Navegando por Autor "Silva, Aline Mayara Marinho Xavier da"
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Dissertação Aplicação do Place Attachment no processo de construção da identidade de marca da Festa de Sant'Ana em Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil(2019-04-12) Silva, Aline Mayara Marinho Xavier da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; ; Marques Júnior, Sérgio; ; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; ; Almeida, Juliana Vieira de;As marcas são representações simbólicas que proporcionam uma identificação única para produtos e serviços. Esse ativo intangível está cada vez mais inserido no processo de relacionamento das empresas, destinos turísticos e organizações em geral. Nesse contexto, o mercado de eventos também tem se apropriado dessa estratégia, uma vez que, muitos destinos utilizam os eventos para potencializarem suas identidades históricas e culturais. Diante disso, o objetivo da pesquisa é analisar através do modelo do place attachment o processo de construção da identidade de marca da Festa de Sant’Ana em Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. O referido município encontra-se localizado na região do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte. A festa acontece há 270 anos e isso evidencia uma forte representação religiosa local. Nesse cenário, foi pertinente entender como os stakeholders desenvolvem o planejamento e organização do evento. A festa de Sant’Ana é considerada patrimônio cultural imaterial, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem quali-quantitativa. Na parte qualitativa foi realizado entrevistas em profundidade com os stakeholders envolvidos no processo organizacional do evento. No estudo quantitativo aplicou-se questionários com os visitantes da festa, procurando entender os elementos envolvidos no relacionamento entre o destino e os visitantes. Para nortear o desenvolvimento dos instrumentos de coleta utilizou-se o modelo teórico do place attchment, o qual auxiliou toda a construção deste trabalho. Os resultados encontrados mostram os elementos que caracterizam a marca religiosa da Festa de Sant’Ana. As características apresentadas estão ligadas ao place attachment, revelando que a relação de apego e marca da festa está ligada a fatores históricos e culturais que representam o município de Caicó, ou seja, percebe-se que a fé e a devoção a “Senhora” Sant’Ana expressam a identidade do município de Caicó e isso tornou-se uma característica forte para o lugar. Observa-se também o alto vínculo do visitante com a festa. Conclui-se que a fé e o vínculo de apego ao lugar são as variáveis mais significativas no processo de construção da marca religiosa da festa de Sant’Ana. Construir e fortalecer essas variáveis de marca sinalizarão um relevante posicionamento estratégico para a localidade.TCC Turismo e trabalho: uma análise do destino religioso Santa Cruz - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-20) Silva, Aline Mayara Marinho Xavier da; Silva, Rodrigo Cardoso; Silva, Rodrigo Cardoso; Todesco, Carolina; Trindade, HiagoA presente pesquisa tem como o objetivo analisar os trabalhos formais e informais no município de Santa Cruz depois do início do turismo religioso. O procedimento metodológico é composto de levantamento bibliográfico e é caracterizada como quantitativa e qualitativa, exploratória, documental, tendo sido aplicado também técnicas de observação e diário de campo. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas com as empresas que trabalham com prestação de serviços no turismo e a aplicação de 50 questionários com os trabalhadores informais do Complexo Turístico Alto de Santa Rita. Desta forma, foi possível identificar que o turismo tem contribuído para o desenvolvimento do município em infraestrutura básica e turística, mas em relação a geração de empregos nas empresas prestadoras de serviços não foi muito favorável para a população, porque com a chegada do complexo apenas 3 empresas ofertaram mais vagas para trabalho. No levantamento feito no Alto de Santa Rita percebemos que o mercado informal se apropriou do espaço e gerou um grande fluxo de trabalhadores ambulantes que dependem da atividade turística para sobreviver, ou seja, o trabalho informal se apropriou do complexo gerando oportunidade de trabalho para os residentes do município que se encontravam desempregados.