Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Alana Teles"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Melhoria de processos integrada ao ciclo PDCA: uma análise nas aquisições de bens do IFS - Campus Aracaju
    (2019-02-22) Silva, Alana Teles; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; ; ; Araújo, Richard Medeiros de; ; Lopes, Alba de Oliveira Barbosa;
    A atual administração pública desenvolve-se na tentativa de alcançar métodos e ferramentas capazes de auxiliá-la na tomada de decisão eficaz e na obtenção de resultados que impliquem em um melhor desempenho. Nessa perspectiva, a Gestão por processos é uma metodologia que orienta a administração das atividades desenvolvidas nos processos organizacionais com vistas ao aperfeiçoamento, qualidade e agilidade de suas operacionalizações, possuindo grande adaptabilidade às instituições públicas. Essa pesquisa visa desenvolver um projeto de intervenção no setor de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Aracaju, com o intuito de fortalecer o procedimento de compras desse campus, e, consequentemente, da administração pública. Para subsidiar o trabalho, utilizou-se uma ferramenta de melhoria contínua denominada Ciclo PDCA (Plan: planejar, Do: fazer, Check: checar e Action: agir) que tem por finalidade precípua o desenvolvimento organizacional contínuo, sendo apontado pela literatura como instrumento de fácil aplicação em diversos trabalhos. A pesquisa realizada classifica-se como aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso, sendo realizado o diagnóstico dos procedimentos de compras desse campus, por meio de um roteiro de questionário para obtenção de dados junto à equipe que operacionaliza os referidos processos. Com a aplicação do questionário emergiram diversos imbróglios e a percepção da necessidade da gestão por processos no campus. Foram propostas alterações nas competência dos atores, rotinas e prazos da IN nº 01/2018, bem como a integração das três preliminares atividades dos processos de compras do campus a esse desenho criado. O confronto entre os cenários atuais e propostos resultou na eliminação de vinte e quatro atividades que não agregavam valos aos processos de compras do IFS – Campus Aracaju, como também redefinição de finalidade de outras dezesseis atividades. Na entrevista foram coletados obstáculos complexos que prejudicam a agilidade, eficiência e melhor desempenho dos processos, destacando a escassez de recursos humanos, físicos e orçamentários, sugerindo-se propostas de melhorias, em âmbito geral, para cada um deles. A pesquisa foi conclusiva no tocante à funcionalidade positiva da utilização do Ciclo PDCA como metodologia orientadora à solução de obstáculos institucionais referentes à Gestão por processos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM