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Navegando por Autor "Sicolo, David Alexandre"

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    TCC
    Avaliação da qualidade acústica de escola estadual do projeto Governo Cidadão como parâmetro para adequação das diretrizes de padrões referenciais de projeto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-07) Sicolo, David Alexandre; Araújo, Bianca Carla Dantas de; Goulart, Solange Virginia Galarca; Alves, Luciana da Rocha
    O ambiente escolar tem o objetivo de ser palco da formação acadêmica e pessoal de crianças, jovens e adultos. Nesse espaço onde a troca de informação é constante, um dos principais meios pelo qual a dinâmica de ensino-aprendizagem se concretiza é a voz. O som da fala humana, seja se originando do professor, seja do aluno, frequentemente se encontra competindo com diversos ruídos, e, também, se propagando em ambientes que, pelas suas características físicas, diminuem sua clareza e compreensão. As soluções para essas circunstâncias desfavoráveis são, muitas vezes, acessíveis e implementáveis, especialmente se essas questões forem consideradas ainda na fase de projeto. Visando contribuir para a melhoria da qualidade acústica das escolas no estado do Rio Grande do Norte, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade acústica da Escola Estadual Ivani Machado Bezerra e propor diretrizes para a melhoria das especificações de conforto acústico do manual “Padrões Referenciais de Funcionamento da Escola” (documento em desenvolvimento pela Secretaria do Estado de Educação, Cultura, do Esporte e do Lazer), o qual fundamentou o projeto do edifício analisado. Para isso, os procedimentos metodológicos consistiram da coleta de dados sobre a escola e seus ambientes, de medições de parâmetros de inteligibilidade da fala (tempo de reverberação, tempo de decaimento inicial, índice de transmissão da fala, relação sinal ruído, entre outros) de ambientes específicos, e da análise qualitativa de decisões projetuais da escola e do conteúdo do manual com base na literatura científica. O estudo indicou que o tratamento acústico dos ambientes e as diretrizes do manual se encontram aquém dos padrões referenciados em diferentes fontes técnicas. Com a ajuda de simulações no software EASE, foram sugeridas diretrizes projetuais para o documento de padrões referenciais, de forma que futuras escolas possam ser construídas e escolas existentes possam ser reformadas de uma maneira que atenda às necessidades acústicas das atividades o ambiente escolar.
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    Dissertação
    Qualidade sonora em sala de aula: estudo de soluções de condicionamento acústico para manual referencial das escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-18) Sicolo, David Alexandre; Araújo, Bianca Carla Dantas de; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; http://lattes.cnpq.br/2127526073894457; Alves, Luciana da Rocha; Cortes, Marina Medeiros; Araújo, Virginia Maria Dantas de
    As salas de aula são o espaço principal da troca do conhecimento e construção do saber. Sendo a fala o instrumento mais utilizado para estes fins, seu entendimento adequado é fundamental. A inteligibilidade da fala em salas de aula depende de fatores de condicionamento acústico do ambiente – contudo, o controle desse condicionamento depende de conhecimento e ferramentas específicas. A Secretaria de Educação do Governo do Rio Grande do Norte, em uma tentativa de garantir qualidade para as escolas sob sua administração, está desenvolvendo um manual de “Padrões Referenciais de Funcionamento da Escola”, que inclui elementos de conforto ambiental. Esse manual não contempla, todavia, instruções para condicionamento acústico dos ambientes escolares. Esta dissertação procura contribuir para esse manual através do objetivo geral de elaborar e analisar soluções arquitetônicas de conforto acústico para subsidiar projetos de salas de aula nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. Analisando parâmetros de tempo de reverberação (T30), tempo de decaimento inicial (EDT), índice de transmissão da fala (STI) e definição (D50), para salas de aula de 3 escolas da rede estadual, foram construídos modelos de soluções diversos para cada realidade, combinando forros plano e inclinados com diferentes proporções de área de material acústico. Com valores de referência respaldados em pesquisas recentes, essas simulações foram realizadas para dar um alcance de possíveis valores de coeficiente de absorção do material a ser aplicado em cada solução. Foram analisados os resultados simulados para cada uma das configurações de forro em todas as salas de aula. Com base nisso, foi proposto um procedimento passo a passo a ser incorporado ao manual de Padrões Referenciais do Governo do Estado, que inclui as soluções de forro e os valores simulados. A pesquisa encontrou que todas as salas de aula apresentavam valores de parâmetros acústicos fora do recomendado. Também foi constatado que a maioria dos forros propostos apresentam valores amplos de diferença entre máximos e mínimos de coeficiente de absorção, possibilitando uma variedade de escolhas de material acústico. Encontrou-se uma disparidade entre os valores de referência de T30, EDT, STI e D50, sendo os valores de STI consideravelmente mais restritivos que os demais.
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