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Navegando por Autor "Santos, Ricardo Yamashita"

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    Dissertação
    O acordo entre cognição e cultura na noção de categorização de Umberto Eco em Kant e o ornitorrinco
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-27) Sousa, Gustavo Augusto Lima de; Duque, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/3318099114632235; Martins, Erik Fernando Miletta; http://lattes.cnpq.br/8286752543943446; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682
    Esta dissertação tem como objetivo analisar como o semioticista italiano Umberto Eco trata do tema da categorização, a fim de que se possam apontar possíveis contribuições aos estudos do processo de categorização nas ciências cognitivas e, em especial, na linguística cognitiva. Da vasta produção intelectual de Eco, este trabalho foca a análise do livro Kant e o ornitorrinco (1998 [1997]), pois essa obra compila um conjunto de ensaios sobre o tema da cognição e da linguagem, os quais, direta ou indiretamente, discutem a categorização. Graças à especificidade do objeto de estudo desta pesquisa, esta dissertação é um trabalho de caráter eminentemente teórico-interpretativo (SILVA, 2020; ECO, 2014c) e de natureza qualitativa (CRESWELL, 2013). Em conformidade com essas características de pesquisa, os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo são a revisão bibliográfica, a postura do paradigma indiciário proposta por Ginzburg (1989) e o uso de software de análise qualitativa de textos (Iramuteq® ). A organização da ordem das etapas em que se inserem os procedimentos metodológicos é inspirada na análise do conteúdo (BARDIN, 2011), visto que o objeto de estudo é fundamentalmente um texto. Assentado nessa metodologia, e com vistas ao objetivo geral proposto, este trabalho realiza pesquisa bibliográfica das diferentes concepções de cognição, de categoria e de categorização, a fim de que a posição teórico-epistemológica do autor estudado possa ser identificada e descrita. Ao longo da primeira parte da análise, os principais constructos teóricos da semântica cognitiva de Umberto Eco são apresentados e explicados. Na segunda parte, propõe-se uma aproximação entre as reflexões do autor italiano no livro analisado e os pressupostos teóricos e metodológicos de uma abordagem ecocognitiva da linguagem (DUQUE, 2015; 2018). Conclui-se que, afinidades tais como uma base fenomenológica comum, a importância da relação corpo-ambiente na construção do sentido, o consequente destaque da semântica como integrada à pragmática e a consideração da capacidade de adaptabilidade/maleabilidade dos significados são indícios do delineamento de uma semântica cognitiva com elementos ecocognitivos na obra estudada.
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    Tese
    A conceptualização de RAIVA na perspectiva da Teoria Cognitiva da Metáfora: uma análise da emergência de sentido
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-09-12) Santos, Ricardo Yamashita; Costa, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/2063417297534959; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682; Pereira Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/1402289786010170; Moura, Carmen Brunelli de; ; http://lattes.cnpq.br/8505397414221876; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Vereza, Solange Coelho; ; http://lattes.cnpq.br/1618071167867539
    O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar, em corpus literário, o modo como conceptualizamos as emoções, em especial, a raiva. Utilizando os pressupostos da chamada Teoria Cognitiva da Metáfora, apresentaremos um panorama geral acerca da cognição da metáfora sob a base da Linguística Cognitiva e, de uma maneira mais aprofundada, analisaremos a conceptualização metafórica da raiva. A proposta de mente corporificada, predominante nas ciências cognitivas atuais, é basilar para estudos envolvendo a simulação mental. Pesquisas recentes demonstram que a metáfora é resultado de processamentos cognitivos que envolvem nossa percepção sensório-motora aliada a experiências socioculturais. A capacidade de construirmos, via frequência, padrões para nossas experiências é determinante para a nossa linguagem, inclusive para as construções metafóricas. Tais construções são resultantes de processamentos cognitivos que envolvem a articulação entre esquemas imagéticos e frames. Os esquemas imagéticos advêm de nossa experiência sensório-motora, que relaciona os limites de nosso corpo aos limites de nosso entorno, e os frames, por sua vez, advêm de nossa capacidade de armazenarmos eventos socioculturais. A construção metafórica é fruto dessa relação constante entre corpo, mente e cultura, situando-nos em experiências corpóreas e culturais. Ao analisarmos cinco obras literárias nacionais, criamos um quadro analítico sobre como a raiva é compreendida, especificamente, na língua portuguesa. Os resultados são importantes para entendermos, através da linguagem, o quanto a cultura faz parte de nossa cognição, conjuntamente com os aspectos sensório-motores.
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    Dissertação
    A construção de sentido em textos dissertativo-argumentativos: uma análise construcional baseada em frames
    (2017-06-26) Silva, Francilena Albuquerque; Duque, Paulo Henrique; Sousa, Ada Lima Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/7438220892975103; Costa, Marcos Antonio; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682
    O objetivo central desta dissertação é investigar a ativação dos frames subjacentes ao processo de construção de sentidos nos textos dissertativo-argumentativos. Durante o trabalho de investigação, foram selecionados, do Banco de Redação do UOL, textos dissertativo-argumentativos para a composição do corpus desta pesquisa. Este estudo tem por base o aporte teórico da Linguística Cognitiva corporificada. Nesse sentido, a base teórica para o desenvolvimento da pesquisa foi o pressuposto de linguagem corporificada defendido por Lakoff (1987, 1990,1999), Lakoff e Johnson (1980), Fillmore (1982, 1985), Feldman (2006) e Duque (2015). Em sendo assim, o ponto de partida desta investigação decorre do pressuposto de que o processo de construção de sentido está atrelado à ativação de mecanismos cognitivos existentes no cérebro humano, modelados pelas experiências corpóreas em constante interação com o meio e armazenados como memória. Tendo isso em vista, esta dissertação busca analisar o envolvimento dos frames, mecanismos neurais que são acionados por pistas linguísticas, durante a compreensão do discurso em textos dissertativo-argumentativos, fundamentais para organizar e ordenar o mundo sociocultural. Com base nisso, observou-se, no decorrer da descrição e análise dos frames, a existência de um direcionamento para a construção de uma concepção básica em torno de um frame único, que pode ser acionado em qualquer parte do discurso.
