Navegando por Autor "Silva, Érica Batista da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O lúdico como instrumento de interação e facilitador do desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Érica Batista da; Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva; Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Silva, Raimundo Paulino daO lúdico é fator indispensável para o trabalho do professor que busca tornar suas aulas mais interessantes e desafiadoras, cujos resultados, tendem a ser significativos e prazerosos. Principalmente, por essas atividades ampliarem possibilidades de aprendizagens e desenvolvimento das crianças. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo compreender a importância da ludicidade, como estratégia favorável ao desenvolvimento cognitivo e interação entre as crianças, sendo o mesmo um elemento indispensável à prática docente. Nesse sentido, buscamos ainda, entender o papel do brincar no desenvolvimento integral da criança, refletindo sobre as atividades lúdicas que são significativas para o processo de ensino aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, utilizando-se como suporte para este estudo e pesquisa os aportes teóricos disponíveis em artigos de revistas eletrônicas e livros sobre o tema, que se baseiam nas ideias dos estudiosos como: Piaget (1983) e Vygotsky (1991), Friedmann (2012), Sommerhalder e Alves (2011), Bock (1999), Kishimoto (2001), e o RCNEI (1998). Com base nos estudos foi possível constatar que o lúdico é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da criança, pois auxilia o desenvolvimento cognitivo, social, cultural e motor, facilitando os processos de socialização, comunicação e construção do conhecimento pela criança. Verificamos, ainda, que através do jogo, do brinquedo ou da brincadeira, a ludicidade se constitui em um instrumento auxiliar ao desenvolvimento integral das crianças, cabendo ao professor criar um ambiente educativo estimulante que gere resultados, supere desafios e faça, realmente, diferença na formação dos alunos na tenra idade.