Navegando por Autor "Segata, Jean"
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Dissertação “Acham que brotamos das fontes dessa cidade?”: uma etnografia sobre o cotidiano de sobrevivência de pessoas em situação de rua em Nata/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-14) Oliveira, Marília Melo de; Coradini, Lisabete; ; http://lattes.cnpq.br/3559843462349247; ; http://lattes.cnpq.br/2348508629644670; Segata, Jean; ; http://lattes.cnpq.br/8646469321774113; Chaves, Lilian Leite; ; http://lattes.cnpq.br/5159854147493795; Nascimento, Silvana de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/0383359382532310Através da observação participante, realizada na região administrativa leste de Natal/RN - referida aqui como “região central” - esta pesquisa teve como objetivo principal compreender o cotidiano dos sujeitos em situação de rua na cidade. Como se relacionam com o espaço onde vivem? Nessa relação, quais os usos e estratégias de sobrevivência acionadas por esse segmento social? Esses foram alguns dos questionamentos que nortearam esta pesquisa, com o propósito de evidenciar as especificidades deste modo de vida e os desdobramentos possíveis que tal situação possa reverberar aos seus sujeitos. Nesse sentido, houve um esforço de acompanhar as pessoas em situação de rua, seus itinerários e apreender as narrativas. Ao longo da trajetória de pesquisa - que aconteceu de forma intermitente entre os anos de 2011 a 2015 - frequentei espaços de ocupação e trânsito desse grupo populacional no meio da rua, como também me inseri e me envolvi em eventos, fóruns, seminários, reuniões e articulações de sujeitos em situação de rua enquanto movimento político (MNPR/RN). São consideradas nesta pesquisa como pessoas em situação de rua àquelas que ocupam a rua como espaço principal de sobrevivência e ordenação do cotidiano: nas ruas dormem, alimentam-se, satisfazem as necessidades fisiológicas e de higiene, bem como é o local onde tiram o sustento. A rua é tomada nesta investigação no seu sentido amplo, incluindo todos os possíveis locais relativamente protegidos do frio, da chuva e da exposição à violência, portanto inclui tanto espaços abertos e públicos: como praças e parques; como também locais fechados e privados: albergues, depósitos abandonados, presídios, etc. Observou-se que em nenhum desses espaços os sujeitos em situação de rua se estabelecem de maneira fixa, ao contrário, vivenciam a itinerância, que em parte deve-se aos ordenamentos urbanos - que tende a estigmatizá-los e excluí-los dos lugares - e à própria necessidade de sobrevivência, pois ao viver no meio da rua práticas diferenciadas são acionadas, e estas divergem do modo de vida sedentário dominante.Tese Agenciamentos polono-brasileiros em movimento: descrições sociotécnicas de polonidades em ação(2017-11-17) Sousa, Joab Monteiro de; Fortes, Lore; ; ; Lopes Júnior, Edmilson; ; Cavignac, Julie Antoinette; ; Segata, Jean; ; Chianca, Luciana de Oliveira;Processos constitutivos de agrupamentos e agenciamentos de cunho étnico empreendidos por descendentes de imigrantes ambientados em solo brasileiro têm sido tema corrente no âmbito das ciências humanas desenvolvidas no Brasil. O objetivo desta tese consiste no rastreamento de uma rede de relações (associadamente de ordem étnica, política, religiosa, científica etc.) entre poloneses, seus descendentes (polono-brasileiros) – e tantos outros actantes humanos e não humanos – que têm apresentado repertórios de mobilização étnica polonesa em ação (polonidades) através de múltiplas redes sociotécnicas. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem qualitativa que correlaciona técnicas pertinentes à perspectiva etnográfica aos pressupostos teóricos da TAR (teoria ator-rede de Bruno Latour) e estudos da etnicidade. A trajetória da pesquisa proporcionou a confecção de descrições sociotécnicas e visibilizou - como efeito de uma rede diversificada de negociações e atuações reconhecidamente étnicas - a interface de ambientações diversas como ações estratégicas de heterogêneos actantes, igualmente mediadores de polonidades, que promovem processos de etnicidade em meio à composição multifacetada e plural de coletividades no Brasil.Dissertação Artesãos online: parcerias virtuais e hardware livre(2018-06-21) Ferreira, Marcus da Silva; ; ; França, Fagner Torres de; ; Segata, Jean;O presente texto trata de uma pesquisa acerca dos construtores artesanais de sintetizadores e das conexões e trocas de conhecimento que os mesmos estabelecem através do suporte de sites e fóruns na internet. Sintetizadores são aparelhos eletrônicos que produzem sons através da modulação de correntes elétricas. Desde meados da década de 1990, vem ocorrendo uma difusão da prática de construir tais instrumentos de maneira artesanal, a partir de informações obtidas na web. Muitos artesãos disponibilizam projetos para construção de sintetizadores gratuitamente, e, através de trocas de opiniões e sugestões, aprimoram seu conhecimento e a tecnologia empregada. Buscou-se observar a maneira em que se desenvolve um conhecimento tecnológico através de parcerias mediadas pelas plataformas virtuais, prezando por trazer também a fluidez das associações estabelecidas via internet e as diversas conexões entre máquinas e seres humanos nessa atividade.TCC “Caiu na rede”: reflexões sobre casos de pornografia de revanche no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-22) Melo, Carolyna Kyze Silva Bezerra; Porto, Rozeli Maria; Sousa Fillho, Alípio de Sousa; Segata, JeanA revolução tecnológica abriu portas para grandes possibilidades de interação, dentre elas, os relacionamentos virtuais que se estendem de forma global através de smartphones, telefones inteligentes dotados de vários aplicativos e funções que conecta-se através de um sinal de internet. Dentro dessa dinâmica, surge a possibilidade de trocas de imagens e vídeos de qualquer espécie. E essa nova alternativa possibilitou o fluxo quase instantâneo do envio de material íntimo, surgindo assim, uma outra forma de dominação na relação entre os gêneros: a pornografia de revanche, tema desse trabalho. Para realizar a pesquisa de cunho qualitativo, foram catalogadas 35 matérias jornalísticas, entre elas oito casos de pornografia de revanche entre os anos de 2012 e 2015. Tal período corresponde a um aumento significativo de usuários do whatsapp no mundo e no Brasil, que passou de dois bilhões para 10 bilhões de mensagens por dia entre os meses de abril e agosto de 2012. Sua amostragem conta com materiais coletados em blogs feministas e veículos de mídia propagadores de notícias de grande circulação nacional, todos em sua versão online. Também fizeram parte das ferramentas de pesquisa, consultas a sites de perícia digital, assim como, coleta de matéria áudio visual. Além do uso de livros e consultas a artigos científicos que ajudaram a fundamentar teoricamente os conceitos apresentados. Os resultados demonstram que o crescente número de casos de pornografia de revanche, mobilizou setores responsáveis da sociedade capazes de elaborar leis que resguardam os indivíduos. Porém, até o momento nenhum dos projetos propostos foi efetivamente sancionado.Dissertação Consumo na cibercultura: uma etnografia sobre o valor da compra no e-commerce local Peixe Urbano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-23) Câmara, Sara Talita Costa; Freitas, Eliane Tânia Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/8202430744079222; ; http://lattes.cnpq.br/3394911112944946; Segata, Jean; ; http://lattes.cnpq.br/8646469321774113; Gomes, Laura Graziela Figueredo Fernandes;A midiatização das tecnologias vem trazendo novas formas de se viver no mundo atual, principalmente por meio da ressignificação de relações e práticas sociais. Como exemplo dessas novas práticas estão as recentes formas de consumo. Atualmente, as extensões das mídias permitem o consumo não só do mundo virtual, mas dos diversos produtos e serviços que eles oferecem. Com base nessas novas vivências aderidas pelos sujeitos sociais, este trabalho