Navegando por Autor "Silva, Élida Weslane da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O lúdico na contação de história na Educação Infantil: Desenvolvimento pelo prazer da leitura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Silva, Élida Weslane da; Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes; Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes; Boleiz Jr, Flávio; Xavier, Maria Rita PereiraEste artigo visa analisar a importância que a prática da contação de história realizada de forma lúdica tem na construção do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Pois é com a aplicação dessa prática que as crianças conseguem desenvolver as capacidades da linguagem oral e da escrita no decorrer de sua formação, além de absorver o hábito pela leitura colocado no decorrer de sua vida diária. O tema em questão veio por meio de inquietação pessoal no decorrer do estágio supervisionado II, na Escola Infantil Aldeniza Nunes de Carvalho, localizado na cidade de Antônio Martins-RN. Atualmente a Educação Infantil é pauta de estudos feitos por vários pesquisadores, pois a mesma segue em pleno desenvolvimento no nosso país, conseguindo fomentar diversos estudos direcionados ao desenvolvimento desta área de ensino, e há algum tempo estudiosos falam e discutem sobre como garantir qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Principalmente o momento de contação de história, momento esse que vem sendo valorizado a cada dia mais devido ao desenvolvimento que as crianças apresentam á pratica educativa. O problema enfrentado na maioria das vezes pelos professores é com relação à displicência de alguns de seus discentes, pois bem não podemos colocar que o problema está sendo apenas da falta de concentração das crianças, mas também deve ser observado como o docente conduz as crianças para o momento de contação de história. Em seguida foi desenvolvido e efetuado um estudo bibliográfico que auxiliou teoricamente para entender o porquê trabalhar a contação de história na Educação Infantil é importante, então foram analisadas obras de Barreto (2003), Mattos (2009), Villardi (1999), Lakatos e Marconi (2005), Ariés (1981), Solé (1998) e Castro (2008) e RCNEI (1998), Haetinger (2008) Moyle (2002), Almeida (1984), entre outros. E foi por meio desses subsídios que conseguimos considerar que na maioria das vezes uma questão ética, talvez com a contação de história acontece por meio dos profissionais da Educação infantil, que conhecem a importância do desenvolvimento da criança, mas não são valorizados nos planos de aula diários. Portanto as colocações ditas no decorrer deste artigo são de fundamental importância para fortalecer os assuntos direcionados a contação de história feito de forma lúdica e prazerosa para os alunos, motivando-os a desenvolverem o gosto pela leitura e adquirem maior capacidade intelectual.