Navegando por Autor "Schivani, Milton (Org.)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro Pesquisa e educação em Ciências Naturais e Matemática: temas e experiências do PPGECNM(EDUFRN, 2018-10-23) Morey, Bernadete (Org.); Cabral, Carla (Org.); Cortez, Ivanise (Org.); Schivani, Milton (Org.)Nos mestrados profissionais em ensino, o professor que está em exercício docente é também um pesquisador. Esse tipo de formação vale-se de uma aliança entre a prática desse professor, o seu contexto e a pesquisa científica acadêmica. As ideias que resultam dessa aliança refletem-se nos produtos e processos educacionais construídos nesses mestrados. Uma vez conhecidos e divulgados, esses trabalhos ampliam seu potencial de iluminar a prática docente e pavimentam a constituição do campo de conhecimento interdisciplinar que é o ensino de Ciências e Matemática no Brasil. O programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN) procura adotar a perspectiva citada ao publicar este livro. Pesquisadores(as), professores(as), licenciandos(as) em Ciências e demais leitores conhecerão, nestas páginas, pesquisas/trabalhos que perpassam três abordagens, a saber: a divulgação científica no contexto educacional, o desenvolvimento e a aplicação de sequências didáticas e as contribuições da História da Matemática na educação básica. Esperamos publicações vindouras para se somar à proposta de inserir nossa produção científica em cenários regional e nacional. Logramos que este livro seja um convite a conhecer as singularidades do nosso trabalho e das nossas ideias.Livro Produtos Educacionais em Ciências Naturais e Matemática: temas e experiências do PPGECNM: Volume III(EDUFRN, 2022-10-18) Hidalgo, Juliana (Org.); Gutierre, Liliane dos Santos (Org.); Schivani, Milton (Org.)Esta obra apresenta de maneira fundamentada uma seleta de Produtos Educacionais desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), cujas atividades tiveram início em 2002, e atualmente se constitui como um polo formativo de professores das disciplinas de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática, do Rio Grande do Norte e de outros estados do Nordeste. Através de seis capítulos, o leitor encontrará contribuições de diferentes nuances teóricas e metodológicas, todas elas já respaldadas pelo exame atento de professores das bancas examinadoras de defesa. O primeiro capítulo reflete sobre o desenvolvimento de habilidades argumentativas em alunos do ensino médio a partir de uma atividade experimental sobre o conteúdo “Metabolismo Energéticos nos Vegetais: fotossíntese e respiração” em aulas de Biologia na educação básica. Na sequência, o capítulo 2 apresenta os fundamentos de uma proposta para ensinar a ler textos de forma compreensiva nas aulas de Química. Os capítulos 3 e 4 também trazem propostas didáticas e discussões no campo do Ensino de Química. Ambos apresentam intervenções didáticas que buscam promover um ensino de química mais contextualizado, mais próximo e conectado com a realidade da maioria dos educandos. Por sua vez, o capítulo 4 discute a dificuldade que os estudantes, em sua maioria, possuem para compreender a Química orgânica e sua inúmera gama de nomenclaturas e regras, podendo levar à memorização sem aprendizado. Por fim, os capítulos 5 e 6 contemplam discussões e propostas didáticas com foco em episódios históricos.