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Navegando por Autor "Santos, Viviane Euzébia Pereira"

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    Tese
    Ambiente hospitalar: clima organizacional x estresse na equipe de enfermagem
    (2016-08-19) Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; ; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; Martins, Quenia Camille Soares; ; Vieira, Alcivan Nunes; ; Pinho, Eliana Cardia de;
    O estresse ocupacional está presente em diversos ambientes de trabalho em virtude das constantes mudanças tecnológicas, produtivas e sociais ocorridas nos últimos anos. Assim, pesquisas que fomentam a discussão da relação do trabalhador e de seu local de atuação são relevantes, pois permitem a identificação de aspectos inerentes ao ambiente laboral e possibilitam um diagnóstico das principais necessidades organizacionais que podem levar ao estresse ocupacional. Neste sentido, o estudo em tela teve por objetivo analisar a relação entre o clima organizacional e o estresse da equipe de enfermagem de um hospital universitário. Esta pesquisa foi dividida em duas etapas, com abordagens metodológicas distintas para cada uma delas. A primeira constituiu-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em fevereiro de 2015. A amostra do estudo contou com 319 profissionais de enfermagem que estavam inseridos em setores de atendimento ao paciente internado, a saber: as Unidades de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico e Diálise. Foram aplicados os seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico, o Inventário de Sinais e Sintomas de Lipp e a escala de avaliação do clima organizacional. As análises realizadas foram dos tipos univariadas e bivariadas, com nível de significância de 5%. A segunda etapa do estudo foi do tipo coorte. Participaram 69 profissionais de enfermagem que atuavam havia até três meses nos setores de assistência ao paciente adulto do referido hospital. A coleta de dados foi realizada de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016. A análise de dados foi por meio da análise de sobrevida. Cabe destacar que o estudo seguiu os princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica em seres humanos do Conselho Nacional de Saúde, e foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, pelo Parecer 925.477, de 18 de dezembro de 2014, sob o número CAAE: 273.935.146.000.0553-7. Os resultados indicaram que o estresse esteve presente em 22,5% da amostra investigada, em que se destacaram as fases de resistência e de exaustão. As maiores frequências foram encontradas nos trabalhadores com até 30 anos, casados, com filhos e que atuavam nas enfermarias no turno da manhã. Com relação ao clima organizacional, foi possível constatar que o fator condições de trabalho foi avaliado como o de maior satisfação entre os profissionais do estudo; entretanto o fator processo decisório foi pontuado como o de maior insatisfação. Com relação à análise do clima organizacional total, identificou-se que os profissionais de enfermagem que atuavam havia menos de um ano e que trabalhavam nos setores fechados tiveram uma percepção positiva do clima organizacional dessa instituição. No que se refere à relação entre o clima organizacional total e o estresse ocupacional da equipe de enfermagem, evidenciou-se diferença estatisticamente significativa em que os profissionais que pontuaram menores escores do clima organizacional total apresentaram sintomatologia do estresse ocupacional. Ademais, a análise do estresse nos profissionais de enfermagem em seu primeiro ano de atuação na instituição demonstrou que 55% dos profissionais não desenvolveram estresse ao longo do período de um ano. Entretanto, 45% apresentaram estresse em algum momento no decorrer da coleta de dados. Fato este associado a uma probabilidade de não desenvolver estresse de 68% nos primeiros três meses de atuação. Desse modo, pode-se afirmar que o clima organizacional desse ambiente de trabalho influencia as respostas de estresse nos membros da equipe de enfermagem investigada. Assim, conclui-se que o ambiente hospitalar no contexto estudado conduz a reações de tensão e desgaste nos profissionais de enfermagem, o que reflete em sinais e sintomas de estresse.
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    Tese
    Associação de anticorpos específicos contra o Mycobacterium leprae ao desenvolvimento de incapacidades em hanseníase
    (2017-06-26) Moreno, Cléa Maria da Costa; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; http://lattes.cnpq.br/0912795990605736; http://lattes.cnpq.br/3147155218536399; Barichello, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/3078376864867526; Silva, Fernando de Souza; http://lattes.cnpq.br/9972525363128082; Jerônimo, Selma Maria Bezerra; http://lattes.cnpq.br/7120263570947836; Santos, Viviane Euzébia Pereira; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994
    Após vinte e seis anos de implantação da poliquimioterapia para o tratamento da hanseníase no Brasil, ainda é encontrado um número significativo de casos nos serviços de saúde, condição que levou as autoridades sanitárias a assumi-la como uma doença negligenciada. As consequências dessa negligência são graves para as pessoas acometidas, uma vez que a demora na chegada aos serviços, frequentemente, ocasiona comprometimento de nervos, inclusive com incapacidades e deformidades desenvolvidas. Este estudo objetiva avaliar se os níveis de anticorpos anti-Mycobacterium leprae estão associados ao desenvolvimento de incapacidades em pacientes com hanseníase. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, com delineamento seccional, descritivo e analítico, com verificação da existência de associação entre a quantidade dos anticorpos específicos da doença e a presença de incapacidades. Os sujeitos foram arrolados no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. O protocolo desta pesquisa foi submetido à apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aprovado de acordo com registro do CAAE no. 0042.0.051.051-09 e Parecer 280/2012. A coleta foi realizada com os pacientes registrados pelo Programa de Controle da Hanseníase, dos setores de dermatologia do Hospital Universitário Onofre Lopes e do Hospital Estadual Giselda Trigueiro, ambos considerados referência para o tratamento da doença no Estado do Rio Grande do Norte. Os resultados evidenciam que o número de casos novos é crescente. Da amostra estudada 56% eram do sexo masculino e 44%, feminino; destes, 65,7%, Multibacilares e 34,3%, Paucibacilares. A faixa de idade mais atingida foi de 51 a 70 anos (41%). Dos pacientes que apresentaram Grau 2 de incapacidade, 92,3% eram do sexo masculino e, destes, 58,3% tinham mais de 60 anos. Verificou-se que a quantidade de anticorpos específicos para a doença está fortemente associada ao desenvolvimento de incapacidades, principalmente em pacientes do sexo masculino e em idade mais avançada.
