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Navegando por Autor "Silva, Ísis de Siqueira"

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    TCC
    A Importância dos programas de atividade física para pessoas idosas na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Souza, Ana Paula Camilo de; Silva, Ísis de Siqueira; Lima, Dinorah de França; Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho
    O envelhecimento populacional no Brasil representa um dos principais desafios da saúde pública. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, mais de 31 milhões de pessoas tinham 60 anos ou mais, representando 14,7% da população brasileira. As projeções indicam que esse percentual deve ultrapassar 25% até 2060. Nesse contexto, promover o envelhecimento ativo e saudável tornou-se prioridade estratégica, sendo a prática de atividade física uma das principais ferramentas para fortalecer a autonomia, prevenir agravos e melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. A Atenção Primária à Saúde (APS) assume papel central nesse processo, ao oferecer programas estruturados e ações interprofissionais que estimulam hábitos saudáveis no cotidiano dos territórios. Este estudo teve como objetivo mapear a influência das ações de promoção da atividade física no envelhecimento saudável, na qualidade de vida e na autonomia das pessoas idosas acompanhadas pela APS. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, A busca por estudos foi realizada entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, com atualização em junho de 2025, com o objetivo de identificar possíveis publicações recentes que pudessem ser incluídas na revisão integrativa. As bases de dados utilizadas foram o portal da Biblioteca Virtual em Saúde BVS, MEDLINE/PubMed, SciELO e Google Acadêmico. A estratégia de busca envolveu a combinação de descritores controlados em português e inglês relacionados à “Pessoa Idosa”, “Atividade Física” e “Atenção Primária à Saúde”. Inicialmente, foram identificados 115 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e eliminação de duplicatas, 10 estudos foram selecionados para análise final. Os dados foram organizados por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados demonstraram que 90% dos estudos utilizaram metodologias quantitativas, com predominância de delineamento transversal e descritivo. Enquanto, apenas (10%) foi de caráter qualitativo. De forma geral, constatou-se que a prática regular de atividades físicas promove ganhos na funcionalidade física, na saúde mental, emocional, na cognição e na qualidade de vida das pessoas idosas. Observou-se também que os programas ofertados nas UBS fortalecem o vínculo comunitário e favorecem o protagonismo dos usuários, especialmente quando realizados por equipes das eMulti. Contudo, os estudos também destacaram desafios, como a falta de infraestrutura adequada, a baixa adesão dos usuários, a escassez de profissionais capacitados e a ausência de sistematização dessas ações no cotidiano da APS. Conclui-se que os programas de atividade física no âmbito da APS constituem uma estratégia potente para a promoção do envelhecimento saudável, desde que estejam articulados às diretrizes das políticas públicas e sejam conduzidos de forma acolhedora, contínua e sensível às realidades locais. Para tanto, são necessários investimentos estruturais, formação permanente das equipes, ações intersetoriais e estímulo ao protagonismo comunitário, garantindo o acesso equitativo e ampliando a efetividade do cuidado às pessoas idosas
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    TCC
    Contribuições das vivências na atenção primária à saúde para a formação do sanitarista: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Silva, Francisco Gabriel Ferreira da; Silva, Ísis de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/9149823220484501; Lima, Dinorah de França; Brito, Ewerton William Gomes
    A atuação do Sanitarista tem como objetivo a melhoria dos serviços de saúde, contribuir com os profissionais e usuários, tanto no planejamento e gestão quanto na formulação de políticas públicas de saúde. Ainda enquanto formação o estudante perpassa por experiências que o aproxima da realidade profissional. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições das vivências na Atenção Primária à Saúde para a formação do graduando em saúde coletiva. O presente estudo foi desenvolvido por meio de dois métodos de pesquisa, uma revisão narrativa da literatura sobre o tema, que seguiu os seguintes passos: definição da pergunta de pesquisa; identificação das fontes de informação relevantes; leitura e seleção das evidências; organização, análise e interpretação dos resultados. A pesquisa foi realizada em bases de dados, como a Scielo, Google Acadêmico, repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) seguindo os descritos: Formação and “Saúde Coletiva” and Estágio and “Atenção Primária à Saúde”; “Estágio na Atenção Primária à Saúde” and “Saúde Coletiva”; e Formação and “Saúde Coletiva”. Complementar a esse estudo, a vivência do estágio curricular em Saúde Coletiva, baseado na inserção do discente no serviço, permitindo conhecer a realidade e as práticas de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Conforme a análise dos resultados, foram identificados sete arquivos, publicados entre os anos de 2013 e 2023, entre eles os seguintes métodos foram utilizados, 3 (42.86%) documentos utilizaram o método de relato de experiência, 2 (28.57%) são estudos teóricos, 1 (14.29%) estudo de caso, e 1 (14.29%) revisão integrativa da literatura. Assim, o ensino-serviço através do estágio e a sintetização do conhecimento disponível sobre o tema em questão, a partir de uma análise crítica da literatura, configuram-se como uma estratégia essencial para a integração da teoria com a prática profissional do sanitarista. A oportunidade de vivenciar o cotidiano da unidade, demonstraram a complexidade do processo de trabalho em equipe na Atenção Primária. Nesse sentido, promove um aprendizado mútuo, contribuindo para o aprimoramento das habilidades práticas do discente, impacto na comunidade e nos serviços em que ocorrem as vivências, tendo em vista a realidade social e a dinâmica do território em que o campo de estágio está inserido. Somando-se aos conteúdos que a literatura já traduz sobre e a repercussão da atividade prática enquanto formação, possibilitando a divulgação da prática profissional
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    Artigo
    O desenvolvimento do trabalho colaborativo durante a pandemia: o cenário mundial da atenção primária à saúde
    (Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023) Almeida Júnior, José Jailson de; Xavier, Pedro Bezerra; Silva, Ísis de Siqueira; Lemos, Daniel Carlos de; Guedes, Dimitri Taurino
    Identificar na literatura como se desenvolveu o trabalho colaborativo durante a pandemia da COVID-19 no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS). Métodos:Revisão integrativa da literatura, com a finalidade de sintetizar resultados de estudos já realizados. Pesquisa realizada no PubMed, Portal CAPES e BVS, com os descritores; “primary health care”; “interprofessionality”; “COVID-19”, com o operador booleano “AND”. Setenta e nove artigos foram encontrados. Após leitura crítica, utilizando os critérios de exclusão, obtiveram-se 07 artigos. Resultados:Observa-se a notoriedade das práticas interprofissionais na APS no cenário mundial, demandando profissionais capacitados e que exerçam um trabalho colaborativo; foco centrado na comunidade; liderança e resolução de conflitos na equipe, consolidando a assistência prestada pela APS na pandemia. Observou-se a readaptação do serviço para atender a população, além das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde. Considerações Finais: Encontram-se algumas evidências capazes de ratificar a interprofissionalidade como ferramenta essencial à prática colaborativa, potencializando a APS nos diversos países, consolidando os sistemas e as redes de atenção à população e promovendo melhorias significativas na assistência. Este trabalho contribuirá para o desenvolvimento da sistematização do processo de trabalho interprofissional, melhorando a assistência prestada e favorecendo o bom funcionamento das unidades de saúde.
