Navegando por Autor "Santos, Sabrina Karine Lourenço dos"
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TCC Uma análise comparativa de metodologias do design e projeto do aplicativo móvel Bulbo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-16) Santos, Sabrina Karine Lourenço dos; Silva, Bruno Santana da; Bastos, Helena Rugai; http://lattes.cnpq.br/0138635150609180; http://lattes.cnpq.br/7239490390098173; http://lattes.cnpq.br/5067822095835097; Lanutti, Jamille Noretza de Lima; Bessa, Olavo Fontes MagalhaesO trabalho apresenta conhecimentos introdutórios sobre design e reflete sobre alguns questionamentos pessoais da autora sobre as metodologias do design. Esses questionamentos podem ser resumidos por: Quais são as semelhanças e diferenças entre as metodologias de produto, gráfico, informação e digital? Para buscar respondê-los, foram traçados os objetivos de (1) comparar metodologias de design nas áreas de produto, gráfico, informação e digital e, para consolidar os aprendizados obtidos nesta comparação, (2) ter uma experiência prática de projeto de um artefato digital. A comparação das metodologias foi iniciada com a investigação das metodologias do campo do Design, tendo como parâmetros o usuário, artefato e tarefa, aspectos presentes na ontologia do design proposta por Bonsiepe (1997). Na investigação, os 3 conceitos da ontologia foram aspectos específicos analisados com mais afinco. O usuário foi analisado segundo o empenho de suas capacidades no uso. Os artefatos foram analisados considerando seus aspectos práticos (físicos), estéticos e simbólicos, assim como proposto por Löbach (2001). Já as tarefas foram analisadas segundo as capacidades que demandam do usuário. O resultado desta comparação apontou para possíveis respostas para os questionamentos iniciais. Sobre tais questões concluiu-se que as semelhanças entre as abordagens metodológicas de design estão nos objetivos gerais das etapas metodológicas e nas informações semelhantes que costumam ser abordadas. Já as diferenças entre as abordagens, aparecem nas considerações que elas fazem a respeito do artefato, da tarefa e do usuário, principalmente motivadas pelas diferenças entre os tipos de artefatos. Ao finalizar a comparação, o trabalho prosseguiu com a experiência prática no projeto da interface do aplicativo móvel Bulbo, que visa auxiliar os usuários na realização de tratamentos capilares demorados. Este projeto foi guiado pela metodologia proposta por Preece et al. (2002). O protótipo gerado foi avaliado com a participação de 5 potenciais usuárias, por meio do qual concluiu-se que a usabilidade é efetiva e oportunidades de melhoria foram identificadas. Ao final deste trabalho, alguns desafios para a área do design digital foram constatados. Eles são: Como conduzir o projeto de um produto que pode evoluir durante muito tempo? Como elaborar uma boa documentação no design digital? Como um designer lidaria com a problemática de ter seu projeto implementado (programado, construído) por outra pessoa e não por uma máquina (e.g. impressora), como é comum em outras subáreas do campo do Design?