Navegando por Autor "Santos, Nathália Maria Seabra dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Encenando e aprendendo teatro na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-20) Santos, Nathália Maria Seabra dos; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://lattes.cnpq.br/3977298891682946; Santos, Melissa Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; Souza, Tatiane Cunha deAfirmando a importância de a docência em artes ser construída a partir das vivências artísticas do/a próprio/a professor/a, este TCC foi realizado na companhia da seguinte pergunta: os saberes da encenação podem constituir proposta pedagógica para o ensino escolar de teatro? Movida por tal questão, essa pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo investigar as possibilidades de criação artístico-pedagógica de uma proposta para o ensino de teatro na escola a partir de elementos da encenação. As experiências docentes que compõem os procedimentos metodológicos dessa pesquisa de campo foram desenvolvidas junto ao Grupo de Teatro da Escola Municipal Celestino Pimentel, em Natal/RN, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (CAPES-UFRN). O aporte teórico que subsidiou o percurso das práticas cênicas realizadas no decorrer da pesquisa é composto por estudos de Augusto Boal (1991, 1998), Viola Spolin (2005), Jacques Lecoq (2010), Marcos Bulhões Martins (2004), e outros. Dentre os resultados, destacam-se cinco elementos da encenação possíveis à criação de uma proposta pedagógica para o ensino de teatro na escola, a saber: atuação, espaço, coreografia, caracterização e atmosfera. Das experimentações realizadas, conclui-se a importância dos saberes da cena no ensino escolar de artes, considerando-se o teatro como uma área do conhecimento humano igualmente necessária à formação integral de estudantes do Ensino Fundamental.