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Navegando por Autor "Sebastião, Maria Lúcia"

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    Dissertação
    Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
    (2016-07-29) Sebastião, Maria Lúcia; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; ; http://lattes.cnpq.br/1975000630276303; Costa, Elaine Melo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
    O cinema exibe o movimento do corpo, altera a nossa percepção, nos leva à vertigem, havendo um envolvimento com a apreciação do movimento da câmera. O cinema nos transporta para outros mundos, outras emoções, realidades, momentos, e é por meio da percepção que nós como espectadores tomamos o cinema como uma possibilidade para refletir diversas situações, reais ou imaginárias. Considerando essa experiência do cinema, o objetivo da pesquisa é estabelecer relações entre corpo e expressividade, a partir de apreciações de obras de Charles Chaplin, visando compreender o conhecimento estético na Educação Física. O método de pesquisa utilizado baseia-se na atitude fenomenológica proposta pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos à experiência vivida, a redução e a intencionalidade do movimento. Nesse sentido, realizamos apreciações de duas obras do cineasta Charles Chaplin: Tempos Modernos (1936) e O Circo (1928), na ficha de conteúdo descrevemos alguns aspectos relacionados à percepção corporal, ao esquema corporal, à motricidade e à expressividade. Nessa perspectiva, possibilitamos outros modos de pensar a Educação Física e valorizar o poder que o corpo tem de criar e recriar, interpretando o movimento nas suas mais diversas formas.
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