Navegando por Autor "Silva, Amanda Edrielly Pereira da"
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TCC PIBID - Alfabetização: a construção de estratégias pedagógicas diante das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Silva, Amanda Edrielly Pereira da; Souza, Flávia Renata Silva; Brito, Fabiana Erica de; Cunha, Eliane Madza de AlmeidaO presente trabalho relata as experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de intervenções pedagógicas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – CERES, realizadas no 9º período da graduação. As ações ocorreram em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública municipal da cidade de Caicó/RN, com foco principal no processo de alfabetização dos estudantes. A atuação concentrou-se especialmente no acompanhamento individualizado do aluno Felipe Sobrinho, de 7 anos, inicialmente classificado no nível silábico com valor sonoro. Com base em uma avaliação diagnóstica inicial, foram planejadas e desenvolvidas intervenções semanais, considerando as necessidades específicas da leitura e da escrita do aluno e seus avanços progressivos ao longo do processo. As propostas pedagógicas envolveram atividades lúdicas e estruturadas, como jogos, leitura mediada, produção textual e exercícios com rimas. Cada intervenção teve como objetivo desenvolver competências específicas relacionadas à leitura, escrita, consciência fonológica, ampliação do vocabulário, fluência e compreensão textual. As atividades priorizaram a ludicidade, a participação ativa, o respeito ao ritmo de aprendizagem e a valorização da autoria do aluno. Durante o acompanhamento, observaram-se avanços significativos na autonomia do estudante, especialmente no reconhecimento de fonemas e grafemas, segmentação silábica, organização de ideias e construção textual. O aluno evoluiu do nível silábico com valor sonoro para o nível alfabético, evidenciando progresso consistente no processo de alfabetização. Além disso, a experiência proporcionou um aprofundamento prático dos conhecimentos adquiridos na formação inicial, favorecendo o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais, como o planejamento de intervenções personalizadas, a mediação intencional e a escuta ativa. Dessa forma, o trabalho reafirma a importância da atuação docente sensível e reflexiva, bem como o potencial do PIBID como instrumento formativo comprometido com a qualidade da educação pública.