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    TCC
    Atenção à saúde voltada para a autogestão do paciente oncológico: análise de contexto.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-05) Lira, Júlia Maria de; Azevedo, Isabelle Campos de; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; https://orcid.org/0000-0002-3056-5323; http://lattes.cnpq.br/4091808427826032; Santos, Viviane Euzébia Pereira; Soares, Katiane Domingos
    Introdução: A autogestão no cuidado consiste no indivíduo que assume uma postura autônoma no seu processo saúde-doença. No cenário oncológico, alguns pacientes portadores do câncer desenvolvem por meio do longo processo terapêutico iniciativas para se tornarem pacientes expertos, uma vez que são o centro do seu processo terapêutico e participam da integralidade das ações de cuidado em prol ao seu bem estar. Objetivo: Analisar o contexto da atenção à saúde da autogestão do paciente oncológico no referencial de Hinds, Chaves e Cypress. Método: Análise de contexto ancorada no referencial de Hinds, Chaves e Cypress. A coleta de dados foi realizada no período de setembro de 2023 a agosto de 2024 e, atualizada no mês de janeiro de 2025, norteada por meio de uma Scoping review; a busca ocorreu em fontes de dados, catálogos de teses, dissertações e literatura cinzenta. As informações extraídas foram analisadas e organizadas nos seguintes contextos: metacontexto, geral, específico e imediato. Resultados: A amostra foi composta por 30 estudos publicados principalmente no Reino Unido. Dentre os fatores presentes nos contextos em que ocorre a atenção à saúde voltada para a autogestão do paciente oncológico, destacam-se: elementos normativos, ético-legais e institucionais que se relaciona com o cuidado oncológico e a sua autogestão; formas organizacionais e profissionais da assistência que impactam nesse cuidado; interpretações de ações realizadas na assistência em saúde ao paciente oncológico; e as experiências diretas e individuais do paciente no ambiente de cuidado. Conclusão: Percebe-se a importância em reconhecer e compreender os contextos para fortalecer a autonomia do paciente e promover um cuidado mais humanizado, centrado em suas necessidades e experiências. Dessa forma, a valorização do paciente como protagonista do seu processo de saúde-doença contribui significativamente para a qualificação das práticas em oncologia.
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    Dissertação
    Automedicação e guarda de medicamentos por universitários das áreas de saúde e tecnologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-28) Medeiros, Stephanie Barbosa de; Tourinho, Francis Solange Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; ; http://lattes.cnpq.br/6917170051490563; Simpson, Clélia Albino; ; http://lattes.cnpq.br/3568948187738623; Martins, Quenia Camille Soares; ; http://lattes.cnpq.br/5126798976942401; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994
    O estudo teve como objetivo comparar a prática da automedicação e do abastecimento doméstico de medicamentos entre os estudantes universitários das áreas de saúde e tecnologia. Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa, desenvolvido em uma Universidade Pública no município de Natal, Rio Grande do Norte. A amostra constituiu-se de 300 universitários do terceiro ano dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde e do Centro de Tecnologia, selecionados por meio de uma amostra aleatória simples. O projeto foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo o parecer favorável (CAAE 0137.0.051.000-10). A coleta de dados teve duração de doze meses e foi realizada no turno de estudo dos participantes, em ambiente universitário. O instrumento de coleta foi do tipo questionário estruturado, composto por perguntas abertas e fechadas. Para a análise dos dados, foi realizada a estatística descritiva e aplicado os testes de Fisher e Qui-quadrado com nível adotado de significância α=5% e 10%. Para as variáveis que se correlacionaram com o uso da automedicação (p<0,05) foram, posteriormente, calculadas as razões de chance e intervalos de confiança. A prevalência dos universitários que realizaram a automedicação nos últimos 15 dias antecedentes a coleta correspondeu a 33,7% e, ao analisar cada área de conhecimento, verificou-se uma maior prevalência da automedicação nos estudantes pertencentes à área tecnológica (37,3%). A análise dos aspectos sociodemográficos dos participantes com essa prática revelou diferença significativa entre as áreas de conhecimento nas variáveis renda e automedicação (p=0,005). Os analgésicos e antipiréticos gerais (N02) se configuraram como o grupo terapêutico mais usado na automedicação (57,4%), destacando-se o acetaminofeno (28,7%), e as principais situações de saúde que motivaram esta prática relacionaram-se com a dor, principalmente, as cefaleias/dores de cabeça (48,5%). Quanto à indicação dos medicamentos utilizados, a maioria dos universitários automedicou-se (71,3%). Em 8 relação ao abastecimento domiciliar de medicamentos, a grande maioria dos participantes possuía uma farmácia caseira (88%). Ao analisar as características socioeconômicas, as variáveis serviço médico e farmácia domiciliar apresentaram diferença significativa (p=0,002). Os analgésicos e antipiréticos gerais constituíram a especialidade farmacêutica mais presente nas farmácias domiciliares, destacando-se o acetaminofeno. O principal cômodo utilizado para a armazenagem dos medicamentos foi a cozinha (36,4%), a maioria dos universitários guardava esses produtos em caixas de diferentes materiais (38,6%) e os medicamentos estocados nos domicílios da maioria dos participantes não eram de acesso fácil para crianças (75%). Os resultados reforçam a necessidade do desenvolvimento de estratégias, a partir da realidade encontrada, com o objetivo de incentivar e implementar atividades educativas e preventivas junto aos estudantes universitários, quanto a importância de uma automedicação e guarda domiciliar de medicamentos de forma mais adequada. Embora a amostra em nossa investigação seja relativamente pequena, não sendo representativa para todo o país, acredita-se que a nível nacional o panorama da temática não apresente grandes diferenças
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    Artigo
    Avaliação da segurança do paciente neonatal: construção e validação de protocolo e checklist
    (Acta Paulista de Enfermagem, 2022) Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira; Andrade, Fernanda Belmiro de; Chiavone, Flávia Barreto Tavares; Barbosa, Mayara Lima; Medeiros, Suzane Gomes de; Souza, Nilba Lima de; Martins, Quenia Camille Soares; Santos, Viviane Euzébia Pereira; https://orcid.org/0000-0003-4225-5194
    Objetivo: Construir e validar conteúdo e aparência de um protocolo gráfico e checklist para a avaliação da segurança do paciente em unidade de terapia intensiva neonatal. Métodos: Pesquisa metodológica, desenvolvida no período de março a setembro de 2018, em duas etapas: construção do protocolo e checklist, e validação de conteúdo e aparência. Utilizou-se a técnica Delphi para avaliação das ferramentas, e o consenso entre os juízes foi mensurado pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo. Considerou-se válido o item com mais de 80% de concordância. Resultados: Os instrumentos apresentaram Coeficiente de validade de conteúdo de 0,97 na segunda rodada Delphi, para validade de conteúdo. A estimativa geral dos instrumentos para validação de aparência foi de 0,99 na Delphi II. Após inclusão de alterações sugeridas 100% dos juízes recomendaram o uso do protocolo e do checklist. Conclusão: O protocolo e o checklist foram considerados válidos e sua utilização constitui importante meio para verificar as condições que comprometem o cuidado seguro ao neonato
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    Tese
    Avaliação da segurança do paciente no cuidado de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais: uso de protocolo gráfico e checklist
    (2019-09-25) Saraiva, Cecília Olivia Paraguai de Oliveira; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; ; Ribeiro, Helen Cristiny Teodoro Couto; ; Souza, Nilba Lima de; ; Martins, Quenia Camille Soares; ; Wegner, Wiliam;
