Navegando por Autor "Sena, Francisco Canindé de Medeiros"
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TCC A interiorização e a universidade: um estudo sobre a formação musical de estudantes através do PRONATEC da EMUFRN na cidade de Florânia/RN, nas disciplinas de Linguagem e Estruturação Musical e Percepção Musical, no semestre 2015.1(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Sena, Francisco Canindé de Medeiros; Gonzaga, Maria Clara de Almeida; Oliveira, Danilo César Guanais de; Viana, Alexandre BezerraEste trabalho procurou investigar e relatar o processo e repercussão da interiorização e formação musical profissional de estudantes de música por meio do PRONATEC da EMUFRN, mais precisamente do Curso Técnico em Instrumento Musical, na cidade de Florânia/RN. Para tal, descrevemos aqui nossa experiência docente nas disciplinas de Linguagem e Estruturação Musical e Percepção Musical.Dissertação Educação musical técnica de nível médio no Rio Grande do Norte: um estudo sobre ações de interiorização da EMUFRN em Florânia-RN(2017-12-01) Sena, Francisco Canindé de Medeiros; Carvalho, Valéria Lázaro de; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; http://lattes.cnpq.br/4553417994867284; Leão, Eliane; http://lattes.cnpq.br/9925619017259931; Oliveira, Mário André Wanderley; https://orcid.org/0000-0001-8349-0380; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945Este Trabalho apresenta um estudo sobre a Educação Musical técnica, de nível médio, no Rio Grande do Norte (RN), através das ações de interiorização da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) em Florânia / RN, por meio do Curso Técnico em Instrumento Musical do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Pesquisa sobre a formação musical de estudantes participantes da disciplina de Linguagem e Estruturação Musical, ofertada dentro do referido Programa e o impacto dessa formação no cotidiano das suas vidas na região Seridó norte-rio-grandense. Este Programa tem propiciado à difusão da cultura musical de pequenas comunidades e artistas no interior do RN, possibilitando reconhecimento ampliado do valor artístico e cultural de práticas e serviços. O método de investigação utilizado foi a Pesquisa-Ação e os instrumentos de coleta de dados empregados foram a aplicação de questionários, entrevistas e a análise de conteúdo. Como fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a literatura relacionada à Educação Musical técnica de nível médio, sobre o processo de interiorização, sobre o PRONATEC e sobre o estudo da linguagem e estruturação musical. Entre outros autores estudados, destaca-se Oliveira (2013), Carmona (2017), Thiollent (2011), Esperidião (2002) e Correia (2011). Este estudo traz, como contribuição para a área da Educação Musical, novas abordagens para o ensino da linguagem e estruturação musical, bem como abre caminhos para outras pesquisas na área da formação musical obtida em programas destinados ao ensino técnico musical. Para a área de Educação Musical, este Trabalho vem abrir expectativas para novos horizontes de pesquisa, partindo de investigações sobre novos espaços possíveis para a formação musical, a exemplo das filarmônicas e dos Cursos Técnicos, de nível médio, em Música.