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Navegando por Autor "Schneider, Claúdio Alexandre"

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    Dissertação
    SAMVC sistema de autoria de museus virtuais colaborativos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-07-26) Schneider, Claúdio Alexandre; Dantas, Rummenigge Rudson; ; http://lattes.cnpq.br/1868960602254610; ; http://lattes.cnpq.br/6193456439313050; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/4724141474353962
    A utilização de objetos gráficos tridimensionais (3D) em aplicações multimídias vem ganhando cada vez mais espaço nos meios de comunicação. Redes com altas taxas de transmissão, computadores com grande capacidade de processamento gráfico impulsionam e popularizam tais aplicações tridimensionais. Os domínios das aplicações 3D variam desde aplicações militares, entretenimento até aplicações voltadas para educação. Dentro das aplicações voltadas a educação, destacamos as aplicações que criam cópias virtuais de espaços culturais, como museus. Através dessa cópia, o usuário pode visitar virtualmente um museu, perceber outros usuários, se comunicar, trocar informações sobre obras, etc. Dessemodo, possibilitando a visita remota demuseus fisicamente distantes dos usuários. Um problema de tais ambientes virtuais reside na atualização do seu conteúdo. Por lidar com mídias diversas (texto, imagens, sons, e modelos 3D), a sua manipulação e conseqüente atualização em um ambiente virtual exige pessoal com conhecimento especializado. Em se falando de museus, eles dificilmente possuem em sua equipe pessoas com tal perfil. Dentro do projeto GT-MV (Grupo de Trabalho de Museus Virtuais), financiado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) propomos um portal web para o cadastro, altualização e visita colaborativa de museus virtuais do Brasil. A atualização, seja ela relacionada a obras ou espaço físico, de um sistema com escala nacional como esse, ficaria impossibilitada se realizada apenas pela equipe do projeto. Dentro desse cenário, propomos a implementação de uma ferramenta que permita a edição de espaços virtuais de uma maneira fácil e intuitiva, se comparado com as ferramentas atualmente disponíveis. Dentro do contexto do GT-MV, aplicamos o SAMVC (Sistema de Autoria deMuseus Virtuais Colaborativos) a museus onde os curadores constroem o museu 3D a partir de uma planta baixa (2D). O sistema, a partir dessas informações bidimensionais, recria o equivalente em três dimensões. Com isso, através de pouco ou nenhum treinamento, membros das equipes de cada museu podem ficar responsáveis pela sua atualização no sistema
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    Imagem de Miniatura
    Artigo
    The H-N2N framework: towards providing interperception in massive applications
    (Springer, 2009-05-23) Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Azevedo, Samuel Oliveira de; Dantas, Rummenigge Rudson; Schneider, Claúdio Alexandre; Xavier, Josivan; Melo, Julio Cesar Paulino de; Goncalves, Luiz Marcos Garcia; Souza Filho, Guido Lemos de; Oliveira, Jauvane Cavalcante de
    We propose a framework with a flexible architecture that have been designed and implemented for collaborative interaction of users, to be applied in massive applications through the Web. We introduce the concept of interperception and use technologies as massive virtual environments and teleoperation for the creation of environments (mixing virtual and real ones) in order to promote accessibility and transparency in the interaction between people, and between people and animate devices (such as robots) through the Web. Experiments with massive games, with interactive applications in digital television, with users and robots interacting in virtual and real versions of museums and cultural centers are presented to validate our proposal
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