    Objetivou-se avaliar a segurança do paciente no cuidado de enfermagem por meio de um protocolo gráfico e checklist em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais. Pesquisa avaliativa com abordagem quantitativa multimétodos, realizada em seis hospitais da Região Metropolitana de Natal/RN/Brasil. O estudo foi subdividido em três etapas metodológicas: 1) identificação e mapeamento da Segurança do Paciente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, a partir da realização de uma scoping review; 2) elaboração de um instrumento de avaliação do cuidado seguro, com posterior validação de conteúdo e aparência; 3) avaliação do cuidado seguro de enfermagem por meio de um estudo quase experimental, do tipo antes-depois, com intervenção. Na etapa 1, foram elencados os elementos essenciais para o cuidado seguro de enfermagem. A construção dos instrumentos (protocolo gráfico e checklist) foi baseada na tríade estrutura-processo-resultado, com adaptações para a assistência neonatal, com suporte dos dados da scoping review. Para validação de conteúdo e aparência dos instrumentos empregou-se a técnica Delphi, dividida em duas etapas (Delphi 1 e 2) e a relevância dos itens foi julgada pelo resultado do Coeficiente de validação de conteúdo. Na etapa 3, a mensuração da segurança do paciente ocorreu na forma de pré e pós-teste, intercalado por uma intervenção nas unidades neonatais, no período de janeiro a julho de 2019 por meio da observação não participante de dois avaliadores treinados e sem interação entre eles. Os resultados foram analisados pela estatística descritiva, dessa forma a classificação do cuidado foi realizada a partir da pontuação elencada no protocolo gráfico. Todos os preceitos éticos foram respeitados e o projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Scoping review resultou em um total de 87 produções científicas, cujas temáticas foram subdivididas em: Investigação de Eventos Adversos (49; 56,3%) e Avaliação/implementação de Práticas Seguras (38; 43,7%). A construção do protocolo foi baseada nestes resultados. Foi elaborado um roteiro estruturado do tipo checklist, composto por dez itens e 111 subitens acerca dos elementos "estrutura, processo e resultado". O protocolo foi considerado válido quanto ao conteúdo, com Coeficiente de validade de conteúdo de 0,97 na segunda rodada Delphi. A estimativa geral do instrumento para validação de aparência foi de 0,99 na Delphi II. Ademais, 100% dos juízes recomendaram o uso do protocolo após inclusão de alterações sugeridas. Na etapa 3, o elemento processo apresentou o melhor percentual de conformidades, acima de 50% para todas as unidades neonatais. O elemento processo variou de modo que aqueles serviços que não possuíam núcleo de segurança do paciente atuante tiveram seus itens considerados inadequados (abaixo de 50% de conformidades) em três serviços, na primeira avaliação. O elemento resultado apresentou o maior número de inadequações (abaixo de 50% de conformidades em três unidades de terapia intensiva). Na Região Metropolitana de Natal prevaleceu o cuidado parcialmente seguro, evidenciado por 83,3% das UTIN com pontuação no protocolo entre 7 e 13. Conclui-se que, nos serviços investigados, o cuidado de enfermagem se processa de forma parcialmente segura. Ademais, a avaliação, por meio do protocolo gráfico, foi essencial para identificação de problemas que impactam na segurança dos neonatos. Do mesmo modo, a intervenção teve papel importante no alcance de melhorias. Entretanto, é necessário que estas ações ocorram de forma continuada para subsidiar a prática dos profissionais de enfermagem frente a redução dos danos.
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    Tese
    Avaliação do cuidado de enfermagem na perspectiva da segurança do paciente em unidades de terapia intensiva: na visão de profissionais, pacientes e familiares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-16) Costa, Theo Duarte da; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; ; http://lattes.cnpq.br/8305343735444335; Vitor, Allyne Fortes; ; http://lattes.cnpq.br/1927801553508976; Barichello, Elizabeth; ; http://lattes.cnpq.br/3078376864867526; Amante, Lúcia Nazareth; ; http://lattes.cnpq.br/3414893302382437; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/0912795990605736
    A evolução tecnológica combinada à assistência em saúde proporciona o aumento nos riscos relacionados à segurança do paciente, que torna as instituições de saúde ambientes passíveis e prováveis de prejuízos no cuidado ofertado. Os setores de alta complexidade, como as Unidades de Terapia Intensiva, possuem tais características destacadas, pois esses espaços têm por objetivo cuidar de pacientes em condições clínicas graves quando o uso de aparatos tecnológicos avançados torna-se uma necessidade. Diante disso, o objetivo desse estudo foi avaliar o cuidado de enfermagem na perspectiva da segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, quanti-qualitativa, que combina formas diferentes de coleta de dados, a saber: observação, aplicação de instrumento de avaliação e entrevista semiestruturada com pacientes, familiares e profissionais, avaliando, assim, a tríade estrutura-processo-resultado do cuidado em enfermagem nas Unidades de Terapia Intensiva. A coleta de dados ocorreu entre abril e julho de 2014, em Unidades de Terapia Intensiva. Para a parte quantitativa (estrutura e processos) foi utilizado a análise estatística da medida de concordância interobservador denominada Kappa (K), e para a parte qualitativa (entrevistas) a técnica de interpretação dos dados deu-se com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ). Os resultados da análise da “estrutura” e “processos” demonstrou que a maioria dos achados se encontrava fora dos padrões de adequação, o que aponta condições precárias nas estruturas e, processos incipientes nos serviços de saúde. Os “resultados” indicam que as Unidades de Terapia Intensiva são locais seguros, contudo urgem por mudanças, principalmente na estrutura física e na disponibilidade de materiais. Portanto, aponta-se que o cuidado de Enfermagem desenvolvido nas unidades de terapia intensiva avaliadas contém falhas preocupantes com relação à segurança do paciente, o que evidencia um quadro de insegurança na assistência ofertada e a necessidade de intervenções urgentes no sentido de corrigir as não adequações apontadas, proporcionando estruturas apropriadas e implantação de protocolos e diretrizes de cuidado, para que se consolide um ambiente propicio a segurança do paciente.
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    Tese
    Avaliação do efeito de uma intervenção educativa sobre o cuidado seguro ao paciente renal crônico submetido à hemodiálise
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-29) Paiva, Renilly de Melo; Santos, Viviane Euzébia Pereira; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; http://lattes.cnpq.br/9826628878441768; Saraiva, Cecilia Olivia Paraguai de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-4225-5194; http://lattes.cnpq.br/1716286540870612; Azevedo, Isabelle Campos de; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos
    Objetivou-se avaliar o efeito de uma intervenção educativa na segurança do cuidado de Enfermagem a pacientes de unidades de hemodiálise. Trata de um estudo avaliativo de abordagem quantitativa, realizado em quatro unidades de hemodiálise na região metropolitana de Natal/RN. O procedimento de coleta de dados foi organizado em: Avaliação 1: realizada nas unidades selecionadas com utilização de instrumento previamente validado; Intervenção: um curso de extensão com caráter educativo acerca do cuidado seguro em unidades de diálise direcionado aos enfermeiros e técnicos de enfermagem de cada uma das unidades avaliadas. Avaliação 2: ocorreu da mesma forma que a avaliação 1 a fim de se avaliar de efeitos relativos à melhoria do cuidado seguro das unidades de hemodiálise, após a intervenção. O instrumento de coleta de dados foi o do protocolo gráfico para avaliação do cuidado de enfermagem seguro ao doente renal crônico em hemodiálise, em que se verificou o nível de conformidade por meio dos itens referentes à estrutura, processo e resultado, este permite classificar o cuidado em seguro, parcialmente seguro ou inseguro. Os dados foram armazenados em planilhas do software Microsoft Excel® 2010 e, posteriormente, analisados por estatística descritiva inferencial, pelo programa estatístico do software Statistical Package for Social Science® (SPSS). Para determinar o nível de concordância entre avaliadores se mensurou o coeficiente Kappa. Os resultados para a classificação do cuidado foram organizados mediante pontuação elencada no checklist do protocolo gráfico. Para avaliar as não-conformidades utilizou-se o Diagrama de Pareto. Conforme avaliação foi possível observar, que na primeira avaliação três clínicas obtiveram pontuação entre 7 e 11 referente a um cuidado parcialmente seguro, já na avaliação dois todas as clínicas obtiveram pontuação entre 14 e 16, consideradas como cuidado seguro. O coeficiente Kappa indicou uma concordância substancial, com valores entre 0.61 e 0.80 para clínica 1,2, e 4. A clínica 3 apresentou uma concordância perfeita entre os avaliadores. Concluiu-se que após a intervenção houve melhoria em todas as dimensões avaliadas, o que confirma que a intervenção obteve efeito positivo em todos os itens, evidenciado pela redução das não conformidades nas dimensões estudadas nas quatro clínicas.
