Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Paola Edmara Cassimiro dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Educação especial na perspectiva inclusiva: transversalidade na educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-14) Santos, Paola Edmara Cassimiro dos; Costa, Gilberto Ferreira; Costa, Gilberto Ferreira; Aguiar, Alexandre da Silva; Ribeiro, Wagner Leite
    Dentro do escopo da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, o presente trabalho se trata de uma análise da implementação de práticas inclusivas em três escolas públicas de educação situadas em Natal/RN e região metropolitana. Quanto aos aspectos metodológicos, a análise dos dados se deu por uma abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram obtidos por meio de observações in loco e ações conversacionais, durante os períodos em que a autora realizou seus estágios supervisionados nas referidas instituições. Ainda, uma revisão bibliográfica foi realizada, pautada em documentos oficiais e literatura acadêmica, dentro do âmbito da modalidade da educação especial. Essa revisão serviu de apoio às análises dos dados coletados, no sentido de avaliar a adequação das práticas escolares realizadas e as situações ideais desejadas. Como resultado, conclui-se que, apesar dos esforços em prol da inclusão, as instituições não obtiveram êxito na efetiva implementação das práticas inclusivas. Os fatores que contribuíram para essa dificuldade incluem a ausência de infraestrutura adequada e recursos pedagógicos compatíveis, a falta de Planos Educacionais Individualizados articulados entre o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado, a carência de um quadro multidisciplinar completo de profissionais especializados e a insuficiência de formação continuada para capacitar e sensibilizar os educadores sobre a importância da inclusão no contexto educacional.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM