Navegando por Autor "Silva, Ângela Rayane Idelfonso"
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TCC Ouvidoria universitária como espaço de participação social e gestão democrática: estudo de caso da Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Silva, Ângela Rayane Idelfonso; Menezes Neto, Elias Jacob de; Alves, Fabrício Germano Alves; Moreira, Thiago OliveiraAs manifestações sociais realizadas no cenário internacional demonstram que a demanda por acesso à informação, por uma atuação da administração pública direcionada à promoção do valor público, constituindo-se em reflexo dos anseios e valores sociais, bem como o fortalecimento e instituição de canais de diálogo entre a sociedade e o governo, consistem em pauta cada vez mais crescente. Desta feita, é diante desse cenário que se analisa a necessidade de se fortalecer e instituir canais de diálogo entre a sociedade e a Administração Pública. Assim, as ouvidorias públicas surgem como esse canal de participação social, auxiliando nas interações dos cidadãos face à Administração Pública, levando a esta os interesses da sociedade, servindo de auxílio para a adoção de um serviço público condizente com os anseios sociais. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a analisar as ouvidorias inseridas no âmbito acadêmico como meio para possibilitar uma gestão flexível e participativa que reflita a complexidade das relações existentes nas universidades, sendo de suma importância para o desenvolvimento de um cenário de transparência e de uma comunidade universitária ativa e colaborativa. À vista disso, a pesquisa teve como intuito abordar as ouvidorias universitárias como espaços de participação social e gestão democrática, analisando a participação social como fator primordial ao governo aberto e as ouvidorias públicas enquanto espaço de voz social, buscando, em específico, apresentar o perfil da Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, fazendo uso de uma abordagem qualitativa, com objetivo descritivo, utilizando-se do método dedutivo e das técnicas de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, a presente pesquisa analisou a Ouvidoria da UFRN com vistas a elaboração de um perfil desta a partir da análise de dados no lapso temporal de 2011 a 2018. Diante do exposto, verifica-se que a ouvidoria universitária possibilita uma gestão participativa, servindo como indicativo de qualidade dos serviços ofertados pela Universidade, além de ser fonte para a atuação da administração universitária. Ademais, vislumbra-se que a Ouvidoria da UFRN possui um alto índice de manifestações, sendo em sua maioria reclamações, tendo como perfil principal de solicitantes os discentes.