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    Dissertação
    Compreensão do típico ideal de técnicos de enfermagem acerca da sistematização da assistência de enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-16) Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; ; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Vitor, Allyne Fortes; ; http://lattes.cnpq.br/1927801553508976; Tourinho, Francis Solange Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; Zeferino, Maria Terezinha; ; http://lattes.cnpq.br/2532658022267499
    Objetivou-se compreender o típico ideal do técnico de enfermagem acerca da sistematização da assistência de enfermagem, à luz do referencial teórico de Alfred Schutz. Trata-se de uma investigação fenomenológica compreensiva, utilizando o referencial teórico de Alfred Schutz. Para o desvelamento do fenômeno (o típico ideal do técnico de enfermagem acerca da sistematização da assistência de Enfermagem), o processo de pesquisa configurou-se a partir da proposta de princípios orientadores de uma metodologia de pesquisa com base na própria obra de Schutz, realizada por Zeferino (2010), em seu doutoramento. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica do grupo focal, com a colaboração de treze técnicos de enfermagem atuantes em um hospital universitário norte-riograndense, que responderam positivamente ao critério de inclusão: atuar no hospital de estudo e realizar cuidados assistenciais diretos aos pacientes. Quarenta e quatro sujeitos demonstraram interesse em participar, sendo realizado um sorteio para seleção da amostra da pesquisa, composta por 14 profissionais, dos quais um não compareceu ao encontro de coleta de dados. O grupo focal, intitulado O que eu penso acerca da sistematização da assistência de enfermagem , aconteceu no dia 15 de fevereiro de 2013, totalizando 101 minutos. Foi realizado de acordo com a Pedagogia Vivencial Humanescente, utilizando a construção de cartazes como técnica projetiva, a partir da questão chave: O que é sistematização da assistência de enfermagem para você? . A fim de compreender um pouco da situação biográfica dos participantes, foi aplicado um questionário aos participantes. A partir da concordância dos sujeitos, o grupo focal foi gravado e fotografado, contando com a cooperação de um relator e de dois outros colaboradores. Foi utilizado o Microsoft Word 2010 para a realização da transcrição do encontro e o Microsoft Excel 2010 para sintetização dos resultados por meio de uma planilha. O estudo seguiu os princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica em seres humanos, preconizados na Resolução n° 196/96, e foi aprovado pelo Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, nº 98.424, de 31 de agosto de 2012, CAAE nº 05906912.0.0000.5537. A análise das falas dos técnicos de enfermagem, juntamente com a contemplação de seus cartazes e de suas descrições escritas, permitiu, a partir dos princípios orientadores de Zeferino (2010), à luz do referencial de Alfred Schutz, desvelar o típico ideal dos técnicos de enfermagem acerca da sistematização da assistência de enfermagem, perpassando quatro eixos temáticos: tipificação do conceito da sistematização da assistência de enfermagem; benefícios, que se traduziram nos motivos-para acreditar na positividade dessa ferramenta de trabalho; problemas vivenciados, reveladores do mundo vida cotidiano dos profissionais de enfermagem; e possibilidades de melhoria. Concluiu-se que o técnico de enfermagem típico é um sujeito crítico e reflexivo, que, apesar de ter tido uma formação acadêmica que negligenciou os aspectos teóricos essenciais concernentes à sistematização da assistência de enfermagem, possui uma situação biográfica que o faz acreditar na positividade da sistematização da assistência de enfermagem
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    Dissertação
    Conquistas e desafios do processo de trabalho de enfermagem: o caso dos CAPS em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro; Vitor, Allyne Fortes; ; http://lattes.cnpq.br/1927801553508976; ; http://lattes.cnpq.br/6513437915163819; Araújo, Ednaldo Cavalcante de; ; http://lattes.cnpq.br/7392652886296731; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994
    A Reforma Psiquiátrica brasileira propõe a criação de vínculos/interações do doente mental com a sociedade civil, por meio do resgate da cidadania e da assistência ao doente mental. A desinstitucionalização em saúde mental preconiza a partir de diretrizes a diminuição da oferta de leitos hospitalares e consequentemente, a criação de serviços substitutivos de atenção psicossocial, principalmente, no que tange às práticas terapêuticas emancipadoras. A partir desse cenário o presente estudo tem como objetivo investigar a atualidade e os desafios do processo de trabalho da enfermagem nos CAPS III no município de Natal/RN. Trata-se de pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa e de caráter exploratório do tipo estudo de caso. Os sujeitos são trabalhadores da equipe de enfermagem do CAPS III Leste de Natal/RN. Este serviço possui ações voltadas para a atenção psicossocial dos sujeitos atendidos, com atendimento diário pela assistência multiprofissional, comportando a extensão de atividades de tratamento e acompanhamento, atividades laborais e culturais. Emprega-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A análise de dados se fez por meio da Análise Temática proposta por Bardin. Assim, o presente buscou trazer à discussão de como esse processo se consolida no cotidiano do serviço. Desta forma, intencionou-se contribuir para o debate sobre a desinstitucionalização na atenção psicossocial como diretriz da saúde mental no processo de trabalho de enfermagem em um CAPSIII, Natal/RN
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    Dissertação
    Construção e validação de conteúdo do protocolo gráfico para avaliação do cuidado seguro de enfermagem a pacientes em unidades clínicas de internação oncológica
    (2016-12-07) Assis, Yole Matias Silveira de; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; ; http://lattes.cnpq.br/0484045372066115; Barichello, Elizabeth; ; http://lattes.cnpq.br/3078376864867526; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/0912795990605736; Martins, Quenia Camille Soares; ; http://lattes.cnpq.br/5126798976942401
    Pela sua incidência crescente e elevado grau de complexidade, o câncer consiste em uma doença crônica que apresenta risco constante de agravos no decurso do tratamento, fato que favorece a ocorrência de incidentes durante a prestação dos cuidados e comprova a necessidade em se destinar uma maior atenção voltada à avaliação da qualidade da assistência nesta área. Portanto, esse estudo tem como objetivo construir e validar o conteúdo do protocolo gráfico para avaliação do cuidado seguro de enfermagem a pacientes em unidades de internação oncológica. Trata de um estudo metodológico para construção e validação do conteúdo do protocolo gráfico de avaliação do cuidado seguro de enfermagem a pacientes em unidades de internação oncológica, desenvolvido em quatro etapas: 1) revisão da literatura, com busca dos níveis de evidências e identificação dos itens necessários para a elaboração do instrumento; 2) construção do protocolo de avaliação; 3) validação do conteúdo por especialistas - Técnica de Delphi; e 4) procedimentos analíticos. No que diz respeito à revisão integrativa, percebeu-se a prevalência de estudos realizados no Brasil (n = 7; 63,6%), do tipo descritivo e com nível de evidência 4 (n = 11; 100%). Os cuidados de enfermagem encontrados foram estruturados a