Navegando por Autor "Shitsuka, Ricardo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-27) Santos, Janaína Karla Gomes; Fonseca, Gessica Fabiely; Almeida Júnior, José Jailson de; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; http://lattes.cnpq.br/0111803982490587; Santos Filho, Pedro Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; Shitsuka, RicardoEsta dissertação tem como objetivo geral identificar em algumas trajetórias escolares as concepções de ensino e aprendizagem em crianças com microcefalia na rede municipal deEducação Infantil em Natal e municípios selecionados na Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações na área existentes no campo de conhecimentoeducacional, sobre este tema, nos chamaram a atenção a uma problemática mais específica da recepção destas crianças na rede pública e as dificuldades na condução da trajetória educacional. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa com base nos testemunhos dos responsáveis (mães e educadoras) por tais crianças, trazendo à luz da comunidade acadêmica as peculiaridades deste tipo de abordagem. Investigamos, para tanto, alguns casos selecionados e que nos serve como fundamento para pensar odesenvolvimento escolar, as condições efetivas e os próximos passos ao atendimento de uma educação inclusiva. Tem como sujeitos da pesquisa os docentes e a(o) responsável pela criança e, a partir da análise dos dados coletados, produzimos uma cartilha com sugestões sobre inclusão e ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia.Artigo Innovation and use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market(International Journal Of Emerging Technologies In Learning (Ijet), 2020) Guerra, Eliana Costa; Nascimento, Daniel Beserra do; Brito, Max Leandro de Araújo; Fonseca, Géssica Fabiely; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Martins, Cibelle Amorim; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Teixeira, Ricardo Luiz Perez; Shitsuka, Ricardo; Silva, Priscilla Chantal Duarte; Junger, Alex PaubelThe present study aims to investigate the perspective of students in the business course on innovation and the use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market in a city in northeastern Brazil.The methodology study is qualitative, conducted through a questionnaire tech-nique with open questions with students from a higher edu-cation institution, graduates of the business course and others who have already completed and are looking for space in the labour market. The results obtained in the present study suggest a greater participation of the university in the artic-ulation of its trained professionals with the local companies, serving as a sup-port platform and in this way enabling some monitoring of these graduates at the entrance of the local market, through networks of contacts that bring togeth-er companies of recent graduates.The conclusion of the study is that there is a complex situation, that despite the difficulties imposed by the economic crisis and lack of local opportunities, the chance of getting a job is better for those who, in fact, absorb as much of the knowledge that the course offers and get their diplomaTese A Revista Educação em Questão no contexto da publicação em periódicos de Educação do Norte e Nordeste do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Brito, Max Leandro de Araújo; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; ; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; Junger, Alex Paubel; ; http://lattes.cnpq.br/3440956514829383; Martins, Cibelle Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/1795893092260432; Nunes, Cláudio Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/6979931694367304; Viana, Flávia Roldan; ; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; Araújo, Maria Valéria Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Shitsuka, Ricardo; ; http://lattes.cnpq.br/6004113212348964O estudo tem por objetivo geral estudar o posicionamento da Revista Educação em Questão entre revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil presentes no Google Metrics 2020. O estudo utilizou o método misto, caracterizado como documental e bibliométrico. A coleta de dados foi realizada com base nos dados secundários, pela internet, a saber: 1) lista de revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil; 2) site da Revista Educação em Questão; 3) produções Bibliográficas do Coleta Capes dos anos 2017 e 2018, pesquisadas nos Dados Abertos Capes; 4) artigos e revistas indicadas pelo Google Metrics e Google Acadêmico. Como resultados, o estudo revela que: as convergências temáticas dos artigos, publicados na Revista Educação em Questão de 1987 a 2019, apontam para o alcance de todas as áreas temáticas da ANPEd; a Revista Educação em Questão publica artigos de programas de Educação de todas as regiões do Brasil e isso, também, é refletido no ecossistema dos periódicos de Educação do Norte e Nordeste; a composição dos H index do Google Metrics da Revista Educação em Questão e de revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil está baseada, principalmente, em citações de periódicos e essas citações ocorrem, também, entre as revistas que formam o ecossistema. Por fim, o estudo conclui que o posicionamento da Revista Educação em Questão, entre as demais revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, é de destaque, uma vez que a revista apresenta bons resultados na aceitação entre os programas de Pós-graduação em Educação do Brasil ao comparar com as revistas do Fórum, elevado H index quando comparada às revistas de Educação do Norte e Nordeste presentes no Google Metrics 2020, e ampla publicação nas áreas temáticas da ANPEd.