dados coletados, optou-se utilizar a Modelagem de Equações Estruturais. Identificou-se que a orientação para o mercado, apesar de importante para as startups, não influencia no desempenho organizacional, no entanto, influencia positivamente a capacidade inovativa de produto. Além disso, verificou-se que existe relação positiva entre a capacidade inovativa de produto e o desempenho organizacionalDissertação Determinantes do desempenho das startups brasileiras(2017-05-29) Silva, Anna Camila Lima e; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Carvalho, Fabricia Gonçalves de; ; http://lattes.cnpq.br/7665447899793932; Marques, Eduardo Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/0308933029584833A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar a relação entre as variáveis que favorecem o desempenho organizacional das startups brasileiras. Isso se torna viável devido à dinâmica no ambiente externo, o surgimento de novas tecnologias ou transformações nas preferências dos consumidores, que exigem das organizações agilidade interna para antever esses cenários e responder a eles em velocidade compatível. Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida com as startups associadas à Associação Brasileira de Startups (ABStartup). A coleta de dados foi realizada por meio do instrumento survey, composto por 17 questões, de maneira auto administrável e online, com a participação de 166 startups, de diversas regiões do Brasil. Evidenciou-se que as startups brasileiras estão, em sua grande maioria, localizadas em São Paulo, atuando em Pesquisa e Desenvolvimento e iniciaram suas atividades em 2015. Os resultados dos indicadores apresentaram que as startups possuem alto nível de orientação para o mercado, de inovar em produtos e de desempenho organizacional. Observou-se que os empresários, majoritariamente, concordam moderadamente com as proposições, e aumentaram menos de 10% em relação ao desempenho organizacional. Quanto à análise com a Modelagem de Equações Estruturais, identificou-se que a orientação para o mercado, apesar de importante para as startups, não influencia no desempenho organizacional. Por outro lado, essa orientação tem relevância para a capacidade inovativa de produto. E o desempenho organizacional é influenciado pela capacidade inovativa de produto. Diante disso, o estudo contribuiu no sentido de validar um modelo com as startups brasileiras, o que auxiliará as empresas já existentes e as futuras, para a redução da mortalidade precoce dessas startups.