Navegando por Autor "Santos, Raimundo Nonato Macedo dos"
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Artigo Análise e visualização do domínio Internacionalização da educação superior no Brasil(Em questão, 2018) Sánchez-Tarragó, Nancy; Santos, Raimundo Nonato Macedo dos; Bufrem, Leilah Santiago; 0000-0001-7123-0127Caracteriza e visualiza as redes de pesquisadores brasileiros e suas interrelações a partir da produção de artigos científicos e da participação em grupos de pesquisa formalizados no domínio Internacionalização da Educação Superior. Apresenta referencial teórico sobre a internacionalização da educação superior e a abordagem metodológica de análise de domínio. Utiliza a análise de domínio, combinando técnicas bibliométricas, de análise de redes sociais e a análise do conteúdo dos textos do corpus, constituído de 146 artigos de periódicos científicos e trabalhos em eventos a partir de busca nas bases de dados Scopus, Web of Science (coleção principal e SciELO Citation Index), SciELO e Redalyc. Utiliza as métricas e visualizações das redes com Gephi 9.0.2. Constata que, apesar de incipiente, existe uma comunidade de pesquisadores no Brasil organizando-se em torno do domínio Internacionalização da Educação Superior, formalizada inclusive em grupos de pesquisa certificados. Conclui que, embora com pouca parceria internacional e disseminada em fontes predominantemente nacionais, a produção científica discute temas relevantes, reflexos das principais preocupações relacionadas com a geopolítica do conhecimento, a mercantilização da educação e as estratégias de internacionalizaçãoArtigo Práticas de ciência aberta da comunidade acadêmica brasileira: estudo a partir da produção científica(Transinformação, 2019) Caballero-Rivero, Alejandro; Sanchez-Tarrago, Nancy; Santos, Raimundo Nonato Macedo dos; 0000-0003-1061-0534A Ciência Aberta representa um novo enfoque para o trabalho científi co, resultante do rápido desenvolvimento de modos interativos e colaborativos de aquisição, produção e disseminação de conhecimento, facilitados pelas tecnologias da informação. O termo é utilizado como “guarda-chuva” que engloba um conjunto de iniciativas, entre elas Acesso Aberto e Dados Abertos. A pesquisa, com enfoque cientométrico, utiliza a produção científi ca brasileira de artigos publicados em periódicos indexados na Web of Science Core Collection, no período 2015-2018, visando explorar as práticas da comunidade acadêmica nacional relacionadas com Acesso Aberto e Dados Abertos. Constata o crescimento estável dos artigos em Acesso Aberto, os quais representam mais de um terço da produção brasileira na Web of Science no período. A publicação em mega journals internacionais de Acesso Aberto constitui uma prática destacada, com ênfase em comunidades que pesquisam as áreas de Agricultura e Ciência & Tecnologia, bem como o depósito em repositório de artigos previamente publicados em periódicos de acesso aberto. Já as práticas relacionadas a Dados Abertos parecem ainda incipientes, e os resultados sugerem que seu uso predomina nas áreas de Ciência & Tecnologia, Parasitologia e Genética & HereditariedadeArtigo Práticas de publicação e avaliação em ciências sociais e humanidades: contradições e desafios(P2P e Inovação, 2018-02) Santos, Raimundo Nonato Macedo dos; Caballero-Rivero, Alejandro; Sánchez-Tarragó, Nancy; 0000-0002-9208-3266Este trabalho discute aspectos sobre as peculiaridades das práticas epistêmicas das Ciências Sociais e Humanidades que exigem avaliações diferenciadas da sua produção científica como condição para julgar, com equidade, seu valor e lugar no contexto do sistema de Ciência e Tecnologia brasileiro. Baseado em uma pesquisa bibliográfica que se reflete também em resultados de estudos empíricos nacionais e internacionais realizados, reforça a discussão de que se faz necessário, urgente, um aprimoramento da “ciência da avaliação científica” com vistas a corrigir as deficiências dos indicadores métricos vigentes nos meios acadêmicos, bem como que tome em consideração configurações de poder no interior e entre as comunidades científicas do país. Enfatiza a importância de que se compreendam as diferenças das práticas epistêmicas no contexto das comunidades acadêmicas, particularmente, sobre o ponto de vista de limitar o uso acrítico e quase absoluto dos indicadores.