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    Artigo
    Digital health interventions and quality of home-based primary care for older adults: a scoping review protocol
    (Frontiers Media SA, 2023) Uchôa, Severina Alice da Costa; Silva, Ísis de Siqueira; Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; Lopes, Rayssa Horácio; Araújo, Aguinaldo José de; Figueirêdo, Renan Cabral de; Bay Jr, Osvaldo de Goes; Lapão, Luís Velez; Xavier, Pedro Bezerra
    Introduction: The use of digital health interventions has expanded, particularly in home-based primary care (HBPC), following the increase in the older adult population and the need to respond to the higher demand of chronic conditions, weakness and loss of autonomy of this population. There was an even greater demand with COVID-19 and subsequent isolation/social distancing measures for this risk group. The objective of this study is to map and identify the uses and types of digital health interventions and their reported impacts on the quality of HBPC for older adults worldwide
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    TCC
    Formação do sanitarista e a inserção prática no SUS: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Stéfanie Aparecida Oliveira da; Silva, Ísis de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/7371292202164466; http://lattes.cnpq.br/8854485180071740; Lima, Dinorah de França; http://lattes.cnpq.br/1339156528553507; Xavier, Pedro Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2088975311359852
    O presente estudo tem como objetivo mapear a inserção prática dos estudantes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo, que analisou 22 PPCs de instituições públicas de ensino superior no Brasil. Os dados foram coletados por meio de fontes públicas e sistematizados em planilha, com posterior análise temática. Os resultados mostraram que, a maioria dos cursos atende a carga horária mínima de 3.200 horas estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCNsCGSC), e 81,8% cumprem a exigência mínima de 500 horas para o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A inserção prática ocorre principalmente por meio dos ECS, das atividades práticas e do estágio não obrigatório. Os principais componentes curriculares práticos são, em sua maioria obrigatórios (91,2%) e ocorrem de forma distribuída ao longo da graduação, embora ainda existam cursos que concentram as práticas apenas nos períodos finais. Os cenários de práticas incluem atenção básica, média e alta complexidade, vigilância em saúde, gestão em saúde, espaços educacionais e espaços comunitários, como quilombos, aldeias e indígenas. As atividades desenvolvidas abrangem desde diagnósticos situacionais e ações de promoção à saúde até o monitoramento de políticas públicas. Além disso, o estudo revela um alinhamento progessivo as DCNsCGSC e evidencia avanços na formação integrada, embora persistam desafios como a padronização das nomenclaturas, a inserção profissional dos egressos e a escassez de preceptores da própria área. O estudo indica a necessidade de futuras pesquisas que devem incorporar a percepção de coordenadores, preceptores, gestores e alunos, buscando aprimorar a qualidade e a efetividade da articulação ensino-serviço. Conclui-se que a articulação ensino-serviço tem potencial para fortalecer a formação do Sanitarista e contribuir com o fortalecimento da atenção à saúde no SUS, mas ainda demanda esforços para consolidação institucional e reconhecimento profissional.
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    Artigo
    Impactos da covid-19 no trabalho colaborativo na atenção primária à saúde
    (2023) Almeida Júnior, José Jailson de; Xavier, Pedro Bezerra; Silva, Ísis de Siqueira; Magalhães, Adriana Gomes; Guedes, Dimitri Taurino
