Navegando por Autor "Santos, Jessyca Floro dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Burburinho - O Design como ferramenta de transformação de espaços públicos: estudo de caso em praça da Zona Norte de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Santos, Jessyca Floro dos; Lanutti, Jamille Noretza de Lima; 0000-0002-2056-9443; http://lattes.cnpq.br/2832676303604860; 0009-0000-3066-0921; http://lattes.cnpq.br/5020017222390269; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; 0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Alencar, Maurício Fontinele de; http://lattes.cnpq.br/2434048518066672Na atual lógica das cidades, influenciada pelo comportamento pós-moderno, observa-se o aumento do individualismo e a efemeridade das relações, resultando em um maior tempo de permanência nos espaços privados em detrimento dos espaços públicos, lugares de convivência e coletividade. Entendendo que existe um ciclo contínuo de influência mútua entre a cidade e sua população, são discutidos neste trabalho os aspectos estruturais e sociais do território urbano, o compromisso com a melhoria dos espaços públicos, bem como o papel da sociedade nesse contexto, com vistas a um projeto de Design. Através de um estudo de caso em praça na Zona Norte de Natal, buscou-se compreender suas problemáticas e o seu contexto atual, dando origem a um projeto de Place Branding guiado pela metodologia Duplo Diamante. Assim, por meio de um projeto gráfico, propõe-se a utilização do Design como elemento de transformação do espaço público, promovendo a reflexão acerca do uso e ocupação, além de incentivar o envolvimento da população na sua manutenção, por meio de intervenções coletivas fundamentadas no urbanismo tático e no planejamento de ações culturais, esportivas e sociais. Ao final, foram propostas soluções para implantação e entrega à população. Com o projeto final, espera-se que seja promovida a conscientização popular e haja maior contribuição para a transformação do espaço público estudado, estimulando sua ocupação e enriquecendo a discussão sobre o tema.