partir da tríade proposta por Donabedian (“estrutura”, “processo”, “resultado”), de forma a nortear a elaboração do protocolo gráfico de avaliação, juntamente com as recomendações científicas e legais que embasam a segurança do paciente nas unidades oncológicas. Para sistematizar a validação do protocolo, fez-se uso da ferramenta googledocs. Quanto à seleção dos juízes que analisaram o instrumento na Técnica de Delphi, esta ocorreu de forma intencional, através da Plataforma Lattes de Currículos Lattes, a partir de critérios de inclusão e exclusão pré-determinados. Foram selecionados 37 juízes, para os quais foi enviada a carta-convite; destes, 13 retornaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado. Para obter o consenso na validação do protocolo, foram necessárias duas rodadas da Técnica de Delphi, em que no Delphi 1, 10 juízes responderam ao formulário, e no Delphi 2, oito. Após, procedeu-se ao tratamento dos dados obtidos, com posterior análise quantitativa, a partir do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Ao final, foi possível obter o “Protocolo gráfico de avaliação do cuidado seguro de enfermagem a pacientes em unidades de internação oncológica”, validado em seu conteúdo. Cabe salientar que foram aplicados todos os princípios éticos, que envolvem pesquisa com seres humanos, com o projeto já aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o qual obteve parecer favorável com o CAAE nº 42951515.7.0000.5537.
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    Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
    (2018-12-07) Chiavone, Flávia Barreto Tavares; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; ; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; ; Cogo, Ana Luisa Petersen;
    A segurança do paciente destaca-se como uma área atual e de grande relevância no que tange aos cuidados prestados pelo setor saúde. Logo, torna-se imprescindível que o ensino dessa temática seja realizado de forma transversal e efetiva, principalmente subsidiada por tecnologias digitais com a finalidade de atender as demandas atuais dos discentes. E, assim fomentar sua aprendizagem significativa, dado que, a utilização do Serious game favorece a experimentação e imersão do indivíduo na temática o que irá incidir na construção efetiva dos conhecimentos da SP na estrutura cognitiva do aprendiz e, dessa forma, incidir na aprendizagem significativa da SP. Neste ínterim, esse estudo estabelece a seguinte questão norteadora: quais conteúdos são válidos para compor um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem? E, tem como objetivo construir e validar o conteúdo do protótipo de um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa para construção e validação de conteúdo de um Serious game. Para tal, baseou-se na proposta de Pasquali, a saber: procedimentos teóricos, em que se realizou uma busca na literatura científica, através de uma Scoping review, para elucidar as temáticas relevantes para construção dos conteúdos que compuseram o recurso educacional; procedimentos empíricos, que se deu pela construção do instrumento para validação do conteúdo via Google Forms e as etapas Delphi. Por fim, os procedimentos analíticos, em que foi executado o cálculo e análise dos coeficientes de validação de conteúdo e nível de concordância. O estudo esta em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 2.455.166, CAAE: 80922917.0.0000.5537. Constatou-se que o ensino da segurança do paciente baseia-se majoritariamente em aspectos relacionados às metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde. Neste panorama, propôs-se roteiros de jogos baseados nestes conteúdos que obtiveram maior frequência na busca realizada, no qual o jogador irá motivarse a buscar seu conhecimento com a nas perda e ganho das pontuações, bem como feedbacks imediatos e ao final do jogo. Após a construção de seis roteiros, realizou-se as etapas Delphi I e Delphi II para validação do conteúdo. Ao final das etapas foi calculado o nível de concordância entre os juízes, os quais apresentaram valores acima 80% e coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8. Conclui-se que os roteiros construídos são válidos em seu conteúdo para construção do protótipo do Serious game. Contudo, salienta-se que além da validação do conteúdo faz-se necessário que o recurso educacional passe por outras etapas de validação como de aparência, usabilidade e efetividade com a finalidade de comprovar sua eficácia para com o ensino da segurança do paciente.
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    Tese
    Construção e validação de conteúdo e aparência de fluxograma para atenção à saúde de pessoas com doenças hematológicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-13) Alves, Tássia Regine de Morais; Azevedo, Isabelle Campos de; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; https://orcid.org/0000-0002-4237-0400; http://lattes.cnpq.br/9502954025692831; Vitor, Allyne Fortes; Araújo, Jessica Naiara de Medeiros; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; Santos, Viviane Euzébia Pereira
    A construção de fluxograma, enquanto tecnologia gerencial, possibilita melhor compreensão das práticas assistenciais, da organização do cuidado em saúde, da estruturação do processo de trabalho, a partir da descrição da jornada terapêutica do usuário, dentro das Redes de Atenção à Saúde. Objetivou-se desenvolver um fluxograma para atenção à saúde de pessoas com doenças hematológicas. Trata-se de estudo metodológico, com abordagem quantitativa, ancorado na psicometria de Pasquali (2010), estruturado em três procedimentos: teóricos, analíticos e empíricos. Para os procedimentos teóricos, realizaram-se buscas na literatura, por meio de revisão integrativa, com enfoque nas evidências científicas sobre a assistência à saúde de pacientes com neoplasias hematológicas. Na etapa de procedimentos empíricos, realizou-se compilado das informações coletadas na etapa anterior para embasar a construção do fluxograma. A validação do conteúdo e aparência do fluxograma ocorreu por meio da técnica Delphi, com a avaliação dos critérios propostos por Pasquali e pelo Suitability Assessment of Materials. Por fim, os procedimentos analíticos ocorreram por intermédio do coeficiente de validação de conteúdo e concordância entre os juízes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e obteve parecer de aprovação sob CAAE 67213623.0.0000.5537. Os resultados da revisão integrativa evidenciaram amostra final de 17 estudos e revelaram que a assistência prestada aos pacientes com neoplasias hematológicas está mais concentrada nos níveis de atenção à saúde de média e alta complexidade, visto que o câncer é uma doença com complexidade terapêutica que exige aparatos e recursos humanos adequados aos cuidados especializados. Em relação ao processo de validação do conteúdo, na rodada Delphi I, o fluxograma atingiu o CVC final de 0,82 e concordância de 53% entre os juízes. Após adequação do fluxograma, conforme as sugestões dos juízes, na rodada Delphi II, todos os critérios foram validados, com o CVC final de 0,99 e concordância de 93%. Isto posto, considera-se o fluxograma útil e válido em conteúdo e aparência como tecnologia gerencial para sistematização do cuidado e orientações aos profissionais de saúde com elementos que contemplam o itinerário terapêutico dos pacientes com doenças hematológicas, desde o momento que o usuário adentra à atenção básica. Além de conter informações importantes sobre acolhimento, os fluxos assistenciais, tomada de decisões, encaminhamentos, consultas com equipe multiprofissional e de enfermagem.