apresenta uma pesquisa que foi desenvolvida junto aos usuários de um E-commerce local, o site Peixe Urbano. O objetivo foi entender quais critérios de escolhas e valores sociais são atribuídos por determinado consumidor na hora de acessar o site e comprar um item oferecido. Para tanto, utilizamos o método etnográfico da pesquisa antropológica, por meio da técnica de observação e acompanhamento das vivências e dos comportamentos de usuários do site. Com base nisso, este trabalho problematiza o valor que a compra no site tem para os usuários, pensando principamenle nos aspectos sociais que envolvem a escolha. Partindo da análise de uma variedade de visões de mundo e estilos de vida, identificamos como o consumo através do site fala mais sobre o sujeito que compra e sobre suas relações em sociedade do que sobre o simples fato de adquirir um produto e/ou serviço justificando o ato do consumo pela categoria do preço baixo. Além disso, este trabalho revelou como o desejo pelo novo e o desejo de um consumo experimental também fazem parte das trocas no ciberespaço. Nesse caso, identificamos como o site Peixe Urbano tem sido interpretado pelos consumidores e quais os novos anseios de consumo no mundo virtual.Artigo A etnografia como promessa e o “efeito latour” no campo da cibercultura(2014) Segata, JeanO objetivo geral deste trabalho é o de narrar algumas controvérsias entre a comunicação e a antropologia em torno do uso da etnografia e da Teoria Ator-Rede no campo da cibercultura. Nisso, se inclui uma problematização da aproximação dessas disciplinas a partir de alguns interesses desencontrados, os processos de convencimento do uso da etnografia em espaços –on-line, a crítica inicial à proposição da etnografia como método e uma revisão do conceito de rede utilizado em ambas as disciplinas. Em muito, isso celebra uma década e meia do Grupo de Pesquisas em Ciberantropologia (GrupCiber), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, e, assim, de alguma forma, configura-se como um momento de autocrítica e de aceno para novos rumos do grupo.Artigo Gatos fidalgos, cálculos renais e as humanidades dos animais de estimação(2014) Segata, JeanO ponto de partida desse trabalho é o da humanização dos animais de estimação. Em geral, ela é discutida a partir da ideia de que estendemos a eles aquilo que para nós é tomado como cultura. No entanto, nesse trabalho, a partir da descrição de um procedimento clínico para a retirada de cálculos renais de um gato gordo, o que se passa a questionar é que as equivalências que marcam as continuidades entre humanos e animais em contextos urbanos se valem igualmente daquilo que valorizamos por natureza. Nesse sentido, o objetivo é mostrar que algumas transformações recentes nas relações entre humanos e animais, especialmente ligadas a novas formas de diagnóstico e tratamento medicalizado fornecem mais do que propriedades simbólicas sobre os animais, tomadas como meios para pensar as sociedades humanas. Antes, elas permitem repensar o lugar dos animais na composição disso que chamamos de social e, por conseguinte, no lugar deles no debate antropológico contemporâneo.Artigo La cosmopolitique de la dépression: biosocialité dans une ethnographie multi-espèces(2015) Segata, JeanCe travail est le résultat d’une ethnographie réalisée dans des animaleries et cliniques vétérinaires. Il aborde les transformations récentes des pratiques vétérinaires, spécialement au travers des relations avec le marché des animaux de compagnie, en se concentrant sur l’apparition de diagnostics psychiatriques, notamment de dépression, chez les animaux de compagnies et de leur traitement biomédical. D’une manière générale, il s’inscrit directement dans le cadre de récentes recherches anthropologiques sur les relations homme-animal. Dans ce contexte, cette relation nous permet d’aborder des thèmes comme la santé, la maladie et la biosocialité, en particulier les transformations biopolitiques de la nature.Dissertação "Sô daqui e sô de lá, mas moro na estrada": um estudo