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Navegando por Autor "Santos, Vilyvia Carla Marques dos"

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    Dissertação
    A experiência de construção e organização da educação (escolar) indígena entre os Jenipapo-Kanindé, Aquiraz/Ceará
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-11) Santos, Vilyvia Carla Marques dos; Miller, Francisca de Souza; http://lattes.cnpq.br/6834637163914977; https://orcid.org/0000-0002-8342-6722; http://lattes.cnpq.br/9754451982136480; Lopes, Paulo Victor Leite; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283; Nascimento, Rita Gomes do; Silva, Rosalia de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869
    As Escolas Indígenas, no Brasil, emergiram a partir da luta do movimento indígena em prol da Terra, Saúde e Educação que atendessem às suas especificidades e respeitassem a sua cultura local. Criou-se assim a modalidade de educação escolar indígena na educação brasileira, assegurada pela Constituição Federal de 1988, já que, por longas décadas, a educação foi utilizada como forma de dominação e integração nacional, negando-lhes até mesmo o direito às suas identidades, crenças, línguas, costumes e culturas. Diante disso, a presente pesquisa busca compreender a experiência de educação escolar indígena entre o povo Jenipapo-Kanindé (JK), que habita a Terra Indígena (TI) Lagoa Encantada, no município de Aquiraz – Ceará. Para isso, buscamos contextualizar de que forma vem ocorrendo o processo de escolarização não indígena e indígena no Ceará e entre os JK. Com isso, esta investigação apresenta a experiência de educação escolar na Escola Indígena Jenipapo-Kanindé (EIJK) em seus diversos contextos, incluindo a experiência de ensino remoto/híbrido e as fronteiras educacionais existentes no local. O recorte temporal compreende o período que vai de 2018 a 2021 através de visitas de campo esporádicas para as investigações iniciais, levantamento bibliográfico, acompanhamento das redes sociais da EIJK, entrevistas não presenciais (on-line) e presenciais, além de imersão no campo de caráter etnográfico, buscando contribuir com os debates no campo da antropologia e educação.
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