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    Tese
    Construção e validação de objeto virtual de aprendizagem para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem aos técnicos em enfermagem
    (2016-09-08) Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; ; Vitor, Allyne Fortes; ; Martins, José Carlos Amado; ; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; Fernandes, Maria Isabel Domingues;
    Objetivou-se construir e validar um Objeto Virtual de Aprendizagem para apoio ao ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos técnicos em enfermagem. Trata-se de pesquisa metodológica, de abordagem quantitativa. O processo de construção e validação do Objeto Virtual foi sistematizado de acordo adaptações da psicometria de Pasquali et al. (2010), a partir das etapas: 1) procedimentos teóricos, para identificar os conteúdos que compuseram o instrumento de ensino proposto; 2) procedimentos empíricos, com a validação de conteúdo do Objeto Virtual, realizada com experts da enfermagem, via formulário construído através da ferramenta Google Docs; e 3) procedimentos analíticos, quando a validação foi analisada, por meio da técnica Delphi, de modo a confirmar ou refutar a validação do Objeto Virtual proposto. O processo metodológico foi composto por 13 etapas. As etapas de 1 a 7 compuseram o processo de construção do Objeto Virtual. Foram conduzidas de fevereiro de 2015 a março de 2016 e integraram estudos para aprofundamento teórico acerca do ensino inovador da enfermagem, do conceito de objeto virtual, da interface do ensino técnico em enfermagem com a Sistematização da Assistência, além de uma revisão de conteúdos educacionais pertinentes acerca da temática de estudo. O Objeto Virtual foi delineado em sete telas: inicial; apresentação; créditos; e quatro páginas de conteúdo. No âmbito do Design Instrucional, foi empregado o modelo Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation (ADDIE) e enquanto teoria pedagógica de aporte às concepções educacionais, foi utilizada Teoria da Aprendizagem Significativa. As etapas de 8 a 13 compreenderam o processo de validação do Objeto Virtual, que ocorreu de março a julho de 2016, a partir de duas etapas Delphi. Na etapa Delphi 1, oito juízes avaliaram o Objeto Virtual; na etapa Delphi 2, sete. Cada tela foi analisada quanto à adequabilidade de seu conteúdo. Foi considerado válido o item que apresentasse mais de 80% de concordância entre os juízes e um Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) > 0,8. O Objeto Virtual de Aprendizagem para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem foi considerado válido em seu conteúdo, com CVC total de 0,96. Os preceitos éticos estabelecidos pela Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde foram atendidos, de modo que a proposta do estudo foi apreciada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, por meio do Parecer Consubstanciado nº 925.408, de 18/12/2014, CAAE nº 39640914.8.0000.5537. Apresenta-se o Objeto Virtual de Aprendizagem válido em seu conteúdo (Coeficiente de Validade de Conteúdo = 0,96). Espera-se disponibilizar o Objeto Virtual para as diversas instituições de ensino de enfermagem, como um subsídio para a efetivação desse importante campo de saber no âmbito das concepções da blended learning. O Objeto Virtual foi desenvolvido em sua essência para estudantes do curso técnico em enfermagem. Todavia, o aprendizado é sugerido e incentivado a discentes e profissionais de enfermagem de qualquer nível acadêmico.
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    Dissertação
    Construção e validação de protocolos gráficos para avaliação do cuidado de enfermagem seguro ao paciente politraumatizado em situação de emergência
    (2016-11-25) Gomes, Andréa Tayse de Lima; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; ; http://lattes.cnpq.br/5305690503696021; Vitor, Allyne Fortes; ; http://lattes.cnpq.br/1927801553508976; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/0912795990605736; Castro, Susane de Fátima Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/6441618733536014
    O atendimento ao paciente politraumatizado consiste em uma situação de emergência, visto que é um tipo de lesão cujo índice de mortalidade é elevado em virtude dos choques e hemorragias não controladas. Tal realidade requer a aplicação efetiva e eficaz de habilidades e conhecimentos dos profissionais, assim como a disponibilidade de estrutura adequada do serviço de emergência, a fim de proporcionar maior segurança ao paciente durante a assistência. Destarte, questiona-se: Qual deve ser o conteúdo e a aparência de um protocolo gráfico válido para a avaliação do cuidado seguro ao paciente politraumatizado em situação de emergência? Para responder esta questão, objetivou-se Construir e validar um protocolo gráfico para a avaliação do cuidado seguro de enfermagem ao paciente politraumatizado em situação de emergência. Para alcançar o objetivo, fez-se necessário: sumarizar as evidências científicas sobre o cuidado seguro ao paciente politraumatizado conforme a tríade proposta por Donabedian (1966) construir protocolo gráfico para avaliação da estrutura, processo e resultado do cuidado seguro; e, validar o conteúdo e a aparência do protocolo gráfico para avaliação da estrutura, processo e resultado do cuidado seguro ao paciente politraumatizado em situação de emergência. Trata-se de estudo metodológico, com métodos mistos, composto por duas etapas, a saber: 1) scoping review e grupo focal e 2) construção, proposição e validação de conteúdo e aparência de protocolo gráfico. Para a realização do grupo focal, foi usada a técnica do sandplay e a pedagogia vivencial humanescente (montar-escrever-falar) e os sujeitos da pesquisa foram profissionais de enfermagem que atuam ou atuaram no setor de Politrauma de um Pronto-Socorro em Natal/RN. O tratamento e análise das falas se deu por intermédio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires e os dados socioprofissionais foram analisados descritivamente pelo SPSS 22.0. O estudo foi previamente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o qual obteve aprovação com Parecer Consubstanciado de nº 1.053.690, de 24 de abril de 2015, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 42951415.6.0000.5537. Para a validação de conteúdo e aparência do protocolo gráfico, foram arrolados enfermeiros juízes localizados pelo currículo Lattes com base em critérios de busca previamente estabelecidos. Para tanto, empregou-se a técnica Delphi, a qual foi dividida em duas etapas, Delphi I (n=15) e Delphi II (n=13), e o processo de avaliação se deu pela disponibilização do protocolo e dos itens de avaliação em formulário eletrônico do google docs. A relevância dos itens foi julgada mediante o resultado do índice de validação de conteúdo, do consenso de Delphi e do Alfa de Cronbach. Após análise dos dados, alcançou-se a validade do protocolo gráfico em sua aparência e conteúdo.
