Navegando por Autor "Saraiva, Matheus Albuquerque Camilo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Arquitetura escolar inclusiva focada no público com transtorno do espectro autista (TEA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Saraiva, Matheus Albuquerque Camilo; Lima, Mônica Maria Fernandes de; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; Fontes, Maria Solange Gurgel de CastroA escola oferece um dos primeiros momentos em sociedade na vida do ser humano, e sendo o transtorno do espectro autista (TEA) caracterizado por déficits na comunicação social e interação social, é na escola que as pessoas com autismo se deparam com os primeiros desafios. Dessa forma, é questionado que características arquitetônicas podem tornar menos dolorosas as experiências das crianças em suas relações com o ambiente construído e as dinâmicas que acontecem nele. No presente trabalho, foi desenvolvido um anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva, focada no público com TEA, os principais aspectos abordados no anteprojeto para atender esse público, foi: adição de espaços de fuga na escola, contraste entre cor do piso e das paredes, setorização com cores de portas diferentes, uso de cores mais suaves, entre outros. O tema justifica-se pela importância histórica do ambiente de educação e pela necessidade de ter-se um ambiente de educação mais inclusivo. Embasado em pesquisas teóricas sobre arquitetura escolar, inclusão na escola, características de crianças com autismo e relação entre pessoas com autismo e o ambiente construído; a intenção do trabalho é propor soluções de acessibilidade, conforto, funcionalidade e inclusão no ambiente escolar.