Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Sena, Maria de Fátima Alves de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Escolas técnicas de dança: um olhar investigativo sobre a constituição do Centro Educacional Norte-rio-grandense de Artes
    (2016-07-27) Sena, Maria de Fátima Alves de; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; Gadelha, Rosa Cristina Primo;
    A história do ensino de Dança em nível Técnico no Brasil é recente, data dos anos de 1960, sendo uma das mais antigas a Escola de Teatro e Dança do Pará. Convém ressaltar que tais escolas estão ligadas no seu início ao ideário da Escola Técnica no Brasil datado dos anos de 1900 que tinham por objetivo profissionalizar o indivíduo. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da abordagem da análise de conteúdo. Teve como objeto de estudo o Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes (CENA). Ao se utilizar dessa forma, a pesquisa, e ao adotá-la nos despimos de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista. Para a produção de dados de pesquisa, alguns procedimentos foram utilizados: revisão de literatura, pesquisa documental, fontes da memória viva, entrevistas para a coleta dos dados e discussão da coleta do material. Partindo do entendimento de que as escolas técnicas de dança são locais de formação, propõe-se neste trabalho, apresentar, discutir e analisar o Curso Técnico de Dança do Estado do Rio Grande do Norte (CENA - Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes), bem como suas metas e projeto artístico/pedagógico enquanto ensino profissionalizante. Dispõe-se ainda a compreender como se constituiu a criação do CENA, com foco no contexto social, político e cultural do Estado no sentido de refletir sobre o processo de formação dos discentes no que se refere ao método ensino e aprendizagem, as concepções de dança e pedagógica do curso referendado, bem como seu projeto artístico.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Padrões corporais do balé clássico e o seu impacto no cotidiano de bailarinas da cidade do Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Mota, Raniele Almeida da; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Sena, Maria de Fátima Alves de
    Há mais de 500 anos, na Itália, iniciou-se a história do balé. No início do período romântico, o físico das bailarinas era mais curvilíneo. Após a metade deste período, os padrões mudaram para um físico mais atlético. O balé clássico é repleto de regras onde além de todas as exigências técnicas ainda existem as exigências corporais. As bailarinas devem ser magras, pernas longas, pés curvados e não ser muito alta. Esse estudo tem como objetivo desse estudo é discutir os padrões corporais exigidos do balé clássico com os padrões corporais de bailarinas da cidade de Natal/RN, o que isso acarreta no dia-a-dia das mesmas e no que a Educação Física pode contribuir a partir dessa reflexão. A pesquisa se trata do tipo descritivo de abordagem qualitativa. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista com 10 bailarinas de duas escolas de balé de Natal, composta por perguntas abertas. O método de análise foi interpretativa tendo base a experiência do pesquisador e o referencial teórico. Foi concluído que esses padrões corporais são desfavoráveis para o mundo da dança e que apesar das entrevistadas não relatarem ter sofrido com isso, muitas outras bailarinas apresentam sérios problemas como distúrbios alimentares e transtornos emocionais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM