Navegando por Autor "Santos Neta, Maria do Socorro da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Eficácia das estratégias de marketing digital à luz dos constructos teóricos do neuromarketing e do neurodesign: o caso da Fenice Joias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Santos Neta, Maria do Socorro da Silva; Pereira, Marcelo Henrique Neves; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; Costa, Marilene Bizerra da; https://orcid.org/0009-0008-4837-9757; http://lattes.cnpq.br/9504130585334161; Sousa, Maria de Fátima Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4626717282522716O estudo tem como objetivo avaliar a eficácia das estratégias de marketing digital da Fenice Joias, uma loja localizada em Currais Novos, RN, com foco nos conceitos de neuromarketing e neurodesign. A pesquisa utilizou uma abordagem exploratória e descritiva, combinando uma revisão bibliográfica com um estudo de caso, analisando 27 peças publicitárias publicadas no Instagram da loja entre dezembro de 2023 e maio de 2024. A coleta de dados foi realizada por meio de observação detalhada dos elementos visuais, como cores, design e composição, visando identificar os fatores que mais influenciam o comportamento dos consumidores. Os resultados indicaram que conteúdos curtos, especialmente reels de até 15 segundos, e formatos verticais adaptados para dispositivos móveis são eficazes para capturar a atenção do público rapidamente. A análise à luz dos princípios do neurodesign evidenciou a importância de um design visual organizado e atraente para causar boas primeiras impressões, enquanto o neuromarketing destacou a relevância de estímulos multissensoriais e da criação de expectativas positivas para engajar os consumidores e fortalecer a identidade da marca. Os resultados possibilitaram a recomendação da personalização das campanhas com base em dados comportamentais dos consumidores e o uso ampliado de sons emocionais exclusivos da marca para proporcionar uma experiência mais envolvente. Conclui-se que, apesar da necessidade de pequenos ajustes, incluindo o desenvolvimento de campanhas na perspectiva do marketing integral, a Fenice Joias possui uma base sólida em suas estratégias de marketing digital, e que um planejamento coeso, aliado à adaptação às tendências e inovações no design e comunicação, pode resultar em um aumento significativo na atração e retenção de clientes.