    O estudo tem como tema o impacto da pandemia no trabalho colaborativo na Atenção Primária à Saúde. O objetivo é analisar os impactos da pandemia da COVID-19 no trabalho colaborativo na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, tendo como campo de investigações as Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Campina Grande, Paraíba. A amostra do estudo foi composta por profissionais de saúde vinculados à Estratégia Saúde da Família. Entre as equipes selecionadas, foram entrevistados 31 participantes. Os resultados evidenciam que a pandemia da COVID-19 causou impactos significativos em diversas ações de saúde, especialmente aquelas relacionadas às interações em grupos, como prevenção e vigilância em saúde. A dinâmica do trabalho das equipes foi alterada, diante da necessidade de reorganização das atividades, afetando diretamente o trabalho interprofissional e as práticas colaborativas em saúde. Os achados deste estudo também apontaram que antes do advento da pandemia, o trabalho interprofissional já estava sofrendo modificações, influenciado principalmente pelo cenário político. Conclui-se que há a necessidade da reorganização dos papéis de cada membro da equipe da APS, para alcançar o domínio e a execução das práticas colaborativas, fundamentais para promover o cuidado em sua integralidade. Esses resultados são relevantes, e poderão contribuir para as decisões futuras acerca da temática, este estudo revela ações, que foram prejudicadas durante a pandemia, e que necessitam de maior atenção e fortalecimento no atual momento
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    TCC
    Recurso educacional como auxílio à proficiência digital para pessoas idosas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Nascimento, Rosicleide Freire do; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; https://orcid.org/0000-0001-8244-0154.; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; https://orcid.org/0009-0004-2183-0502; https://lattes.cnpq.br/; Nunes, Vilani Medeiros de Araujo; https://orcid.org/0000-0002-9547-0093; http://lattes.cnpq.br/8169308778262070; Silva, Ísis de Siqueira; https://orcid.org/0000-0002-2403-2504; http://lattes.cnpq.br/7371292202164466
    Introdução: Diante do crescimento exponencial das Tecnologias de Informação e Comunicação, as competências digitais se tornam cada vez mais requeridas aos indivíduos, incluindo as pessoas idosas. Todavia, os idosos têm maiores desafios à inclusão digital rápida e crescente nos últimos anos em vista de alterações fisiológicas características do envelhecimento e a questão geracional de não nativos digitais. Diante disto, a literacia em saúde configura-se em estratégia para incentivo e discussão sobre a infoinclusão de pessoas idosas. Objetivo: Neste ínterim, objetivou-se planejar, construir e validar uma tecnologia educacional (TE) em formato digital abordando a discussão da proficiência digital de pessoas idosas como importante determinante social em saúde. Método: Para tanto, desenvolveu-se um estudo metodológico com base na técnica ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) para cartilhas cuja validação de conteúdo ocorreu por amostra de especialistas. De forma geral, no planejamento da TE foi definido público-alvo, objetivo, tipo e requisitos do TE, serviço de saúde para potencial uso em atividades de promoção à saúde e referencial teórico básico para subsidiar o conteúdo. Na fase de desenvolvimento houve a estruturação e diagramação da TE com o uso do aplicativo CANVA®. A validação do TE ocorreu por meio da atribuição de notas a critérios específicos de conteúdo, clareza de linguagem, diagramação, acessibilidade, interatividade e relevância por dois especialistas. Esses especialistas realizaram duas avaliações (t1 e t2). Em t1 deveriam justificar os motivos de não atribuição de 100% de nota do critério. Após o envio dessas justificativas, foram feitos ajustes e reenviado para ser avaliado em t2. Após a avaliação em t2 o TE foi considerado validado por ter alcançado pontuação >= 90% do critério total. Resultados: Obteve-se uma cartilha digital abordando conteúdos relacionados à política de saúde da pessoa idosa, determinantes digitais em saúde, destacando a infoinclusão da pessoa idosa como demanda desta política e das atuais políticas e programas voltados à transformação digital no Brasil. A cartilha apresenta conceitos de competência digital, problematiza a importância dessas competências no cotidiano e apresenta formas de iniciar o processo de letramento digital. Considerações finais: Espera-se contribuir para a redução das iniquidades sociais advindas da exclusão digital de pessoas idosas que impactam em sua qualidade de vida a partir de uma TE voltada a práticas de promoção à saúde e fomentar a discussão sobre a presença de conteúdos do Campo da Saúde Digital nos processos formativos de profissionais da saúde tal qual o bacharel sanitarista.