de narrativas de vida que se constroem no curso da mobilidade no Agreste do Rio Grande do Norte(2017-02-23) Lemos, Josenildo da Silva; Segata, Jean; ; http://lattes.cnpq.br/8646469321774113; ; http://lattes.cnpq.br/2235688013330338; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; Schwade, Elisete; ; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; Cavignac, Julie Antoinette; ; http://lattes.cnpq.br/2111200163433960Muito já foi dito sobre a constituição histórica do fenômeno que hoje nos referimos por mobilidade, seja no contesto interno ou em proporções maiores, conectando pessoas com lugares vários mundo afora, o que torna a própria definição de mobilidade um tema de debates e controvérsias. A última década foi particularmente favorável ao reconhecimento da existência do processo que leva um contingente cada vez maior de pessoas a viver em situação de mobilidade, fruto de fenômenos universais de ordem econômica, ecológica e sociopolítica. Neste contexto são elaborados diversos esforços para possibilitar compreensão e/ou esclarecimentos sobre a população em situação de mobilidade enquanto sujeitos de direitos organizados em torno de suas próprias demandas. Tradicionalmente entendidos como inaptos para a organização política, passam a elaborar suas próprias reivindicações, de modo a obter reconhecimento como um segmento que necessita ser atendido segundo as especificidades deste modo de vida. A partir da pesquisa etnográfica iniciada em 2015, na cidade de Santo Antônio e Serrinha, cidades localizadas na Região denominada pelo IBGE de Agreste do RN, a proposta tem enfoque particular em eventos recentes e na memória de agentes envolvidos com o processo de mobilidade da população do Agreste do Rio Grande do Norte. Por fim, trata-se de indicar apontamentos sobre como a prática de viver em mobilidade, entendida por muito tempo como “processo migratório”, se transforma em objeto de políticas públicas estatal a partir da mobilização coletiva para o reconhecimento de suas especificidades.Tese A trajetória oculta do meme: ensaio sobre o contágio no mundo digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-24) Silva, Patrícia Rilliane Gomes da; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; http://lattes.cnpq.br/4369219617878799; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; Lemos, Daniel Dantas; http://lattes.cnpq.br/2776869268430888; Maia, Francisco Jadson Silva; Segata, JeanO objetivo desta tese é contribuir com a construção de uma antropologia dos modernos, ou seja, com o estudo do sistema de valores das sociedades ocidentais. Esse estudo foi proposto por Bruno Latour (2019), a fim de realizar uma pesquisa coletiva acerca dos modos de existência, mediadores da realidade, a partir da Teoria Ator-Rede, segundo a qual, o social deve ser explicado por meio de associações específicas que compõem o ato de conversar; trata-se de condições elementares que, antes de se agregarem na composição do discurso, precedem todas as definições de instituições, de sujeito ou de grupo. Sob tal enfoque, estudou-se o modo de existência do Meme, bem como ele se insere nessas associações. Foi realizado um retorno às condições elementares do discurso e uma fragmentação no que esta tese chama de falar memeticamente: descreveu-se que essa fala se articula para mediar o contágio à distância entre pessoas fisicamente distantes (hiato); flexibilizando scripts por meio da resolução antecipada de conflitos (trajetória); e objetivando-se quando oferece uma via de crenças e desejos a ser imitada (condição de felicidade); sendo um micro processo ritualizado com cultos aos deuses fe(i)tiches modernos denominados de curtidas, comentários favoráveis e reposts (seres do Meme); resultando no aumento da quantidade social (alteração na realidade). Dessa forma, esta tese afirma que o Meme é uma Rede do tipo homogênea, cuja fruição, necessariamente em associação com outras Redes do mesmo tipo, culmina no contágio, na coesão psíquica de um grupo, uma situação ou um acontecimento social.