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    Construção e validação de tecnologia educacional para formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Nascimento, Anália Andréia de Araújo; Azevedo, Isabelle Campos de; http://orcid.org/0000-0001-5322-7987; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; http://lattes.cnpq.br/4536310270355280; Santos, Viviane Euzébia Pereira; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Ferreira Júnior, Marcos Antônio
    As tecnologias educacionais (TE) são instrumentos facilitadores no processo educacional de pacientes crônicos como os transplantados de células-tronco hematopoéticas e seus familiares. Portanto, se faz necessário incorporar novas TE nas estratégias de ensino aos Enfermeiros com vistas a instrumentaliza-lo com conhecimentos e habilidades para o ensino ao paciente quanto ao manejo adequado de sua condição de saúde, para que possam assumir um papel ativo e de liderança mediante a gestão compartilhada e colaborativa com os profissionais relacionados a sua condição de saúde. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou desenvolver uma tecnologia educacional para a formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem mista, realizado no ano de 2022, pautado na psicometria de Pasquali, organizado em três procedimentos: teóricos, para o qual se realizou um grupo focal com sete Enfermeiras que atuam no setor de Transplante de Medula Óssea de um hospital de referência, além de uma revisão de escopo sobre os conteúdos abordados nas orientações para o ensino do autocuidado no contexto do pós-transplante de células-tronco hematopoéticas; procedimentos empíricos para construção da TE embasado no modelo Instructional System Design (ISD), conhecido pelo acrônimo ADDIE: analysis (análise), design (desenho), development (desenvolvimento), implementation (implementação) e evaluation (avaliação), além do apoio de ferramentas gratuitas e disponíveis na internet; validação do conteúdo e aparência por meio da técnica Delphi e dos critérios do Suitability Assessment of Materials (SAM), em duas rodadas, com a colaboração de 18 juízes na primeira rodada e 11 juízes na segunda, todos com vivência área em questão; e procedimentos analíticos, destinado à análise dos dados com cálculo do Coeficiente de Validação de Conteúdo. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, sob Certificado de Apreciação Ética nº 55774621.5.0000.5537 e encontra-se alinhado ao projeto intitulado “Enfermagem na atenção à saúde: contribuições da prática avançada e do programa paciente experto para o empoderamento do usuário” aprovado no Edital nº47/2017 CAPES/PRINT. O grupo focal foi realizado em 20 minutos, quando foi alcançada a saturação das respostas, e as enfermeiras abordaram alguns dos conteúdos necessários para as orientações de alta, as principais queixas do paciente no retorno ao ambulatório, os motivos para a procura da atenção básica e urgência e emergência pelo paciente. Com os dados do grupo focal e da revisão de escopo construiu-se a TE, um curso no Google Classroom, o qual foi submetido à apreciação dos juízes para validação. Na rodada Delphi I atingiu-se 0,81 no coeficiente de validade de conteúdo geral, já na validação de aparência, para os critérios do SAM, obteve-se índice de 0,80. Após ajustes propostos pelos juízes, na rodada Delphi II os índices de validação de conteúdo alcançaram um total de 0,87 e de aparência igual a 0,88. Assim, a TE foi considerada válida em seu conteúdo e aparência. Espera-se que a TE “Paciente experto: curso para formação de enfermeiros que atuam em serviços de transplante de células-tronco hematopoéticas”, se torne um instrumento de construção e consolidação do saber e que os enfermeiros possam reconhecer e capacitar futuros Pacientes Expertos. E servi para formação de enfermeiros em outros espaços e contextos.
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    Construção e validação de um guia para transição do cuidado ao paciente com transtorno mental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-23) Silva, Larissa Arielly Cunha da; Santos, Viviane Euzébia Pereira; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; https://orcid.org/0000-0002-1929-2272; http://lattes.cnpq.br/6158381062970202; Azevedo, Isabelle Campos de; http://orcid.org/0000-0001-5322-7987; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; Ferreira Júnior, Marcos Antônio
    A transição do cuidado apresenta-se como uma estratégia para reorganizar e dar continuidade a assistência prestada com articulação entre equipe, família e serviços envolvidos. Nessa perspectiva, o presente estudo objetiva desenvolver um guia para subsidiar a transição do cuidado do indivíduo com transtorno mental. Trata de um estudo metodológico de abordagem mista, organizado em três procedimentos: teóricos, no qual foi realizado um grupo focal com 10 profissionais enfermeiros da área de saúde mental de dois hospitais de referência e uma Scoping Review sobre a transição do cuidado ao indivíduo com transtorno mental; procedimentos empíricos para a construção do guia e validação do conteúdo e da aparência por meio da técnica Delphi, com a colaboração de juízes na área em questão; e procedimentos analíticos, destinado à análise dos dados por meio do Coeficiente de Validação de Conteúdo. O presente estudo obteve aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE: 67216423.0.0000.5537). O grupo focal teve duração de 61 minutos, no qual os enfermeiros abordaram suas percepções acerca da transição do cuidado ao paciente com transtorno mental. A Scoping Review mostrou que a transição do cuidado do paciente com transtorno mental entre os níveis de atenção à saúde é realizada por equipe multiprofissional com o auxílio de ferramentas que facilitam a comunicação entre os profissionais por sistematizar a assistência, padronizar a comunicação e direcionar os cuidados. Os dados do grupo focal e da Scoping Review foram a base para construção do Guia, o qual foi submetido à apreciação dos juízes para validação. Na rodada Delphi I, que teve participação de 16 juízes, atingiu-se um coeficiente de validade de conteúdo geral de 0,93 para os três capítulos. Já para validação da aparência obteve-se índice de 0,93. Após ajustes sugeridos, na Delphi II, com participação de 12 juízes, os índices de validade de conteúdo e de aparência foram de 100 para cada. Logo, o Guia foi considerado válido em seu conteúdo e aparência, e pode contribuir para uma continuidade segura dos cuidados fornecidos ao paciente.
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    TCC
    Cuidados para a transição do paciente com esclerose lateral amiotrófica para o domicílio: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-09) Sousa, Evelyn Silva de; Santos, Viviane Euzébia Pereira; https://orcid.org/0000-0001-8140-8320; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; https://orcid.org/0000-0002-7668-8353; http://lattes.cnpq.br/3793183272504668; Azevedo, Isabelle Campos de; https://orcid.org/0000-0001-5322-7987; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; Silva, Larissa Arielly Cunha da; https://orcid.org/0000-0002-1929-2272; http://lattes.cnpq.br/6158381062970202
    Objetivo: Identificar e mapear os cuidados para transição do paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica para o domicílio. Método: Scoping Review baseada nas instruções do Joana Briggs Institute. As buscas nas bases de dados ocorreram no período de fevereiro a maio de 2023. Foram selecionadas publicações que respondessem ao objetivo do estudo e que estivessem disponíveis na íntegra. Resultados: A amostra final contou com sete artigos, com predomínio das publicações do ano de 2022 e a Suíça como país de origem. A equipe multidisciplinar se destacou por ser a maior responsável pelos cuidados para transição do paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica para o domicílio. Acerca dos cuidados, os estudos abordaram a assistência às necessidades básicas de vida, o planejamento, a criação de protocolos, o uso da telessaúde e a comunicação entre os serviços. Conclusões: Assim, os cuidados para transição do indivíduo com Esclerose Lateral Amiotrófica para o domicílio vão desde a assistência às necessidades humanas básicas até a articulação com outros serviços de saúde. Tudo isso, direciona para benefícios na melhora da comunicação e na autonomia do paciente, o que contribui para um processo transicional seguro e efetivo.