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    Dissertação
    Saúde digital e qualidade do cuidado primário domiciliar para pessoas idosas: um protocolo de scoping review
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-21) Silva, Ísis de Siqueira; Uchoa, Severina Alice da Costa; https://orcid.org/0000-0002-2531-9937; http://lattes.cnpq.br/8414233332373275; https://orcid.org/0000-0002-2403-2504; http://lattes.cnpq.br/7371292202164466; Sousa, Cláudia Santos Martiniano; Moioli, Renan Cipriano; Mendes, Tamires Carneiro de Oliveira
    A atenção primária domiciliar tem se expandido, acompanhando o aumento da população idosa e a necessidade de responder à maior demanda de suas condições crônicas e fragilidades de saúde. Neste nível de atenção, à saúde digital é considerada uma importante ferramenta para melhoria do cuidado, cuja expansão teve maior impulso com a pandemia da COVID-19 e subsequentes medidas de isolamento/distanciamento social, para esse grupo considerado de risco para complicações e internações em decorrência da COVID-19. O objetivo deste estudo é elaborar um protocolo de revisão de escopo para identificar, mapear e avaliar os usos e os impactos da saúde digital na qualidade do cuidado primário domiciliar em saúde para pessoas idosas em diferente regiões do mundo. Trata-se de um protocolo de revisão de escopo, desenvolvido na perspectiva teórica de Arksey e O’malley, com atualizações de Levac; Peters e respectivos colaboradores. Será baseado no manual do Joanna Briggs Institute e guiado pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os dados da literatura branca serão extraídos de bases multidisciplinares de saúde como: Biblioteca Virtual em Saúde, LILACS, PubMed, Scopus, Web of Science, CINAHL e Embase. A literatura cinza será pesquisada por meio do Google Scholar, Open grey, “Gray Matters: uma ferramenta prática para pesquisar literatura cinza relacionada à saúde”, ProQuest Dissertations and Theses Global and Preprints for Health Sciences [medRXiv]. Nenhum limite de data ou restrição de idioma será determinado. Os dados quantitativos serão analisados através de estatística descritiva e os dados qualitativos por meio de análise temática. Os resultados da revisão versarão sobre impactos, desafios, oportunidades e lacunas encontrados nas publicações relacionadas ao uso de tecnologias digitais na atenção primária domiciliar para pessoas idosas. Será realizada uma consulta aos stakeholders para sugestões sobre outras estratégias de divulgação dos resultados, além daquela em periódicos e eventos científicos, assim como sobre aplicabilidade do estudo. A organização deste protocolo aumentará o rigor metodológico, a qualidade, a transparência e a precisão da revisão de escopo, reduzindo o risco de viés. Como contribuição, espera-se que a revisão possa trazer aos gestores e cuidadores subsídios relevantes para melhoria do cuidado domiciliar primário por meios digitais como uma política pública de saúde.
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    Artigo
    Trabalho na atenção básica durante a pandemia da Covid-19: percepções dos profissionais de saúde acercada atuação da gestão municipal
    (Zenodo, 2023) Almeida Júnior, José Jailson de; Xavier, Pedro Bezerra; Silva, Ísis de Siqueira; Brandão, Gisetti Corina Gomes; Guedes, Dimitri Taurino
    Este trabalho tem como tema a investigação da percepção dos profissionais de saúde acerca da atuação da gestão municipal durante a pandemia da COVID-19. O objetivo do estudo é analisar a percepção dos profissionais da Atenção Primária à Saúde acerca do processo de trabalho e da atuação da gestão municipal de saúde durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A amostra do estudo é composta por profissionais de saúde que trabalham na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município da Paraíba. A realização da coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro a abril de 2022. Obteve-se como resultado deste estudo que mediante o cenário de crise sanitária causado pela COVID-19, observou-se que o processo de trabalho em saúde foi afetado em diversos aspectos, a comunicação na equipe multidisciplinar foi destacada como relevante para o processo de trabalho para os entrevistados. No que se refere à relação dos profissionais com a gestão, os resultados apontam que o posicionamento dos gestores influenciou no funcionamento dos serviços de saúde, assim como nas condições (insalubres) de trabalho dos profissionais da APS. Os resultados deste estudo evidenciaram, a partir da ótica dos profissionais da APS, que houve negligência por parte da gestão municipal no que diz respeito ao suporte, disponibilização de EPIs, capacitações, suporte emocional e ações coordenadas para o enfrentamento adequado da pandemia
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