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Navegando por Autor "Santos, Luiza Eduarda Bezerra dos"

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    TCC
    Remediação fonológica com uso da robótica educacional em uma criança com TEA: relato de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Santos, Luiza Eduarda Bezerra dos; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Salgado-Azoni, Cíntia Alves; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://lattes.cnpq.br/0896653624774360; Giacchini, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; http://lattes.cnpq.br/5925791481811814; Azoni, Cíntia Alves Salgado; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577
    Introdução: O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é caracterizado por dificuldades ao longo da vida nas habilidades comunicativas, interação social e comportamentos não verbais. Além disso, apresenta padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O uso da Robótica Educacional como ferramenta de intervenção emerge como uma estratégia eficaz em programas de educação especial para crianças com transtornos do neurodesenvolvimento que têm mostrado evidências de aplicabilidade. Essa abordagem, quando combinada com a assistência humana, proporciona benefícios notáveis na avaliação de resultados cognitivos e afetivos. Além disso, observa-se uma melhora significativa em habilidades como leitura, decodificação e escrita. Objetivo: descrever os benefícios da Robótica Educacional como uma ferramenta em um programa de remediação fonológica com uma criança com TEA. Metodologia: foi analisado longitudinalmente o caso de uma criança com transtorno do espectro autista, o qual antes de submeter-se a remediação fonológica com o uso da Robótica Educacional apresentava alterações relacionadas à consciência fonológica, leitura e escrita. Resultados: a terapia de linguagem trouxe apropriação da consciência fonológica, já que no decorrer do tratamento houve melhora e superação das queixas referentes a consciência fonológica, leitura e escrita. Conclusão: por meio da atividade conjunta de construção da leitura e escrita, na clínica de linguagem, entre o sujeito dessa pesquisa e o fonoaudiólogo, o primeiro pode ser percebido como alguém capaz desenvolver a consciência fonológica com o auxílio da robótica educacional e posteriormente fazer uso significativo da leitura e escrita.
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