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    Dissertação
    Construção de sentidos em letras de canção de Roberto e Erasmo Carlos da década de 1980: uma análise do framing
    (2017-12-08) Medeiros, Ilana Souto de; Duque, Paulo Henrique; ; ; Santos, Ricardo Yamashita; ; Vereza, Solange Coelho;
    Esta pesquisa busca investigar o modo pelo qual os sentidos são cognitivamente construídos em letras de canção de Roberto e Erasmo Carlos da década de 1980 que abordam, especificamente, os conceitos NATUREZA e SEXO. Para tanto, adota o modelo de análise de frames aplicado ao discurso (DUQUE, 2015), que possibilita verificar o acionamento desses mecanismos cognitivos a partir de dimensões variadas e, com isso, identificar a estrutura reticulada de sentidos que é tecida em torno do discurso. Para lançar luz aos nossos objetivos, busca suporte teórico na Linguística Cognitiva de base Corporificada, mais precisamente em alguns de seus princípios fundantes, como as noções de categorização (WITTGENSTEIN, 1953; ROSCH et al., 1976; LAKOFF, 1987) e corporalidade (MERLEAU-PONTY, 1945, 1964; LAKOFF, JOHNSON, 1999; EVANS, GREEN, 2006), bem como em duas de suas categorias analíticas: frames (FILLMORE, 1976; GALLESE, LAKOFF, 2005; FELDMAN, 2006; LAKOFF, 2009; LAKOFF, WEHLING, 2012; DUQUE, 2015) e metáforas (LAKOFF, JOHNSON, 1980 [2002]; LAKOFF, 2008). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, visto que a análise recai sobre a totalidade de um determinado fenômeno, a construção de sentidos, e, para isso, não recorre a representatividades numéricas ou à quantificação de valores (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). As informações obtidas na análise apresentam indícios que parecem sugerir a existência de um padrão no tocante ao modo pelo qual as temáticas analisadas são cognitivamente construídas nas letras de canção compostas por Roberto e Erasmo Carlos da década de 1980, como a perspectiva moral conservadora utilizada para abordar os conceitos NATUREZA e SEXO.
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    Tese
    Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes
    (2017-12-07) Albino, Ivone Braga; Duque, Paulo Henrique; ; ; Silva, José Edmilson Felipe da; ; Karnopp, Lodenir Becker; ; Santos, Ricardo Yamashita; ; Vereza, Solange Coelho;
    Esta tese tem como objetivo investigar o modo como surdos falantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) constroem sentidos, tomando por base a Linguística Cognitiva e, dentro desse campo, a Teoria Neural da Linguagem. Em consonância com os pressupostos teóricos, utilizamos as noções de categorização (LAKOFF, 1987; DUQUE, 2001, 2002); de corporalidade (LAKOFF e JOHNSON, 1999; DUQUE e COSTA, 2011, 2012; BERGEN, 2008); e de narrativa (DUQUE, 2012; LAKOFF, 2008). Além disso, apresentamos categorias analíticas como esquemas-I (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987); esquemas-X (FELDMAN, 2006); frames (FILLMORE, 1976, 1982; DUQUE, 2015); metáforas conceptuais e metonímia (LAKOFF e JOHNSON, 1999, 1980, 2002; GIBBS, 1994, 1999, 2005) em Libras. A tese defendida é a de que a construção de sentidos em narrativas por falantes surdos de Libras está atrelada a processos cognitivos relacionados a ações e percepções no mundo. Desse modo, a linguagem não está dissociada de processos criadores, que refletem, portanto, os processos gerais do pensamento elaborados pelos indivíduos quando criam seus significados e os adaptam a contextos diferentes de interação com outros indivíduos. O corpus utilizado na pesquisa é constituído por vídeos de falantes surdos de Libras (grupo experimental) e de falantes ouvintes de Libras (grupo de controle); o estudo é de natureza qualitativa, pautado na metodologia empírica quase-experimental (MONTERO; LEON, 2007). As análises de dados apontam para a existência de padrões referentes ao modo particular a partir do qual os surdos falantes de Libras compreendem suas relações com o mundo e conceitos específicos, cognitivamente construídos, utilizando a língua visuomotora. A ativação de circuitos neurais corrobora as hipóteses de que os surdos falantes de Libras exploram mais o campo visual; agregam outros aspectos perceptuais relacionados à forma e ao movimento dos objetos (ordenação espacial, foco e atenção); os indexadores linguísticos (sinais) acionam esquemas-I e esquemas-X, frames; e o próprio sinal tem base metafórica e/ou metonímica. A vertente de análise crítica acerca do modo como ocorrem cognitivamente os sinais em seus falantes sugere que, no ensino de Libras, sejam considerados os mecanismos de ativação de processos cognitivos durante a sinalização da língua, cujas experiências se efetivam em ambiente não-auditivo.