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    Dissertação
    Cultura de segurança da equipe de enfermagem no serviço de urgência e emergência
    (2017-06-26) Silva, Micheline da Fonseca; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; ; http://lattes.cnpq.br/8155207185191676; Tourinho, Francis Solange Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/0912795990605736; Costa, Theo Duarte da; ; http://lattes.cnpq.br/8305343735444335
    A cultura de segurança do paciente se apresenta como uma temática de relevância por ser considerada forte indicador e ferramenta importante de diagnóstico da avaliação da qualidade dos serviços de saúde. Sua adesão representa um desafio na atualidade, visto que o processo de mudança de atitudes e condutas na assistência à saúde é lento, demanda tempo e trabalho, bem como exige conhecimento e participação de todos os profissionais que compõem um órgão de prestação de serviços dessa natureza. Dessa forma, o objeto deste estudo é a cultura de segurança dos profissionais de enfermagem no serviço de urgência e emergência. Diante do exposto, questiona-se: Como os profissionais de enfermagem consideram a cultura de segurança? A fim de respondê-la, objetiva-se analisar a cultura de segurança da equipe de enfermagem no serviço de urgência e emergência. Trata-se de estudo descritivo-analítico, desenvolvido no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. Os dados foram obtidos mediante o preenchimento do instrumento de “Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais”, composto por 42 itens que abordam questões objetivas e subjetivas, e abrangem 12 dimensões que mensuram a cultura de segurança do paciente, esses itens são avaliados de acordo com a escala de Likert de cinco pontos referente ao grau de concordância. Outras questões presentes no instrumento estão relacionadas à atribuição de notas à segurança do paciente, relato do número de eventos notificados e perfil sociodemográfico. Os dados foram analisados descritivamente por meio de pacote estatístico para determinação dos valores médios e percentuais referentes aos cálculos das dimensões da cultura de segurança. Os comentários a respeito da segurança do paciente, última questão do instrumento, foram processados e analisados com apoio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e obteve aprovação mediante parecer consubstanciado de nº 1.847.136, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 61201316.3.0000.5537. Constatou-se como dimensões mais propensas a melhorias o aprendizado organizacional – melhoria contínua (49,7%), expectativas sobre o seu supervisor/chefe, ações promotoras de segurança do paciente (47,5%) e trabalho em equipe dentro das unidades (45,5%); entretanto, respostas não punitivas aos erros (58,8%), frequência de relatos de eventos (51,5%) e adequação de profissionais (51,1%) foram as áreas consideradas críticas. Quanto à percepção dos profissionais sobre a segurança do paciente, os aspectos considerados primordiais no serviço de urgência e emergência são o ambiente seguro e propício para o cuidado efetivo e eficaz ao paciente, com o intuito de reduzir ou evitar possíveis danos; a disponibilidade de estrutura física e recursos humanos; trabalho em equipe; e o uso de protocolos. Logo, verificou-se a presença de uma cultura punitiva no cenário de pesquisa e a necessidade de ações por parte dos gestores a fim de disseminar e fortalecer as boas práticas de segurança no ambiente de urgência e emergência e, assim, apoiar os profissionais de saúde em seu processo de trabalho.
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    TCC
    Desafios para assistência a pacientes onco- hematológicos vivenciados por profissionais de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-02) Melo, Jessica Cristina Alves de; Azevedo, Isabelle Campos de; https://orcid.org/0000-0001-5322-7987; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; https://orcid.org/0000-0001-5515-2181; http://lattes.cnpq.br/5346422306717583; Santos, Viviane Euzébia Pereira; https://orcid.org/0000-0001-8140-8320; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; Souza, Larissa Beatriz Francisca de; https://orcid.org/0000-0002-0232-7707; http://lattes.cnpq.br/6978054952540828
    Objetivo: Analisar a percepção de profissionais da saúde sobre os desafios vivenciados para a assistência a pacientes com neoplasias hematológicas dentro da Redes de Atenção à Saúde. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com profissionais de saúde da Rede de Atenção Oncológica do Rio Grande do Norte (RN) e do Ceará (CE), com no mínimo três (03) meses de atuação direta com os pacientes onco-hematológicos. A coleta de dados só teve início após aprovação, que ocorreu em 06 de abril de 2023, sob parecer 5.987. 385 e CAAE 67213623.0.0000.5537 e ocorreu no dia 14 de junho de 2023, por meio da realização de um grupo focal. Os dados foram coletados a partir das falas e argumentos apresentados mediante perguntas disparadoras sobre a temática da pesquisa. Também foi utilizado um questionário composto por questões fechadas com a finalidade de caracterizar o perfil sociodemográfico e profissional dos participantes. As falas foram tratadas com apoio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEq) e do software Microsoft Excel 2019®. Resultados: O grupo focal foi composto por sete profissionais da área da saúde, dos quais seis eram enfermeiras (85,7%) e um médico (14,3%), com faixa etária entre 34 e 57 anos e média de 44 anos. A maioria dos participantes residem em Natal/RN (71,4%) e os demais em Fortaleza/CE (28,6%). A análise feita com o apoio do IRAMUTEq gerou quatro classes: "Assistência integral e acesso a exames", "Aquisição de medicamentos e insumos", "Exaustão mental e locomoção do paciente onco-hematológico" e "Comunicação entre redes de atenção e Telemedicina". No tocante à percepção dos profissionais, destacou-se uma carência quanto à assistência integral nas das redes de atenção, que interfere diretamente na condução da terapêutica. Além de dificuldades na marcação e realização de exames para a continuidade do cuidado, como também a não aquisição de medicamentos de alto custo e tecnologias novas. Outros entraves citados foram a exaustão mental por parte do portador de neoplasia hematológica, os obstáculos que ele enfrenta rotineiramente ao precisar se deslocar por longas distâncias da sua residência até as redes de atenção para receber assistência. Considerações finais: As barreiras para proporcionar uma assistência segura e de qualidade aos pacientes onco-hematológicos estão intrinsecamente ligadas a desafios na prestação da assistência integral, execução de exames, obtenção de medicamentos e os consideráveis percursos que são necessários realizar para o acesso ao atendimento. Destaca-se, também, a importância de conduzir estudos similares em diferentes regiões do Brasil, a fim de mapear as dificuldades e desafios enfrentados por pacientes e profissionais de saúde. Sugere-se que estratégias viáveis para o enfrentamento desses desafios incluam o desenvolvimento de linhas de cuidado específicas, a formulação de políticas públicas adequadas, entre outras medidas
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