Navegando por Autor "Sena, Maria de Fátima Alves de"
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Dissertação Escolas técnicas de dança: um olhar investigativo sobre a constituição do Centro Educacional Norte-rio-grandense de Artes(2016-07-27) Sena, Maria de Fátima Alves de; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; Gadelha, Rosa Cristina Primo;A história do ensino de Dança em nível Técnico no Brasil é recente, data dos anos de 1960, sendo uma das mais antigas a Escola de Teatro e Dança do Pará. Convém ressaltar que tais escolas estão ligadas no seu início ao ideário da Escola Técnica no Brasil datado dos anos de 1900 que tinham por objetivo profissionalizar o indivíduo. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da abordagem da análise de conteúdo. Teve como objeto de estudo o Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes (CENA). Ao se utilizar dessa forma, a pesquisa, e ao adotá-la nos despimos de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista. Para a produção de dados de pesquisa, alguns procedimentos foram utilizados: revisão de literatura, pesquisa documental, fontes da memória viva, entrevistas para a coleta dos dados e discussão da coleta do material. Partindo do entendimento de que as escolas técnicas de dança são locais de formação, propõe-se neste trabalho, apresentar, discutir e analisar o Curso Técnico de Dança do Estado do Rio Grande do Norte (CENA - Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes), bem como suas metas e projeto artístico/pedagógico enquanto ensino profissionalizante. Dispõe-se ainda a compreender como se constituiu a criação do CENA, com foco no contexto social, político e cultural do Estado no sentido de refletir sobre o processo de formação dos discentes no que se refere ao método ensino e aprendizagem, as concepções de dança e pedagógica do curso referendado, bem como seu projeto artístico.TCC Padrões corporais do balé clássico e o seu impacto no cotidiano de bailarinas da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Mota, Raniele Almeida da; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Sena, Maria de Fátima Alves deHá mais de 500 anos, na Itália, iniciou-se a história do balé. No início do período romântico, o físico das bailarinas era mais curvilíneo. Após a metade deste período, os padrões mudaram para um físico mais atlético. O balé clássico é repleto de regras onde além de todas as exigências técnicas ainda existem as exigências corporais. As bailarinas devem ser magras, pernas longas, pés curvados e não ser muito alta. Esse estudo tem como objetivo desse estudo é discutir os padrões corporais exigidos do balé clássico com os padrões corporais de bailarinas da cidade de Natal/RN, o que isso acarreta no dia-a-dia das mesmas e no que a Educação Física pode contribuir a partir dessa reflexão. A pesquisa se trata do tipo descritivo de abordagem qualitativa. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista com 10 bailarinas de duas escolas de balé de Natal, composta por perguntas abertas. O método de análise foi interpretativa tendo base a experiência do pesquisador e o referencial teórico. Foi concluído que esses padrões corporais são desfavoráveis para o mundo da dança e que apesar das entrevistadas não relatarem ter sofrido com isso, muitas outras bailarinas apresentam sérios problemas como distúrbios alimentares e transtornos emocionais.