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    Dissertação
    A construção de sentidos por Indicadores Não Manuais em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): um estudo baseado em frames
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Machado, Renata Nogueira; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; ; http://lattes.cnpq.br/8038798549284072; Weissheimer, Janaina; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Santos, Ricardo Yamashita; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682
    A expressividade das pessoas que se comunicam por meio das línguas de sinais geralmente é algo que chama bastante atenção. Nesse sentido, foi o interesse em investigar qual a influência dos movimentos feitos pelo corpo (expressão do rosto, direcionamento do olhar, movimento dos ombros, cabeça, tronco e similares) e que não estão relacionados às mãos, que conduziu este estudo, que tem como objetivo verificar como e em que medida esses indicadores não manuais contribuem na construção de sentido do discurso em Libras. Portanto, escolhemos um sinal da Libras (como não possui uma equivalência exata no português, foi demonstrado por imagens na introdução) e examinamos o seu uso em três vídeos, disponíveis no Youtube, com diálogos de pessoas sinalizantes, surdas e ouvintes, envolvendo diferentes situações. Respaldados na abordagem ecológico-cognitiva da linguagem (DUQUE, 2017) e ancorados na teoria de frames (FILLMORE, 1982; Duque 2015, jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1953; DUQUE, 2016) verificamos que são os indicadores não manuais que vão conduzir interlocução fazendo com que os envolvidos partilhem dos mesmos jogos de linguagem, servindo como gatilho para o acionamento dos frames. A principal evidência é o fato de que são esses indicadores que trarão as informações indispensáveis para a compreensão do enunciado, mas que não foram explícitas por meio dos componentes manuais.
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    Dissertação
    A construção transitiva comitativa sob a ótica da linguística funcional centrada no uso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-31) Cavalcante, Ana Luíza de Andrade; Silva, José Romerito; http://lattes.cnpq.br/3019853017228573; http://lattes.cnpq.br/6571344314406444; Bispo, Edvaldo Balduino; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; Costa, José da Luz da; http://lattes.cnpq.br/1595937586117375; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682
    Neste trabalho, faz-se um estudo a respeito da Construção Transitiva Comitativa (CTC). A tradição gramatical dá pouca atenção ao verbo transitivo relativo/oblíquo, sendo a exceção disso Rocha Lima (2011). Na fronteira entre a gramática tradicional e a Linguística, encontram-se Bechara (2009) e Azeredo (2009), que fazem breve exposição sobre o complemento relativo. Tratando desse tipo de verbo e de seu complemento em suas gramáticas, de base linguística, Mateus et al. (2003) e Castilho (2012) denomina-os, respectivamente, como verbo transitivo oblíquo e complemento oblíquo, examinando aspectos semânticos e morfossintáticos a eles relacionados. Em abordagens avulsas no campo linguístico, existem os trabalhos de Souza (2011), Jarnalo (2014) e Lerner (2015). Em todos eles, o verbo transitivo relativo e/ou o complemento relativo são vistos ressaltando-se unicamente seus aspectos semântico-sintáticos. Afastando-se, em parte, dessas abordagens, a oração com verbo transitivo relativo/oblíquo (incluindo seu complemento) é tratada aqui em perspectiva construcional. Para tanto, utilizase o aparato teórico-metodológico da Linguística Funcional Centrada no Uso de viés construcionista, conforme se encontra em Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2013), Rosário e Oliveira (2016), entre outros. O material de análise é composto por dados do Corpus Discurso e Gramática em suas versões do Rio de Janeiro (VOTRE; OLIVEIRA, 1995), Rio Grande (VOTRE; OLIVEIRA, 1996), Juiz de Fora (VOTRE; OLIVEIRA, 1997) e Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998). Os dados do corpus indicam que a CTC apresenta certa variedade semântica relacionada à extensão de seu significado básico. Ademais, seu complemento parece exibir diferentes graus de integração sintática com o verbo a que se vincula bem como links de herança diversos. Em tais fenômenos, estão implicados fatores de natureza cognitiva (como chunking, analogização, metonimização e metaforização) e discursivo-interacionais (entre eles, perspectivização, intersubjetividade e inferência pragmática).
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    Dissertação
    Construções metafóricas de vida e morte: cognição, cultura e linguagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-16) Santos, Ricardo Yamashita; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Vereza, Solange Coelho; http://lattes.cnpq.br/1618071167867539
    Nesta pesquisa, buscamos evidenciar os aspectos cognitivos e culturais subjacentes às metáforas presentes em um corpus literário. Partimos da premissa de que nosso entendimento acerca do mundo é construído sociocognitivamente, sendo a metáfora um elemento-chave dessa construção. Desse modo, pretendemos, sob o olhar teórico da Teoria Cognitiva da Metáfora, constatar, a partir da análise do poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, que as metáforas de VIDA e MORTE, inferíveis no corpus em questão, formam Padrões Discursivos, denominados por nós como Blocos Construcionais. Tais metáforas estão no nível conceptual de nossa linguagem, formuladas através de Modelos Cognitivos Idealizados, e evidenciam as inter-relações entre linguagem, cultura e cognição. Percebemos uma rede de integração que envolve as chamadas metáforas primárias, formuladas a partir de esquemas e domínios conceptuais, e as metáforas congruentes, que envolvem a noção de frame.
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    Dissertação
    O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Batista, Túlio de Santana; Duque, Paulo Henrique; https://orcid.org/0000-0002-7100-0556; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/2744570298712677; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; Santos, Ricardo Yamashita
    Esta pesquisa busca investigar e descrever a complexidade do desenvolvimento linguístico dos jogos de linguagem, no período inicial do desenvolvimento da aquisição da linguagem pela criança. Assim, tem como objetivo principal evidenciar a importância da execução de jogos de linguagem para o desenvolvimento linguístico, isto é, para a emulação de conceitos por crianças pequenas. Para isso, tomando como parâmetros teórico-metodológicos as noções de cognição ecológica (ecocognição) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) vertente da Linguística Cognitiva cuja condição inicial é a relação organismo-ambiente (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF, 2011; DUQUE, 2015a; 2017), jogos de linguagem (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), e Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2008), este trabalho segue o Paradigma Interpretativista de Pesquisa e, assim, opta pela abordagem qualitativa, uma vez que seu interesse recai na compreensão e interpretação da semiose das relações humanas (MINAYO, 2009), baseado em pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e de caráter empírico, com foco na descrição e análise de corpus. Para isso, foi feita uma coleta de 20 vídeos do canal “Gêmeos Alê Nanda” na plataforma de vídeos do Youtube, sendo analisados 4 vídeos, totalizando 3 minutos e 27 segundos de eventos críticos nas gravações. A análise efetuada demostra que a junção dos elementos de aspecto do ambiente, informação perceptual e a informação linguística, envolvidos nas situações de interações complexas, ganham enquadramentos culturais, perfis, perspectivas e intenções, assim atuam em tempo real como jogos de linguagem, e são controladas por informações perceptuais fornecidas pela percepção direta que ocorre na medida que outros jogos de linguagem emergem e se retro alimentam, atualizando-se à cada novos jogos de linguagem são jogados. Tais jogos de linguagem são captados, primeiramente, como informações agregadas às situações experienciadas, em seguida, são descoladas das situações, e transformam-se informações linguísticas, isto é, construções linguísticas cujo compartilhamento de atenção é mais preciso e contribui para a construção de novos sentidos para o ambiente.
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    Dissertação
    O frame moral em "A vida invisível de Eurídice Gusmão" através do uso de metáforas de bem-estar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-19) Santos, Mariana Ferreira dos; Duque, Paulo Henrique; https://orcid.org/0000-0002-7100-0556; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/8102377090165500; Santos, Ricardo Yamashita; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313
    A Literatura e a Linguística são áreas complementares das ciências humanas, esbarrando-se em muitos assuntos, sob diferentes pontos de vista que fomentam o pensamento crítico e uma análise profunda da sociedade contemporânea em toda sua complexidade. No presente trabalho, pretende-se convergir conhecimentos dessas duas áreas em uma análise linguística que permita a compreensão mais profunda e detalhada da moral e motivações dos personagens do romance “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” (2016), que permeiam questões político-sociais, linguísticas e literárias. Para tanto, usa-se Lakoff (2008) e suas categorias de análise de modo instrumental para explorar as metáforas de bem-estar no livro, com o objetivo de entender como elas se constroem no discurso e como isso pode influenciar a maneira que se estruturam os papéis sociais dos personagens, bem como entender a moral que direciona as ações dos personagens no texto. Para atingir o objetivo aqui proposto, usamos a análise de frames, sendo esses uma porta para compreendermos como o pensamento se estrutura no nosso cérebro. Para entendermos como o frame moral funciona, precisamos compreender como nosso cérebro estrutura o que entendemos por moral através da primeira instituição da qual fazemos parte: a família. É através desse frame moral, que se divide em dois modelos, o do Pai carinhoso e Pai Rigoroso1 (Lakoff, 2009, p. 77 e 81, tradução nossa), que tentaremos compreender como a autora estrutura os frames morais que guiam as personagens do romance. Para tanto, as metáforas de bem-estar (Lakoff, 2008) são usadas como base para análise, com o objetivo final de apresentarmos os dois modelos de família e entendermos como, possivelmente, esses modelos afetam os personagens do romance, e, sendo esses personagens, embora uma representação literária do cidadão e costumes brasileiros, pode-se também inferir como alguns setores da sociedade brasileira aplicam as morais aqui analisadas.
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    Tese
    Mecanismos de compreensão linguística em cegos congênitos: uma abordagem cognitiva da construção de sentidos
    (2018-12-07) Tavares, Gerlanne da Cunha; Duque, Paulo Henrique; ; ; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; Almeida, Aurelina Ariadne Domingues; ; Santos, Ricardo Yamashita;
    Este estudo busca, por meio da investigação de casos atípicos, corroborar hipóteses, acerca de casos típicos, de como sentidos são construídos por pessoas que não apresentam problemas congênitos de visão. Desta forma, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar os mecanismos cognitivos por meio dos quais pessoas com cegueira congênita compreendem enunciados. Para tanto, serão investigados: a relevância das affordances (GIBSON, 1979; CHEMERO, 2009; DUQUE, 2013) na compreensão de narrativas por pessoas com visão zero; como cegos congênitos utilizam a metonímia e o foco na compreensão de narrativas; e as dimensões da estrutura narrativa (LAKOFF, NARAYANAN, 2010) utilizadas como ferramentas no processo de construção de sentidos por cegos com visão zero. Sendo estes os objetivos específicos da pesquisa, o arcabouço teórico está alicerçado nos pressupostos defendidos pela Cognição Ecológica da Linguagem (DUQUE, 2015; 2016; 2017; 2018). Considerando os aspectos metodológicos, esta pesquisa trata-se de um estudo empírico qualitativo por método indutivo, quase-experimental, uma vez que a seleção dos envolvidos não foi realizada de forma aleatória. Podemos considerá-lo como experimento de Caso Único (MONTERO; LEÓN, 2007) ou de Sujeito Único (KANTOWITZ et al, 2006) por entendermos que os dados obtidos por meio de testes serão tratados e comparados entre os sujeitos pertencentes ao mesmo grupo experimental. Com o objetivo de atender às necessidades da pesquisa, convidamos o Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN) para atuar como instituição coparticipante. Os testes realizados terão seus resultados descritos e comparados entre os participantes da pesquisa. A discussão final foi construída e baseada a partir das categorias analíticas adotadas para esta pesquisa e subsidiada pelo arcabouço teórico anteriormente apresentado. Desta forma, buscamos atender aos objetivos da pesquisa e esclarecer as nossas hipóteses sobre a problemática que deu origem a este estudo.
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    Tese
    A narrativa que nos guia, o discurso que emerge: um estudo cognitivo acerca do processamento semântico em fábulas
    (2016-12-01) Oliveira, Giezi Alves de; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; ; http://lattes.cnpq.br/7284469497156826; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Costa, Marcos Antonio; ; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; http://lattes.cnpq.br/2753545864977482; Moura, Carmen Brunelli de; ; http://lattes.cnpq.br/8505397414221876; Santos, Ricardo Yamashita; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682
    Este estudo investiga os processos de construção de sentido em narrativas com base nos pressupostos da Linguística Cognitiva, cujo aporte teórico defende o postulado de que a relação entre linguagem e mundo é mediada pela cognição. Discute, assim, a concepção de linguagem, formada na interação entre o aparato biológico humano e a experiência sociocultural, componentes basilares no processo de construção de sentido, conforme estudos de Lakoff e Johnson (1999), Johnson (2007) e Damásio (2011). Defende, especificamente, que a interação comunicativa humana emerge da capacidade cognitiva de construir narrativas (TURNER, 1996, 2006; LAKOFF, 2008; LAKOFF e NARAYANAN, 2010) e ativar Frames Discursivos. Esses frames emergem do pareamento entre domínios conceptuais, estruturados por esquemas descritivos abstratos de espaço e movimento (esquemas-I e esquemas-X) e molduras comunicativas (dimensões dos frames). A tese propõe, ainda, um modelo de Análise Construcional da Narrativa, com base na descrição dos mecanismos cognitivos que participam do processo de construção dos significados em narrativas fabulosas. A pesquisa é de natureza qualitativa e a abordagem está pautada na introspecção, cujas análises se baseiam nas concepções do próprio pesquisador (TALMY, 2005), mas ancoradas nas premissas teóricas da LC e confrontadas com os dados coletados nos corpora. Este, por sua vez, foi constituído por um conjunto de fábulas extraídas das obras de Esopo (2006), Fedro (2001), La Fontaine ([2008?]), Monteiro Lobato (2008) e Sérgio Caparrelli e Márcia Schmaltz (2012). As análises dessas fábulas apontaram para a centralidade dos frames (FILLMORE, 1977) e do processo de simulação mental (BARSALOU, 1999a) na construção do sentido em narrativas. Tais análises sugeriram ainda que a influência dos discursos no processo de aculturação social (VAN DIJK, 2012) é estruturada, basicamente, pela combinação de esquemas descritivos e pela confrontação de Frames Discursivos. Por conseguinte, consideramos, neste trabalho, que contar histórias constitui um dos mecanismos cognitivos mais importantes no processo de construção e projeção de experiências reais ou fictícias e que o ato de narrar parece nos conduzir, enquanto seres cognoscentes, a simular atitudes, causas, consequências dos agentes envolvidos na história. Pensamos que este trabalho possa contribuir para os estudos cognitivistas acerca da compreensão de textos, dos discursos e da Gramática de Construções Corporificada.
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    Tese
    Narratividade e estruturas cognitivas: o encontro entre a linguagem, a cognição e a experiência sociocultural
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-27) Pegado, Zélia Xavier dos Santos; Costa, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/2063417297534959; ; http://lattes.cnpq.br/2654266759142319; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; http://lattes.cnpq.br/2753545864977482; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Santos, Ricardo Yamashita; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682
    Este trabalho insere-se no âmbito da Linguística Cognitiva, teoria que surgiu em oposição à abordagem modular gerativista a qual postula que a linguagem não é autônoma, faz parte da cognição humana manifesta de processamento mental, de experiência socioculturais e corpóreas. Nosso objetivo é descrever e analisar os mecanismos cognitivos de compreensão que atuam na organização formal, ou seja, informações fornecidas pelas construções linguísticas, e na organização significativa da narrativa, a construção de sentido a partir da ativação de estruturas cognitivas. Para estudo e verificação desse fenômeno, subsidiamo-nos no referencial teórico de Rapaport et al (1994) com o tratamento do centro dêitico, Zwann (1999) e Zwaan e Radvansky (1998) com modelo de situação; Minsky (1974) com o conceito de frame, Johnson (1987) e Duque e Costa (2012) com esquemas imagéticos. Com esse propósito, enfocamos a perspectiva dêitica (ONDE, QUANDO, QUEM), as estruturas cognitivas sociais e corporais (frames e esquemas imagéticos) e os modelos de situação construídos pelo compreendedor a partir dessas estruturas cognitivas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada na introspecção. O corpus selecionado é uma amostragem de doze textos escritos por alunos do 8º ano, que consiste em narrativa ficcional, a produção de páginas de diário. As análises são conduzidas por estruturas cognitivas destacadas em Blocos Construcionais (BCs), as quais norteiam a discussão acerca de como construímos o entendimento e a criação dos significados nas narrativas. O resultado depreendido aponta que os eventos narrativos são representados mentalmente pelo compreendedor que concebe um centro dêitico e guiado por esse centro dêitico tem acesso à compreensão e à construção de sentido da narrativa pelos domínios cognitivos estabelecidos pelas experiências corpóreas e socioculturais.
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    Dissertação
    Percepção da equipe de saúde, discentes e usuários sobre a comunicação com indivíduos surdos na atenção primária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-27) Santos, Paulo Roberto de Andrade; Diniz Júnior, José; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; ; http://lattes.cnpq.br/2913358456829546; Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; Santos, Ricardo Yamashita; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; Garcia, Vera Lúcia;
    O estudo teve como objetivo identificar a percepção dos profissionais e estudantes dos cursos da área da saúde, que atuam em uma Unidade Básica de Saúde na cidade do Natal/RN, frente ao atendimento de pacientes surdos, bem com, identificar as necessidades da população com surdez em relação à assistência à saúde. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, descritivo, realizado no período de abril a julho de 2014, com uma população composta por 21 profissionais de saúde, 17 estudantes e oito usuários surdos. Para o levantamento dos dados foi utilizado um questionário estruturado composto por questões abertas e fechadas, aplicado aos grupos formados por profissionais da saúde, médico, dentista, enfermeiro e agentes de saúde, e estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, educação física, nutrição e serviço social. Os profissionais/estudantes responderam ao questionário acera das possíveis dificuldades enfrentadas no atendimento ao surdo. A coleta de dados com os usuários surdos foi realizada através de comando dado em Língua brasileira de Sinais (Libras), sendo a entrevista filmada para que a Libras pudesse ser interpretada para o português, pelo pesquisador. Com os surdos foi realizado um levantamento de suas reações ao procurar um atendimento no serviço de saúde. A análise dos resultados se deu a partir da estatística descritiva simples (frequências absolutas e relativas). As questões abertas foram analisadas através da técnica de temática categorial, a qual permitiu o processo de categorização preservando todos os aspectos levantados na discussão, de forma que as falas foram representativas da totalidade. A partir da analise das entrevistas com os profissionais e estudantes no que se refere à atitude utilizada para se comunicar com possíveis pacientes surdos emergiram as seguintes categorias: a “escrita”, os “gestos” e o “auxílio a terceiros”. Já os surdos quando questionados sobre suas experiências ao buscar atendimento em saúde, as categorias elucidadas foram: “assistência ao surdo”, “comunicação com o surdo” e “dependência de terceiros”. As questões fechadas foram mensuradas e adaptadas a Escala de Likert em 5 graus de variação, que compuseram três destas questões: grau de dificuldade na comunicação ao atender um paciente com déficit auditivo (mínima a grande dificuldade); sentimento de conforto para utilizar a língua de sinais (mínimo a grande desconforto); e conhecimento sobre a Lei 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) (baixo conhecimento a totalmente esclarecido). Os dados coletados com os profissionais e estudantes revelaram certo desconhecimento e desconforto no atendimento em saúde aos pacientes surdos, realidade também evidenciada na opinião dos surdos participantes. Este estudo permitiu identificar problemas na comunicação, resultando em consequências negativas no atendimento a essa população. Este diagnóstico poderá ser relevante para elaboração de políticas públicas e diretrizes curriculares essenciais à formação dos profissionais da saúde, inclusão e melhoria da assistência aos surdos.
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    Dissertação
    Porta dos Fundos: um estudo ecológico-cognitivo do humor à beira do caos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-13) Gadelha, Ana Paula da Motta Botelho; Duque, Paulo Henrique; ; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Santos, Ricardo Yamashita;
    Esta pesquisa busca investigar o humor de esquetes do coletivo Porta dos Fundos. Assim, tem como objetivo principal verificar as estratégias cognitivas e linguísticas (verbais e não verbais) utilizadas na produção desse material audiovisual que proporcionam o riso em seus telespectadores. Para isso, este estudo utiliza as categorias de análise frames (FILLMORE, 1982; LAKOFF, 2012, 2014; DUQUE, 2017) e jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 2012; STEELS, 2206, 2011; DUQUE, 2016; no prelo), numa perspectiva complexa e adaptativa (RZEVISK, [201?]; DUQUE, 2017) e está respaldado na abordagem ecológico-cognitiva da Linguagem (DUQUE, 2015, 2016, 2017,2018), vertente da Linguística Cognitiva cuja condição inicial é a relação organismo-ambiente (GIBSON, 2015). Este trabalho segue o paradigma interpretativista de pesquisa e, assim, opta pela abordagem qualitativa, uma vez que seu interesse recai na compreensão e interpretação da semiose das relações humanas (MINAYO, 2007). As análises efetuadas sugerem que os jogos de linguagem nesses esquetes são orientados por estruturas cognitivas extremamente dinâmicas que, devido à sua fluidez e dinamicidade, sofrem turbulências com a inserção de informações novas em qualquer um dos componentes do sistema complexo e adaptativo. Tais turbulências estariam vinculadas, portanto, a diversos comportamentos do telespectador, não se restringindo apenas ao humor.
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    Dissertação
    O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em narrativas: uma abordagem baseada em frames em O pequeno príncipe
    (2017-06-26) Araújo, João Daniel Câmara de; Duque, Paulo Henrique; Sousa, Ada Lima Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/4670209942699841; Costa, Marcos Antonio; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682
    Este trabalho tem por objetivo investigar o processo de construção de sentidos em O Pequeno Príncipe (EXUPÉRY, 2009). Para isso, caracterizamos os mecanismos cognitivo-discursivos envolvidos no processo de construção de sentido da obra sob análise e tomamos por base os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva de base corporificada. Em consonância com essa perspectiva, utilizamos as noções de corporalidade (LAKOFF; JOHNSON, 1999), categorização (LAKOFF, 1987; ROSCH, 1976; DUQUE, 2001; DUQUE, 2002), e duas de suas categorias analíticas: frames (GALLESE; LAKOFF, 2005; LAKOFF, 2006; FILLMORE, 1976; DUQUE, 2015) e metáforas morais (LAKOFF, 2008). O estudo do corpus é de natureza qualitativa e de caráter descritivo, uma vez que nos dedicamos à análise dos dados com o propósito maior de descrever os processos cognitivos envolvidos na construção de sentidos. Nesse sentido, este estudo percebe que a construção do frame moral ocorre por meio da ativação de frames e de projeções e mapeamentos metafóricos menores, que auxiliam na construção de sentidos pelo leitor. Os resultados deste estudo emergem da análise dos dados da obra. Além disso, apresentamos considerações sobre a ativação de estruturas cognitivas para compreensão dos processos que subjazem à construção de sentidos em narrativas. Esta pesquisa propõe a aplicação de um modelo de análise do discurso baseado em frames de acordo com Duque (2015). Conseguimos chegar ao frame moral da obra a partir do mapeamento e descrição de metáforas morais observadas na análise e discussão dos dados com a leitura da obra. Além disso, resultou na descoberta de que, efetivamente, é possível, a partir de ancoragem linguística fornecida pelo próprio texto, compreendermos emulações metafóricas abstratas sobre experiências sensório-motoras mais concretas, associadas a uma perspectiva de moralidade a partir da promoção de bem-estar físico. Dessa forma, esta dissertação pretende não apenas contribuir com a Linguística Cognitiva, especificamente com os estudos da narrativa.
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    Tese
    O processo de construção de sentidos de charges: uma abordagem baseada em frames
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-20) Silva, Francilena Albuquerque; Duque, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/7438220892975103; Segundo, Paulo Roberto Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/6353387449595467; Martins, Erik Fernando Miletta; http://lattes.cnpq.br/8286752543943446; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682; Vereza, Solange Coelho; http://lattes.cnpq.br/1618071167867539
    No processo de desenvolvimento da cognição humana é necessário considerar a integração do corpo, cérebro e ambiente. Tendo por fundamento essa perspectiva, segundo Duque (2015), a maneira como construímos os conceitos está relacionada a forma como atuamos no ambiente, uma vez que nossa cognição é distribuída pelo corpo e para além dele. Em vista disso, o processo de conceptualização se desenvolve e se estabelece à medida que expandimos a capacidade de agir no ambiente que nos cerca. Por essa razão, somos capazes de desenvolver e refinar nossa linguagem, que de certa forma organiza o sistema cognitivo. Baseado nisso, o objetivo central deste estudo é demonstrar como os mecanismos cognitivos (frames, esquemas imagéticos e espaços mentais) atuam em conjunto para a construção de sentidos de charges. O objetivo principal dessa pesquisa será alcançado por meio dos seguintes objetivos específicos: descrever como os frames, os esquemas-I e os espaços mentais atuam de forma conjunta no processo de construção de sentidos das charges; identificar de que maneira os frames se articulam e se conectam para a compreensão das charges, para isso observamos o comportamento dos padrões esquemáticos; demonstrar qual é a atuação dos espaços mentais para que as charges sejam compreendidas; investigar qual a função da mesclagem conceitual para o processo de compreensão das charges; mostrar como as pistas verbais e as não-verbais funcionam dentro do processo de construção de sentidos das charges. Por ser basilar para nossa pesquisa, abraçamos como fundamentação teórica a perspectiva ecológica de cognição e linguagem defendida por Duque (2015, 2016, 2017, 2018), principalmente no que diz respeito aos processos cognitivos humanos, responsáveis pela construção de sentidos do discurso por meio de frames. Além dessa perspectiva, buscamos por outros fundamentos teóricos como o pressuposto de linguagem corporificada de George Lakoff (1987, 1990) e Lakoff; Johnson (1999). Pesquisamos sobre a noção de frame como estrutura cognitiva defendida pelos autores como Fillmore (1965, 1967, 1977, 1979, 1982, 1985), Lakoff; Gallese (2005) e Lakoff (2008). Nos debruçamos sobre a definição de esquema imagético apresentado por Lakoff (1987), Johnson (1987), Gibbs; Colston (2006), Mandler (2004, 2005), Mandler; Cánovas (2014) e Grady (205). Por fim, aprofundamos nossos estudos buscando na Teoria dos Espaços Mentais de Fauconnier (1994,1997) e na Teoria da Mesclagem Conceitual de Fauconnier; Turner (2002) explicações sobre os aspectos criativos e imaginativos da mente humana, uma vez que esses aspectos se desenvolvem nos movimentos cognitivos efetuados pelo cérebro na busca por construção de sentidos do discurso, principalmente da categoria discursiva charge. Quanto aos aspectos metodológicos, propomos uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, por meio da qual são descritas as características de um determinado fenômeno (TRIVIÑOS, 1987), em nosso caso, o processo de construção de sentidos das charges. Quanto ao método, sugerimos uma análise qualitativa interpretativa aplicada à pesquisa baseada em corpus. No nosso estudo, o corpus é constituído por três charges, que, em linhas gerais, são analisadas para investigar como ocorre a construção de sentidos. Diante disso, esse tipo de pesquisa se preocupa mais com o processo e, a análise dos dados, tende a ser feita de modo indutivo. No nosso entendimento, a charge parece ser condizente para nossa pesquisa sobre o processo de construção de sentidos, pois possibilita analisarmos os frames, os esquemas imagéticos e os espaços mentais, desde os seus aspectos mais básicos até os mais complexos, para depreender qual o sentido que se revela nesta categoria discursiva. Os resultados obtidos com as nossas análises indicam que o processo de construção de sentido das charges, envolvem a tecitura de redes conceptuais nas quais atuam os frames, os esquemas imagéticos e os espaços mentais. Assim, esses mecanismos revelam, para além de sua natureza cognitiva, características que orientam a organização de estruturas conceptuais complexas.
