Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Amanda Edrielly Pereira da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    PIBID - Alfabetização: a construção de estratégias pedagógicas diante das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Silva, Amanda Edrielly Pereira da; Souza, Flávia Renata Silva; Brito, Fabiana Erica de; Cunha, Eliane Madza de Almeida
    O presente trabalho relata as experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de intervenções pedagógicas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – CERES, realizadas no 9º período da graduação. As ações ocorreram em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública municipal da cidade de Caicó/RN, com foco principal no processo de alfabetização dos estudantes. A atuação concentrou-se especialmente no acompanhamento individualizado do aluno Felipe Sobrinho, de 7 anos, inicialmente classificado no nível silábico com valor sonoro. Com base em uma avaliação diagnóstica inicial, foram planejadas e desenvolvidas intervenções semanais, considerando as necessidades específicas da leitura e da escrita do aluno e seus avanços progressivos ao longo do processo. As propostas pedagógicas envolveram atividades lúdicas e estruturadas, como jogos, leitura mediada, produção textual e exercícios com rimas. Cada intervenção teve como objetivo desenvolver competências específicas relacionadas à leitura, escrita, consciência fonológica, ampliação do vocabulário, fluência e compreensão textual. As atividades priorizaram a ludicidade, a participação ativa, o respeito ao ritmo de aprendizagem e a valorização da autoria do aluno. Durante o acompanhamento, observaram-se avanços significativos na autonomia do estudante, especialmente no reconhecimento de fonemas e grafemas, segmentação silábica, organização de ideias e construção textual. O aluno evoluiu do nível silábico com valor sonoro para o nível alfabético, evidenciando progresso consistente no processo de alfabetização. Além disso, a experiência proporcionou um aprofundamento prático dos conhecimentos adquiridos na formação inicial, favorecendo o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais, como o planejamento de intervenções personalizadas, a mediação intencional e a escuta ativa. Dessa forma, o trabalho reafirma a importância da atuação docente sensível e reflexiva, bem como o potencial do PIBID como instrumento formativo comprometido com a qualidade da educação pública.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM