Navegando por Autor "Santos, Renata Silva"
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Dissertação Análise de causa raiz e análise modal de falhas e efeitos em unidades pediátricas: revisão sistemática(2018-07-20) Lima, Luciana Andrade de; Dantas, Rodrigo Assis Neves; Dantas, Daniele Vieira; ; ; ; Santos, Renata Silva; ; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier;No contexto da hospitalização infantil especificidades influenciam na segurança do paciente, sendo o público pediátrico detentor de dano três vezes maior do que os adultos em mesma situação. Conforme o desenvolvimento da gestão da qualidade houve incrementos de ferramentas, programas e métodos de qualidade para a diminuição de erros relacionados à assistência à saúde. Dentre as ferramentas utilizadas mundialmente para reduzir a ocorrência de erros na assistência à saúde, destacam-se a Análise de Causa-Raiz (ACR) e Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE). O objetivo do estudo foi analisar a utilidade das ferramentas Análise de Causa Raiz (ACR) e Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE) para a melhoria da assistência qualificada em unidades pediátricas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, baseada no protocolo PRISMA. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: 1. Scopus, 2. Ebsco, 3. Scientific Electronic Library Online (SciELO), 4. Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), 5. Web of Science, 6.Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), 7.Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), 8.Cochrane Library, 9. Science Direct, 10. National Library of Medicine and Nattional Institutes of Health (PubMed), 11.Índice Bibliográfico EspañolenCiencias de laSalud (IBECS), 12. Base de Dados de Enfermagem (BDENF), 13. Pan American Health Organization (PAHO), 14.Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (WHOLIS) e 15.Wiley Online Library. A análise qualitativa dos artigos foi realizada através da aplicação de uma versão adaptada e resumida do guia SQUIRE 2.0. Foram recuperados 8.254 estudos nas buscas nas bases de dados, após análise utilizando os critérios de inclusão e exclusão pertinentes, foram incluídos 15 artigos na revisão. Desses, 09 foram publicados entre 2013 e 2018, 05 foram desenvolvidos nos EUA, 12 utilizaram AMFE em diversas temáticas. A aplicação das ferramentas AMFE e ACR acarretou em mudanças e melhorias significativas nos serviços que as implementaram, sendo essas ferramentas de qualidade satisfatórias para detectar oportunidades de melhoras, empregando metodologias específicas para redução de danos, aumentando assim a segurança do paciente.Tese Autocuidado apoiado ao hipertensos: construção de um protocolo(2016-01-28) Santos, Renata Silva; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; ; Enders, Bertha Cruz; ; Bonfada, Diego; ; Pinto, Erika Simone Galvão; ; Soares, Sonia Maria;A hipertensão arterial é uma doença não transmissível que resulta em condições crônicas. Sua prevalência e complicação associam-se a fatores de risco como a obesidade, o sedentarismo, e a mudança de estilo de vida da população. Com isso, as ações integradas de prevenção e cuidado ocorrem prioritariamente na atenção primária à saúde, através da Estratégia de Saúde da Família. O autocuidado do indivíduo nesse processo de adoecer, precisa de apoio e orientação da equipe de saúde sobre a forma pela qual, deva realizar e/ou assumir sua própria condição de saúde. O objetivo deste estudo é propor um protocolo que norteie as ações dos profissionais da atenção primária à saúde no autocuidado apoiado aos hipertensos. Trata-se de um estudo metodológico, descritivo e quantitativo, realizado em Unidades de Saúde da Família no município de Natal, RN. Teve como população de referência hipertensos residentes em áreas adscritas dessas Unidades que caracterizaram a amostra aleatória de 287 alcançada sob fator de ajuste para população finita considerando a sua prevalência para o município de Natal, conforme dados do Vigitel. A coleta de dados, teve início após Parecer favorável Comitê de Ética e Pesquisa sob nº 1.058.112/2015 e anuência da instituição, no período de junho e setembro de 2015, e incluiu uma fase inicial junto aos profissionais, e outra junto aos hipertensos. Foram visitadas as 41 Unidades de saúde da família e entrevistados 70 profissionais de saúde para descrever as ações realizadas junto aos hipertensos e os dados foram lançados no Excel 2010. Foi aplicado um formulário de elaboração própria junto aos hipertensos e os dados foram lançados e analisados no Software Statistical Package for Social Science, versão 20.0, A partir da realidade encontrada junto as unidades e aos hipertensos e dos aspectos teóricos discutidos no Modelo de Atenção às Crônicas e na Teoria de Enfermagem de Orem, foi construído um protocolo e este foi submetido a 31 juízes para realizar a validação de conteúdo, e foi aplicado o Índice Kappa, Índice de Verificação de Conteúdo (IVC) e a Escala de Likert. Os resultados evidenciaram que das 41 Unidades, 36 unidades realizam ações coletivas para toda a comunidade, embora essas ações não sigam diretrizes únicas e nem é rotina dos profissionais a visita domiciliar ocorrer para conhecer as condições de saúde para apoiar o autocuidado para usuários para realizar a vigilância à saúde. 26 fizeram referência a grupos de hipertensos, e 16 dessas unidades realizam reuniões sistemáticas mensais. Da caracterização dos hipertensos, 83,62% possuem mais de 49 anos, 87,11% não possuem plano de saúde, sendo acompanhamento na unidade de saúde; 81,5% recebem medicamentos da farmácia; no geral, os 287 hipertensos apresentam-se independentes em relação as atividades de vida diária, com somente 3% apresentando dependência; 80,8% não participam de atividades coletivas de educação em saúde na unidade, e 201 hipertensos referem que procuram a unidade para renovar receita e para realizar consulta médica. Todas as etapas da avaliação do protocolo apresentaram avaliação superior a 0,83, de acordo com o IVC (máximo igual a 1), o que caracteriza que as áreas apresentadas são bastante relevantes. Dos 20 itens, 06 precisam ser adequados considerando as pontuações obtidas no Índice Kappa (menor que 0,41) e Likert (menor que 70 pontos). Estes tópicos foram revisados e adequados de acordo com a sugestão apresentada pelos validadores e a discussão literária. O protocolo foi validado em relação ao seu conteúdo, sendo assim aceito o pressuposto desta tese. Este protocolo poderá contribuir para o ordenamento das ações junto aos hipertensos na unidade e no apoio ao autocuidado que os mesmo possuem capacidade para realizá-lo em domicílio e com isso melhorar suas condições de saúde.Dissertação Avaliação da comunicação escrita em uma unidade pediátrica de dependentes de ventilação mecânica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-09) Melo, Francisca Raquel Monteiro de; Dantas, Daniele Vieira; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; ; ; Cavalcante, Eliane Santos; ; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; ; Santos, Renata Silva;Introdução: As limitações da comunicação escrita da equipe multiprofissional desencadeiam elevado risco para a segurança do paciente, podendo ocasionar eventos adversos e barreiras para a desospitalização dos pacientes com condições crônicas complexas. Objetivo: Avaliar a qualidade da comunicação escrita da equipe multiprofissional em uma Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica de um hospital público pediátrico. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa, realizada no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em quatro etapas: 1ª) Identificação e priorização de um problema de qualidade; 2ª) Análise das causas do problema; 3ª) Desenvolvimento de critérios para avaliar o nível de qualidade; 4ª) Avaliação do nível de qualidade. Foram selecionados quatro critérios para avaliação do nível de qualidade, sendo eles: registro da data e hora; identificação do profissional; prescrição eletrônica de medicamentos sem siglas, nomes comerciais e com decimais e zeros; e utilização do prontuário eletrônico. Resultados: Dos não cumprimentos encontrados, 75,0% estão concentrados em seis critérios estratificados por categorias profissionais, que correspondem ao registro da data e hora e à utilização do prontuário eletrônico pelos enfermeiros (100,0% de descumprimento nos dois critérios), médicos (91,7% de descumprimento em ambos) e técnicos de enfermagem (91,7% de descumprimento no registro da data e hora e 100,0% no uso do prontuário eletrônico). Os profissionais fisioterapeutas não apresentaram descumprimentos nos critérios de registro da data e hora nem na utilização do prontuário eletrônico, mas eles apresentaram 32,3% de descumprimento na identificação dos profissionais nos registros, enquanto os médicos tiveram 8,3%, os enfermeiros, 68,3% e os técnicos de enfermagem com 86,7%. Não foram encontrados problemas com as prescrições eletrônicas de medicamentos. Conclusões: A avaliação dos prontuários demonstrou fragilidades na qualidade dos registros realizados no prontuário da unidade do estudo, principalmente devido ao fato de a equipe de enfermagem não ter acesso ao prontuário eletrônico para registro dos cuidados. Apenas a prescrição eletrônica apresentou bons resultados quanto ao cumprimento de critérios de qualidade. Na perspectiva de alcançar melhorias na comunicação escrita da equipe, são fundamentais intervenções para a ampliação da utilização do prontuário eletrônico como ferramenta de melhoria de registro e integração da equipe.Dissertação Avaliação da qualidade dos registros em prontuários de um Hospital do Nordeste Brasileiro(2018-07-20) Oliveira, Patrícia Lopes; Dantas, Daniele Vieira; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; ; ; Santos, Renata Silva; ; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier;Introdução: o prontuário é o elemento de comunicação entre profissionais, usuários e serviços de saúde passível de mensurar e avaliar o tipo e qualidade do atendimento prestado portando um conjunto de informações sobre as intervenções realizadas e servindo para o acompanhamento da história de saúde do usuário. O registro adequado das informações torna-se ferramenta importante no cuidado e segurança do paciente, bem como respaldo legal para instituição e profissionais. Objetivo: avaliar a implantação do programa de melhoria dos registros em prontuários do Hospital Geral de Farias Brito. Metodologia: estudo de natureza quantitativa com desenho quase experimental do tipo antes e depois de avaliação de critérios de qualidade. Os dados foram obtidos através da análise dos registros realizados nos prontuários dos pacientes internados na unidade. Foi realizado um ciclo de melhoria com análise do problema, intervenção e monitoramento, para tanto foram elaborados oito critérios para verificar a qualidade dos registros relacionados à identificação do paciente e do profissional assistente, legibilidade e aspectos da evolução multiprofissional. Os resultados obtidos foram apresentados através do Gráfico de Pareto, no qual foi observado se houve melhoria da qualidade e sua significância. Resultados: Na medição inicial verificaram-se índices de cumprimento de 36,30% em média, com destaque para o critério 4 que diz que os registros em prontuários devem conter a identificação do profissional, data, hora e número do conselho de classe, com 100,00% de não cumprimento. Já na segunda medição, notou-se um aumento na média de cumprimentos de todos os critérios em 19,45%. Conclusão: Considerando-se as melhorias alcançadas, percebe-se que o ciclo de melhoria é uma ferramenta efetiva para qualidade dos serviços desenvolvidos especialmente o registro em prontuário médico.Dissertação O cuidar de enfermagem e da família à pessoa idosa no domicílio: uma abordagem etnográfica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-20) Santos, Renata Silva; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; ; http://lattes.cnpq.br/5083485534640720; Menezes, Maria do Rosário de; ; http://lattes.cnpq.br/8615732288455792; Enders, Bertha Cruz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781295D6&dataRevisao=null; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788255Y3&dataRevisao=nullO envelhecimento é um processo multidimensional que envolve entre outros os aspectos físico-biológicos, sociais, econômicos e psicológicos. Ao avaliar essa fase da vida dentro de uma visão social e cultural, percebe-se que ser idoso ou não varia com as concepções culturais, sendo necessário investigar as variações que atuam no processo e rege o fenômeno sociocultural da realidade em que se está inserido. Com o aumento da população idosa mundial, esse processo tende a se intensificar. Estima-se que até em 2050 existam cerca de dois bilhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo, e a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. No Brasil, acredita-se que existam, atualmente, cerca de 20 milhões de idosos. A normatização e legislação brasileira de amparo ao idoso em relação à saúde iniciaram-se a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei 8080 que regulamenta o Sistema Único de Saúde em 1990, em seus níveis de complexidade: atenção básica, média e alta complexidade. Para auxiliar nessa prestação dos serviços na atenção básica de saúde é importante observar as condições sociais, culturais, econômicas e de saúde dos idosos e seus familiares. Nesse sentido, a visita ao domicílio e a avaliação deste idoso em seu ambiente doméstico torna-se fundamental para acompanhar o cuidar prestado e o quanto esse processo irá interferir no sistema de saúde, na família e na qualidade de vida dos idosos. Neste contexto, o enfermeiro como integrante da Equipe de Saúde da Família, presta assistência à saúde do idoso no domicílio. Nesse sentido, o objetivo do estudo é analisar o cuidado de enfermagem e da família à pessoa idosa no domicílio com vistas à identificação das influências socioculturais. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e de abordagem qualitativa, norteados por princípios teórico-metodológicos da etnografia com vistas ao estudo da influência dos aspectos culturais e sociais na assistência da família e do enfermeiro à idosos em domicílio. Foi realizado no município de Santana do Matos, RN, tendo como participantes, idosos, familiares e enfermeiros da equipe da ESF, definidos a partir da população do município e obtendo-se uma amostra intencional de 25 participantes: 6 enfermeiras, 10 idosos e 9 grupos familiares. Para a coleta de informações, utilizou-se observação, entrevista, diário de campo e grupo focal. Os resultados foram apresentados em forma de narrativa descritiva, na perspectiva dos conceitos de Boris Cyrulnik, com análise interpretativa cultural de Geertz, na busca dos significados e símbolos próprios da cultura da velhice de idosos e dos seus familiares, sobre cuidados que são realizados, tanto pela família, como pelos enfermeiros em domicílio. Observou-se que a família e o cuidador, dentro de sua realidade social e cultural, precisam ser mais compreendidos pela equipe de saúde para ser melhor orientados e capacitados na realização do cuidar de forma adequada. Por sua vez, os profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, enfrentam dificuldades para realizar o cuidado ao idoso no domicílio como a grande demanda de atribuições na unidade de saúde como consultas e atendimentos; falta de transporte até os domicílios; extensão territorial do município e das áreas assistidas; número de pessoas atendidas por cada equipe; falta de compreensão dos profissionais de saúde quanto à importância da visita domiciliária na atenção básica. Entendem a necessidade de realizar ações de promoção em saúde, prevenção de agravos e de educação em saúde, além de reconhecerem a importância de uma melhor formação acadêmica para atuar nessa perspectiva e contribuírem para as mudanças necessárias na prática dos cuidados ao idoso em domicílioDissertação Educação permanente para os trabalhadores do Complexo Estadual de Regulação no SUS Potiguar: um estudo sócio-histórico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-22) Nascimento, Renata Freire do; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; http://lattes.cnpq.br/6757906870975932; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Santos, Renata SilvaEste estudo visa chamar a atenção dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para a complexidade do trabalho dos reguladores, especialmente em um contexto de serviços insuficientes. O foco é debater a vital importância da qualificação desses profissionais, considerando a Educação Permanente em Saúde como o suporte mais adequado para promover mudanças nas práticas, por meio da problematização da realidade. No âmbito dessa temática, a pesquisa tem como objetivo investigar a trajetória da qualificação dos profissionais que atuam nos processos de trabalho no Complexo Estadual de Regulação, destacando discussões e deliberações da Comissão Intergestores Bipartite ao longo dos últimos 10 anos. Trata-se de estudo sócio-histórico com abordagem qualitativa, que utilizou o método da pesquisa documental como método fonte para a coleta de dados. A pesquisa permitiu compreender a problemática que envolve a implantação do Complexo Estadual de Regulação do Estado do Rio Grande do Norte, o que possibilitou a construção de linha do tempo com os principais acontecimentos relacionados ao processo. Os resultados revelam que, nos debates da Comissão Intergestores Bipartite, a ênfase não recai devidamente na importância da qualificação dos profissionais que atuam nos processos de trabalho do Complexo Estadual de Regulação, priorizando a segurança do processo regulatório. Os gestores concentram-se nas discussões sobre os processos de trabalho, sem, no entanto, avaliar se os profissionais que compõem as equipes desse setor possuem qualificação necessária para desempenhar suas funções. Diante desse cenário, conclui-se que é imperativo desenvolver um plano estadual de educação permanente em saúde para as equipes do Complexo Estadual de Regulação. Tal plano deve abranger as temáticas discutidas pelos gestores, alinhadas com as necessidades identificadas pelos profissionais em seu fazer diário. Além disso, propõe-se a criação de uma Política Estadual de Regulação, visando superar as fragilidades das regulamentações internas e em consonância com normativas nacionais.Dissertação Efeito da implantação de ciclo de melhoria da qualidade nos registros de saúde de um serviço pré-hospitalar móvel de urgência(2018-09-13) Timóteo, Maria do Socorro Telma Batista Araújo; Dantas, Daniele Vieira; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; ; ; Santos, Renata Silva; ; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier;Introdução: os ciclos de melhoria podem ser utilizados para fortalecer as funções gestoras, contribuindo para a detecção de problemas ou oportunidades de melhoria, com vistas a solucioná-los e/ou melhorá-los. Objetivo: avaliar o efeito da implantação de um ciclo de melhoria da qualidade no preenchimento das fichas de ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Patos, Paraíba (PB). Método: trata-se de uma pesquisa quase experimental de série temporal sem grupo de controle, dividido em seis etapas conforme as normas do SQUIRE 2.0 adaptado (2018): identificação e priorização de melhoria; análise da oportunidade de melhoria; construção e validação de critério de qualidade; avaliação do nível de qualidade; intervenção; reavaliação. Três avaliações foram feitas no biênio 2016-2018, com amostragem aleatória simples de 100 casos em cada avaliação, baseadas em sete critérios: identificação; avaliação clínica; antecedentes patológicos; padronização com registro documentado; registro legível-corretopreciso; responsabilização profissional; Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A análise completa na primeira avaliação mostrou falha em todos os critérios com destaque para SAE. Foram feitas intervenções de forma multifacetadas, agrupadas por áreas afins, direcionadas aos critérios de qualidade de pior conformidade nas avaliações até conseguir nova caracterização, com completude favorável a qualidade, no entanto, manteve-se a necessidade de realizar novas intervenções, uma vez que em dois dos critérios estabelecidos não conseguimos melhorias, como também não houve significância estatística. Assim sendo, novas ações foram planejadas e implementadas para a continuidade do processo com reavaliação sob o ponto dos mesmos critérios. Resultado: para os critérios estabelecidos, a diferença estatisticamente encontrada foi aceita com valores Z de significância <0,001 em 87% dos critérios. Em dados absolutos, verifica-se que todos os sete critérios apresentaram melhorias entre as avaliações e se observa que o não cumprimento diminuiu de 95 casos na primeira avaliação para 8 casos na terceira avaliação. Conclusão: a representação dos resultados conjuntos entre as três avaliações pôde destacar melhoria progressiva nos cumprimentos de cada critério, destacando a diminuição dos defeitos (não cumprimentos) encontrados. Considerando as limitações do estudo, avaliamos como exitosa o efeito da implantação do programa de melhoria no serviço, por proporcionar maior integração dos profissionais e mostrar a diminuição dos defeitos do problema avaliado.Tese Evidências da construção e validação de um curso a distância de suporte básico de vida(2017-07-07) Costa, Isabel Karolyne Fernandes; Torres, Gilson de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/1944547152815226; http://lattes.cnpq.br/5634179237433724; Maia, Eulália Maria Chaves; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; Santos, Renata Silva; http://lattes.cnpq.br/5216720159381839; Dantas, Rodrigo Assis Neves; http://lattes.cnpq.br/7876572769527929; Schlosser, Thalyta Cristina Mansano; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041O objetivo dessa investigação foi analisar as evidências de validação de um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) na modalidade de ensino a distância (EAD) para acadêmicos e profissionais de saúde de um Hospital Universitário. Trata-se de uma pesquisa metodológica, quantitativa, utilizando enquanto referencial teórico a teoria psicométrica de Pasquali. O estudo desenvolveu-se em duas etapas: construção e validação do conteúdo de três ferramentas: instrumento de avaliação de conhecimento em suporte básico de vida (ACSBV); conteúdo do curso de Suporte Básico de Vida (CSBV) e roteiro do jogo educativo simulado de Suporte Básico de Vida (JESBV). A amostra para validação do instrumento de avaliação do conhecimento foi composta por 29 juízes e seis juízes para o curso e roteiro do jogo. A coleta de dados foi realizada entre agosto e setembro de 2016. O estudo foi aprovado (Parecer nº 1.709.004 e CAAE: 58511516.0.0000.5292) pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando os programas Microsoft-Excel e SPSS 20.0, com uso do índice Kappa (K) e Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando aceitável K ≥0,65 e IVC>0,80. O nível de significância estatística estabelecido para o valor de ρ foi < 0,05. O ACSBV continha inicialmente 13 questões. Na validação do ACSBV, verificou-se que das 33 sugestões realizadas, 18 foram acatadas, 3 rejeitadas e 12, após análise de valores de IVC e Kappa, serviram de orientação para a exclusão de três questões. Assim, ao final foram removidas as questões (5, 6 e 13) com índice K ou IVC menores que o estabelecido nesse estudo, sendo a clareza o requisito com menores valores de adequação. Na avaliação global, após retirada das três questões, o instrumento final ficou com 10 questões e obteve IVC de 0,95 e K de 0,81. Quanto ao processo de validação do CSBV, verificou-se que das 16 sugestões realizadas, 14 foram acatadas e apenas 2 rejeitadas. A maioria das sugestões esteve relacionada aos requisitos avaliação geral do conteúdo, utilidade, clareza, objetividade e vocabulário. Desse modo, o CSBV foi validado com índices satisfatórios pelos juízes (IVC = 0,94; K = 0,87; nota média 9,50). Quanto ao JESBV, esse foi desenvolvido em 13 telas, das quais 9 apresentaram conteúdos de SBV, e as demais orientações gerais para o avançar do jogo. A elaboração do roteiro priorizou a complexidade gradativa dos conhecimentos em SBV com cuidados minuciosos na organização dos textos e na proposta das animações. Das cinco sugestões realizadas, todas foram acatadas, sendo a maioria relacionada aos requisitos de organização, clareza e vocabulário. Nenhum item foi considerado inadequado, apresentando o jogo um valor médio de 0,95 de IVC; 0,81 de Kappa e nota média de 9,67. O desenvolvimento de todas as ferramentas que compõe o Curso de Suporte Básico de Vida (CSBV) em EAD apesar de ter se mostrado um processo complexo e desafiador é válido para apoiar o ensino de urgência (nessa temática) para acadêmicos e profissionais de saúde.Tese Gestão do cuidado transicional aos usuários com feridas de difícil cicatrização a partir da alta hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-29) Dantas, Marianny Nayara Paiva; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; https://orcid.org/0000-0003-0303-409X; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; https://orcid.org/0000-0002-8891-0003; http://lattes.cnpq.br/3781787663475688; Araújo, Rhayssa de Oliveira e; Medeiros, Soraya Maria de; Forte, Elaine Cristina Novatzki; Santos, Renata Silva; Mesquita, Simone Karine da CostaOs usuários com feridas de difícil cicatrização compreendem aqueles com feridas que não cicatrizaram 40-50% de sua extensão, após quatro semanas de análise e intervenção clínica adequadas. Essa situação de saúde está relacionada a fatores biológicos, clínicos, não clínicos e de entrega do serviço, ademais, requer a utilização de múltiplos níveis de complexidade da rede de atenção à saúde. Dessarte, para reduzir os impactos desse problema na saúde pública, torna-se indispensável o Cuidado Transicional, uma modalidade assistencial que busca melhorar os resultados do usuário, cuidadores e sistemas de saúde durante a transferência entre diferentes unidades, serviços e níveis assistenciais. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a gestão do Cuidado Transicional aos usuários com feridas de difícil cicatrização na rede de atenção à saúde, a partir da alta hospitalar, e as contribuições da enfermeira nesse processo. Trata-se de um estudo de caso único integrado, de natureza qualitativa, e possui como unidade de análise a rede de atenção à saúde do município de Natal, Rio Grande do Norte. Foi conduzido de acordo com as orientações de Yin (2015), teve como fontes de evidências entrevistas semiestruturadas aplicadas com usuários com feridas de difícil cicatrização que tiveram alta hospitalar e enfermeiras que atuam na gestão ou assistência dos serviços que compõem a rede de atenção à saúde do município de análise e uma revisão de escopo, sobre a gestão do cuidado transicional ao usuário com feridas. Os dados obtidos foram examinados a partir do método proposto por Yin (2015) e mediante o referencial filosófico da Teoria da Ação Comunicativa, de Jurgen Habermas (2022), com suporte do software ATLAS TI®. Os resultados foram apresentados em textos, figuras, tabelas, quadros e indicam que a transição do cuidado ao usuário com ferida de difícil cicatrização se inicia no internamento hospitalar e continua em outros níveis de atenção, com a participação da equipe multiprofissional do usuário e cuidadores. Apesar de observados alguns pilares necessários ao Cuidado Transicional, elementos como comunicação entre os membros das equipes multiprofissionais e coordenação entre serviços da rede demonstram-se frágeis e interferem na continuidade do cuidado aos usuários e em sua recuperação pós-alta hospitalar. Elementos relacionados a condições de vulnerabilidade dos usuários também se destacam como nós críticos do fenômeno examinado. Em todos os serviços de saúde incluídos, houve participação da enfermeira como trabalhadora ativa na gestão do fenômeno estudado. Seu destaque também esteve evidente na revisão de escopo realizada, onde as estratégias para gestão do Cuidado Transicional estiveram baseadas no uso de tecnologias para melhoria desse processo em serviços de saúde. A análise das fragilidades, potencialidades e as estratégias para o aprimoramento do Cuidado Transicional fornecem subisídios para reflexão e sua melhoria, com vistas ao reordenamento do serviço ofertado na rede e à qualidade dos resultados relacionados aos usuários, cuidadores e serviços de saúde. As estratégias identificadas na literatura são potencialmente replicáveis nas redes de atenção à saúde e podem ser incorporadas nos ambientes que atuam com usuários que apresentam feridas de difícil cicatrização ou outras condições crônicas de saúde.Dissertação Melhoria da qualidade da prevenção de lesão por pressão em uma unidade de terapia intensiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Martins, Silvia Leticia Lima de Araújo; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0001-8403-4109; http://lattes.cnpq.br/3743403433426901; Ribeiro, Katia Regina Barros; https://orcid.org/0000-0002-3513-7483; http://lattes.cnpq.br/4422189971983553; Santos, Renata Silva; Rosendo, Tatyana Maria Silva de SouzaIntrodução: As lesões por pressão são um dos eventos adversos mais frequentes nos ambientes de cuidados de saúde em todo o mundo, com impacto significativo para pacientes e serviços de saúde. Apesar do potencial negativo, a maioria destas lesões são evitáveis através da prestação de serviços de saúde de qualidade e com foco na prevenção. Os projetos de melhoria são uma estratégia para implementar programas de prevenção de lesão por pressão eficazes e duradouros. Objetivo: Melhorar a qualidade do processo de prevenção de lesão por pressão em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. Método: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, desenho quase experimental, do tipo antes e depois, sem grupo controle, desenvolvido através da implementação de um projeto de melhoria da qualidade, em uma UTI, no Município de Currais Novos, Rio Grande do Norte. O projeto foi desenvolvido seguindo as etapas de um ciclo de melhoria. O nível de qualidade da prevenção de lesões foi medido antes e depois das intervenções, utilizando seis critérios de qualidade. As intervenções foram divididas didaticamente em duaslinhas estratégicas: mudanças nos registros relacionados à assistência na prevenção de lesão por pressão e sensibilização/capacitação da equipe multiprofissional sobre prevenção de lesão por pressão. Na segunda avaliação, estimaram-se as melhorias absoluta e relativa de cada um dos critérios, bem como sua significância estatística. Resultados: A avaliação inicial da qualidade mostrou que o nível de conformidade de prevenção de lesões por pressão era baixo, com praticamente todos os critérios apresentando taxas inferiores a 50%. Após as intervenções, houve aumento na conformidade de quase todos os critérios, exceto a avaliação da pele na admissão, que apresentou discreta queda. Conclusões: Foi possível melhorar a qualidade do processo de prevenção de lesão, apesar dos fatores contextuais que interagiram de forma a dificultar a implementação. Mas os resultados indicam que há ainda espaço para novas melhorias, especialmente, no reposicionamento no leito e na avaliação e reavaliação da pele. Além disto, esse processo de melhoria precisa ser contínuo e dinâmico.Dissertação Modernização do processo regulatório de leitos com perfil para assistência vascular no estado do Rio Grande do Norte: pé com risco de amputação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-28) Duarte, Maria Letícia Lopes; Arrais Júnior, Ernano; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/4024477389642547; http://lattes.cnpq.br/7942424494376506; Clemente, Heleni Aires; Santos, Renata SilvaA Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou no ano de 2023 o relatório estatístico World Health Statistics - Monitoring health for the sustainable development goals, no qual apresenta as quatro principais causas de morte por doenças não comunicáveis, são elas: Doenças Cardiovasculares (17,9 milhões), Câncer (9,3 milhões), Doença Respiratória Crônica (4,1 milhões) e Diabetes Mellitus (2 milhões). No Brasil 73% das mortes por doenças crônicas também seguem as tendências dos diagnósticos mundiais, sendo as Doenças Cardiovasculares responsáveis por 30% e a Diabetes Mellitus responsável por 5%. No Estado do Rio Grande do Norte, observou-se no contexto de trabalho da Coordenadoria de Regulação em Saúde e Avaliação (CORSA) setor da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), um aumento significativo de pacientes com necessidade de acesso a um leito com perfil vascular com ênfase para o pé com risco de amputação. Sendo assim, e visando um processo regulatório equânime e transparente, foi implementado ao sistema RegulaRN - Leitos Gerais, um módulo específico para regulação de pacientes com essa necessidade. Mesmo com o módulo em uso, não existia um instrumento que subsidiasse o processo de trabalho da equipe reguladora. Deste modo, o objetivo deste trabalho é criar um Protocolo de Regulação do Acesso para Leitos com Perfil para Assistência Vascular - pé com risco de amputação, para qualificar o processo de trabalho das equipes da CORSA e dos Núcleos Internos de Regulação (NIRs), a fim de melhorar o tempo resposta no acesso deste perfil de leitos. Para isso, foi realizada uma análise sistemática de literatura, através da qual foram analisados artigos que tratam sobre este tema nos últimos dez anos, além de estratificação dos dados dos anos de 2022 e 2023 do Sistema RegulaRN - Leitos Vasculares. Ao fim deste trabalho, constatou-se que nenhuma secretaria estadual de saúde tem um protocolo de regulação de leitos com perfil vascular publicizado, bem como foi criado e apresentado o Protocolo de Regulação do Acesso para Leitos com Perfil para Assistência Vascular - pé com risco de amputação para o Estado do Rio Grande do Norte, sendo este o instrumento norteador das regulações de leitos com este perfil.Artigo Perfil dos agravos relacionados ao trabalho notificados no Rio Grande do Norte, 2007 a 2009(Epidemiologia e Serviços de Saúde, 2014-12) Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Cavalcante, Cleonice Andréa Alves; Santos, Renata Silva; Martins, Rogéria Lima; Silveira, Erika Aparecida da; Silva, Erica Tatiane da; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153Objetivo: descrever o perfil dos agravos relacionados ao trabalho notificados no estado do Rio Grande do Norte, Brasil, de 2007 a 2009. Métodos: estudo descritivo, com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Resultados: dos 167 municípios, 40,1% tiveram notificações de doenças e agravos, entre acidentes biológicos (53,7%), acidentes graves (38,4%), distúrbios oesteomusculares (3,1%), intoxicações exógenas (2,6%), transtornos mentais (1,5%), pneumoconioses (0,5%) e dermatoses (0,2%); entre acidentados, predominaram trabalhadores do sexo masculino (53,7%), de 25 a 44 anos de idade (62,1%), escolaridade até o Ensino Médio (25,9%), com emprego registrado (23,9%); incapacidades temporárias corresponderam a 32,0% dos registros. Conclusão: evidenciou-se o perfil e o impacto das doenças e agravos ocupacionais no estado e a importância de dados consistentes e oportunos para seu monitoramento sistemático e o planejamento das ações em Saúde do TrabalhadorTese Recurso audiovisual na aquisição de conhecimento e redução de ansiedade de pacientes hospitalizados recém diagnosticados com HIV/AIDS: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-20) Duarte, Fernando Hiago da Silva; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; http://lattes.cnpq.br/8688377121199493; Feijão, Alexsandra Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-8686-9502; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; Dantas, Dandara Nayara Azevedo; Souza, Juliana Raquel Silva; Santos, Renata SilvaPacientes recém – diagnosticados com o vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), causador da Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS), necessitam de orientações adequadas, atualizadas e fidedignas para adquirir conhecimento e contribuir com a redução da ansiedade. Com isto, faz-se necessário o uso de ferramentas tecnológicas em educação e saúde, pois a falta de conhecimento pode desencadear sentimentos e emoções capazes de prejudicar a adesão ao tratamento adequado. O objetivo é avaliar a eficácia de um recurso audiovisual na aquisição de conhecimento e redução de ansiedade em pacientes recém diagnosticados com HIV em um hospital de infectologia da capital do Rio Grande do Norte. Desenvolvido em duas fases: estudo metodológico e experimental, no período de agosto a dezembro de 2023. A primeira fase foi dividida em três etapas: etapa 01 - revisão de escopo, identificou-se e validouse os elementos relevantes para composição do recurso, através da participação de 22 juízes, utilizando-se os critérios de Fehring; etapa 02 - construção e validação de conteúdo do roteiro e etapa 03 - construção e validação da interface do recurso, nas etapas 02 e 03 fez-se uso da técnica Delphi, com sete juízes em ambas. Para construção do roteiro e do recurso audiovisual, utilizou-se os procedimentos operacionais de pré-produção, produção e pós-produção. Na fase experimental, realizou-se ensaio clínico randomizado controlado e unicego, de abordagem quantitativa, conforme recomendações do Consolidated Standards of Reporting Trials. Considerando o tamanho e efeito de Cohen 0,50, poder do teste de 0,88 e nível de 5%, gerouse a amostra de 40 pacientes, sendo 20 pacientes no Grupo Controle (GC) e 20 pacientes do Grupo Experimental (GE). O GC recebeu as orientações padrões do hospital e o GE recebeu as orientações padrões e o recurso audiovisual. O recurso audiovisual continha informações sobre o adoecimento, características do vírus, formas de transmissão e prevenção, eficácia do tratamento e cuidados diários. Para avaliar a eficácia do recurso manejou-se dois instrumentos para coleta de dados: 1) Inventário de Ansiedade Traço Estado (IDATE); e 2) Instrumento de Avaliação do Conhecimento (IAC). Os dados foram processados em banco de dados dos softwares Microsoft Office Excel 2010 e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0, através de estatística descritiva e inferencial. Utilizou-se o Teste Qui-quadrado (χ²) ou Teste de Fisher ou Teste T de Student e demais testes estatísticos necessários, com p<0,05 para a relação entre as variáveis. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com CAEE: 44714621.0.0000.5537. A ferramenta tecnológica desenvolvida e validada, trata-se de um curta-metragem, desenvolvido por uma equipe especialista em construção de vídeos educativos, este foi ancorado em uma plataforma digital YouTube®. Quanto aos resultados, a revisão de escopo elencou os elementos essenciais para elaboração do roteiro, estes foram subdivididos nas categorias orientações iniciais, cuidados gerais, vida saudável, saúde sexual e suporte emocional, após sua construção, foi apreciado e validado por 22 juízes, em seguida o roteiro do recurso foi desenvolvido e validado por setes especialistas, que apontaram considerações relevantes que foram acatadas, sendo assim, seguiu-se para a construção do recurso, após construído, foi validado por especialistas em doenças infectocontagiosas. Nesta última validação, os juízes concordaram com os itens propostos e com 100% de aprovação da interface do recurso audiovisual. A fase experimental do estudo, ensaio clinico randomizado, comprovou a eficácia do recurso audiovisual frente as orientações padrões da instituição quanto a aquisição de conhecimento e redução da ansiedade, medidos com base nos instrumentos IAC e IDADE-Estado e IDATETraço. Sobre a aquisição de conhecimento averiguado pelo IAC, obteve-se resultados positivos com uma média de 29% após aplicação do recurso, com relevância estatística no Desvio padrão de 6,25 no GC e 6,80 no GE com valor-p <0,001. Quanto à ansiedade abordado no IDATE, dos oito subitens diretamente relacionados à ansiedade, obteve-se uma redução da ansiedade em 28,5%, após intervenção. Com isto, confirma-se a hipótese alternativa e comprova-se a tese proposta, uma vez que os achados identificados na fase experimental apontaram que as intervenções realizadas causaram efeitos significativos pós intervenções, com maior relevância estatística no grupo experimental. Por fim, ressalta-se que o enfermeiro precisa apropriar-se de estratégias facilitadoras da comunicação e as tecnologias da educação auxiliam e promovem conhecimento, isto possibilita a apropriação do conhecimento, melhor adesão ao tratamento, melhor experiência dos usuários frente ao diagnóstico, contribuindo com melhorias na sua qualidade de vida.Tese Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem no processo transfusional(2017-12-07) Tibúrcio, Manuela Pinto; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; ; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; ; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; ; Santos, Renata Silva; ; Schlosser, Thalyta Cristina Mansano;A educação continuada nos serviços de enfermagem norteando as práticas transfusionais contribui sobremaneira para a redução de eventos decorrentes de erros e complicações. Os conhecimentos devem ser oferecidos aos profissionais de enfermagem de maneira que eles possam compreender a significância e o impacto da aprendizagem em sua prática profissional. Para isso, lançar mão de metodologias ativas, como a simulação realística, pode ser uma alternativa a fim de tornar o processo mais interativo e eficiente. O objetivo do estudo é avaliar a simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem na aquisição de conhecimentos no processo transfusional para profissionais de enfermagem. Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado nos hospitais pertencentes ao complexo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Hospital Universitário Onofre Lopes-HUOL, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Ana Bezerra), em quatro etapas: 1) construção e validação do instrumento de avaliação do conhecimento sobre o processo transfusional junto aos juízes da pesquisa; 2) elaboração do roteiro de simulação realística e organização dos cenários; 3) avaliação do conhecimento dos profissionais antes e após a simulação realística; 4) avaliação da satisfação dos profissionais de enfermagem frente a estratégia de ensino simulação realística. Foi apreciado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do HUOL, com CAAE 58511516.0.0000.5292. Para análise dos dados, realizou-se análises descritivas e inferenciais, adotando nível de significância estatística de p-valor < 0,05. O questionário do conhecimento elaborado, composto por dez questões de múltipla escolha, apresentou evidências de validade satisfatória (IVC – 0,95; Kappa - 0,83). Participaram da intervenção educativa 202 profissionais de enfermagem, sendo verificado que aprendizagem cognitiva aumentou significativamente após a realização da simulação realística. A melhoria do conhecimento entre o pré e o pós-teste ficou evidenciada em todas as questões e nas etapas do processo, mas principalmente nas que tratavam sobre o tempo máximo de infusão, o armazenamento e manuseio dos hemocomponentes e classificação das reações transfusionais imediatas e tardias. De modo geral, o nível de satisfação dos participantes com a metodologia de ensino foi muito bom, na medida em que a estratégia ajudou no seu aprendizado e contribuiu para o ensino de conhecimentos e habilidades, sendo considerada interessante e útil pela grande maioria deles. Diante do exposto, optou-se por rejeitar a hipótese nula deste estudo e aceitar a alternativa em que o conhecimento dos profissionais de enfermagem é significantemente melhor após a intervenção com simulação realística. Espera-se que o estudo tenha contribuído para destacar a importância de se pensar a metodologia da simulação realística enquanto estratégia aplicável a ações de educação em saúde, desde cursos técnicos, graduação até o treinamento dos profissionais que se encontram em exercício na área da saúde.