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    Tese
    Sentidos e pontos de vista construídos a partir de notícias e reportagens sobre a economia brasileira do período 2015-2018: o enquadramento metafórico como um mecanismo cognitivo-discursivo
    (2019-11-29) Medeiros, Ilana Souto de; Duque, Paulo Henrique; ; ; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; Lima, Paula Lenz Costa; ; Santos, Ricardo Yamashita; ; Vereza, Solange Coelho;
    Esta tese pretende evidenciar o modo pelo qual mecanismos cognitivos, aliados a determinadas estratégias linguísticas, são capazes de enquadrar conceitos por meio dos quais pontos de vista particulares, acerca da economia brasileira, são evocados. Para isso, se ancora nas seguintes categorias analíticas: frames (DUQUE, 2015, 2017) e metáforas situadas (VEREZA, 2013, 2016). No tocante aos aspectos teóricos, é respaldada pela abordagem ecológica da cognição e da linguagem (DUQUE, 2017, 2018a), que adequa, a seus interesses linguísticos, conceitos que constituem o arcabouço teórico da Psicologia Ecológica, como, por exemplo, os de percepção e informação (GIBSON, 1950, 1966, 1986; MICHAELS; PALATINUS, 2014). Em termos metodológicos, propõe uma análise qualitativa aplicada à pesquisa baseada em corpus, que, em linhas gerais, pretende identificar os tipos de características que ocorrem em uma determinada amostra (MITTELBERG; FARMER; WAUGH, 2007); e utiliza, como corpus, notícias e reportagens sobre a economia brasileira do período 2015-2018. Os resultados obtidos pela análise sugerem que metáforas situadas e frames tecem redes conceptuais argumentativas a partir das quais sentidos são construídos e pontos de vista são defendidos. Assim, esses mecanismos revelam, para além de sua natureza cognitiva, caráter iminentemente discursivo.
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    Dissertação
    O trajeto mortal: uma análise cognitivo-ecológica sobre a concepção de doença na cultura Yanomami de Halikato-ú
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-30) Marques, Graciela Saldanha; Duque, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/4314816092486831; Sousa, Ada Lima Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682
    Halikato-ú é uma comunidade Yanomami, localizada ao norte do estado de Roraima, de aproximadamente duzentos índios que vivem, em sua maioria, da caça, da coleta, e da plantação de mandioca. Durante o meu tempo de permanência na comunidade, percebi que possuíam uma concepção diferente sobre as doenças que os acometiam, concepção essa evidenciada em constantes desencontros e embates com agentes de saúde e integrantes de organizações não-governamentais. Enquanto os agentes de saúde tentavam prestar socorro médico, a comunidade se negava, ou aceitava somente depois dos ritos xamânicos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é caracterizar a concepção geral de DOENÇA da comunidade Yanomami de Halikato-ú, por meio da análise de depoimentos adquiridos durante dois meses em que morei lá. Para tanto, uso o modelo de análise de dados baseado em frames (DUQUE, 2015a), o que possibilita observar o acionamento desses aparatos cognitivos a partir de suas várias dimensões e, com isso, identificar a forma como os conceitos se organizam na construção dos sentidos que regem a concepção de DOENÇA da comunidade. O arcabouço teórico deste trabalho está alicerçado nos pressupostos defendidos pela abordagem Ecológica de Cognição e Linguagem (DUQUE, 2015a; 2016; 2017; 2018). Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que se propõe a analisar e descrever elementos que compõem uma determinada concepção (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) e, também, de cunho interpretativista (SÁ, 2001) com desdobramentos etnográficos (WEBER, 2009; MEINERZ, 2007), tendo em vista que considera a minha subjetividade, enquanto pesquisadora, como um recurso a mais na investigação cultural. As informações adquiridas na análise apresentam evidências que parecem sugerir que a comunidade de Halikato-ú concebe a DOENÇA pela perspectiva da morte, como se adoecer fosse um estado de morte, sendo o xamã o único capaz de vivificar o doente.
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